Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio
4 Julho, 2017 848 visualizações

Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Mais de 50 concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível na página da Internet do Instituto, mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro e Bragança estão em risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre Reduzido e Máximo.

Cerca das 06:30, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registava na sua página da internet 21 fogos ativos, que mobilizavam 508 operacionais, com o apoio de 157 veículos, sendo que dois nos distritos de Castelo Branco e Aveiro estavam em curso.

A ANPC alertou na segunda-feira para a continuação de condições favoráveis à “eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais”, devido ao tempo quente e seco e ao vento moderado.

Por sua vez, o IPMA colocou oito distritos de Portugal continental sob Aviso Amarelo, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.

Este aviso meteorológico entrou em vigor às 00:44 e é válido até às 21:00 de hoje, nos distritos de Leiria, Coimbra, Aveiro, Vila Real e Bragança.

Para hoje, o IPMA prevê “céu em geral pouco nublado e descida da temperatura máxima no litoral das regiões Norte e Centro e na região Sul”, havendo mesmo a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões do interior Norte durante a tarde”.

Apesar de estar prevista uma diminuição da temperatura máxima na faixa costeira da ordem dos quatro a oito graus Celsius”, a Proteção Civil refere que se mantém o perigo de incêndios florestais.

Anterior Região: PJ deteve um homem suspeito de tentar matar o irmão
Seguinte Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

Notícias Relacionadas

Informação

ESTGOH colocou 93 novos alunos na 2ª fase de acesso ao ensino superior. Matrículas decorrem até 30 de setembro

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital viu preenchidas 93 das 146 vagas colocadas a concurso na 2ª fase de acesso ao ensino superior. 

Informação

Acesso ao maciço central da Serra da Estrela encerrado devido à neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Cultura

Apresentação do livro “O meu sonho” em Arganil

No próximo dia 17 de janeiro, pelas 21h00m, vai ser apresentado, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, o livro O meu sonho, de Maria de Jesus Santos.

Última Hora

Confira os resultados desportivos de fim-de-semana

Neste fim-de-semana ficou fechada a 13ª jornada do Campeonato Nacional, que acabou por ditar uma vitória ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e um empate à Associação Desportiva

Informação

Francisco Ferreira participa em conferência “Mobilidade com Ambiente” na Eptoliva

A escola profissional Eptoliva promove, amanhã, pelas 10h00 a Conferência EPTOFUTUROS “Mobilidade com Ambiente”.

Informação

Maratona Clube da Vila Chã disputou campeonato em Vila Nova de Famalicão

No passado dia 27 de fevereiro, realizou-se o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto em Vila Nova de Famalicão. O Maratona foi representado por duas equipas, seniores e veteranos, que coletivamente

Destaque

Alvoco das Várzeas volta a hastear Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível

É já no próximo domingo, dia 30, que Alvôco de Várzeas volta a hastear a Bandeira Qualidade de Ouro, Bandeira Azul e Praia Acessível.

Informação

Mais de uma dezena de aldeias do concelho de Góis evacuadas

As autoridades estão a proceder à evacuação de várias aldeias no concelho de Góis, distrito de Coimbra. Ao todo, já onze aldeias de Góis, incluindo um lar de idosos, …

Última Hora

Incêndio de grandes proporções, lavra no vizinho concelho de Seia (Vide)

  O incêndio teve início pelas 15 horas junto às povoações de Vide, Cabeça. Durante a tarde, os meios aéreos foram peça importante no combate às chamas. Na avaliação feita

Informação

Arganil inaugura reabilitação de ETAR da ZI da Relvinha

Concretizada a empreitada de reabilitação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial da Relvinha, no Sarzedo, o município de Arganil …

Última Hora

Sampaense vence Académica. “Excelente defesa” foi o trunfo, garante Cláudio Figueiredo (com vídeo)

O Sampaense Basket venceu, no passado sábado, a Académica por 68 – 66, jogo da 4ª jornada da Proliga.

Informação

Leiria: Homem entrega-se à GNR depois de matar a sua mulher

Um homem de 56 anos foi esta manhã detido pelo homicídio da mulher, em Leiria.