Mais de 2 300 operacionais combateram fogos ontem. BVOH prestaram ajuda em Condeixa
9 Setembro, 2019 728 visualizações

Mais de 2 300 operacionais combateram fogos ontem. BVOH prestaram ajuda em Condeixa

image_pdfimage_print

Mais de 2 300 operacionais e 24 meios aéreos estiveram, ontem à tarde, envolvidos no combate aos incêndios no país, sendo os mais preocupantes os fogos que deflagraram nos distritos de Viseu e do Porto, segundo a Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava, às 17h50 de ontem, um total de 63 incêndios que lavravam sobretudo no Centro e Norte do país, mobilizando um total de 2 367 operacionais, 674 viaturas e 24 meios aéreos.

No distrito de Coimbra, o fogo que começou na madrugada de domingo, em Condeixa-a-Nova, na localidade de Casal dos Balaus, cerca das 11h00 de domingo encontrava-se dominado e em fase de resolução. No combate ao incêndio estavam pelas 10h30 de ontem mais de 160 operacionais e 49 viaturas, incluindo meios e elementos dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH).

Das ocorrências importantes, a Proteção Civil destaca os dois incêndios que lavraram no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu, que chegaram a ser combatidos por 512 operacionais, apoiados por 142 viaturas e nove meios aéreos mas, a esta altura, já estão dominados.

O incêndio em Cinfães, no distrito de Viseu, também foi dominado nesta madrugada.

Dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indica que, entre 1 de janeiro e ontem, ocorreram 9 186 incêndios que queimaram 31 328 hectares.

A propósito, o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assinaram, na sexta-feira, o despacho que prolonga a Declaração de Situação de Alerta até às 23h59 do dia 10 de setembro de 2019.

O prolongamento da Declaração de Situação de Alerta resulta das informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera sobre o agravamento das condições meteorológicas para a globalidade do território do Continente; do índice meteorológico de risco de incêndio florestal e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura, em especial da máxima e no litoral Norte e Centro, com uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 10ºC (Bragança) e os 19ºC (Faro) e as máximas entre os 20ºC (Aveiro) e os 33ºC (Évora).

Em Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 11 e os 24 graus.

Anterior FCOH disputa 1ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Condeixa
Seguinte Oliveira do Hospital: Detidos na posse de 200 doses de estupefacientes

Notícias Relacionadas

Região

Carnaval volta a animar a freguesia de Nogueira do Cravo

É já a partir de sexta-feira, dia 24 de fevereiro, que a freguesia de Nogueira do Cravo reedita a tradição Carnavalesca. Recuperado em 2010, depois de vários anos de interregno,…

Informação

34º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua

A Casa do Povo de Tábua vai realizar o seu 34º Festival de Folclore no próximo Sábado, dia 2 de julho, no anfiteatro da sua sede, na Praça Dr. Costa

Informação

Ténis de mesa do CCPOH com jornada tripla no campeonato nacional

No passado sábado, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, a equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Última Hora

Incêndios: Município de Góis apoia reconstrução de habitações não permanentes

O Município de Góis e o Fundo de Apoio Municipal (FAM) celebraram contrato de empréstimo para apoio à reconstrução de habitações não permanentes.

Última Hora

Coimbra: PSP deteve jovem que lançava o pânico entre estudantes

Agentes da PSP detiveram, na quarta-feira, um jovem de 20 anos que criava um ambiente de terror entre os estudantes de Coimbra.

Sociedade

Milhares de pessoas na Feira do Queijo atestam “vitalidade” de Oliveira do Hospital

Vários milhares de pessoas marcaram presença, no fim de semana, na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Ainda sem conseguir contabilizar a enchente, …

Última Hora

Denúncia sobre nudez e agressão em praxe de Coimbra

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) abriu um inquérito no seguimento da denúncia, por cartas anónimas, de praxes abusivas envolvendo alunos da instituição, avança o Jornal de Notícias.

Destaque

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Informação

Ministro da Administração Interna diz que IP3 é “uma grande prioridade”

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu ontem, no XVI Congresso da Associação Nacional de Freguesias, que é “uma grande prioridade” resolver o problema do Itinerário Principal (IP) 3,

Última Hora

Cabeça Aldeia Natal abre portas amanhã às 15h00

É já amanhã, sábado, que a partir das 15h00, a  Aldeia Natal de Cabeça abre as portas àquele que é o Natal mais peculiar, genuíno…

Última Hora

Parque do Mandanelho acolhe Encontro Cultural Distrital de Freguesias

A Delegação Distrital de Coimbra da ANAFRE vai realizar, no sábado, dia 12 de agosto, no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital, o I Encontro Cultural Distrital de Freguesias.

Região

Marchas do Sarzedo e de S. Martinho abrilhantaram ruas de Arganil

Arganil esteve em festa na passada sexta-feira, dia 13 de Julho, com a primeira edição das Marchas do Concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil, que levou às ruas