Mais de 100 crianças regressaram hoje ao pré-escolar em Oliveira do Hospital
1 Junho, 2020 833 visualizações

Mais de 100 crianças regressaram hoje ao pré-escolar em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O retomar das atividades no ensino do pré-escolar marcou, hoje, o arranque da terceira fase de desconfinamento devido à Covid-19. Esta segunda-feira, também Dia Mundial da Criança, mais de 100 crianças regressaram aos Jardins de Infância no concelho de Oliveira do Hospital.

Foi nos braços do seu pai Luís Silva, que o pequeno Francisco chegou ao Centro Social de Travanca de Lagos. Medição da temperatura, troca de calçado e higienização das mãos é o procedimento feito na entrada da instituição, na entrega da criança. Para Luís Silva, trata-se de “uma adaptação” tanto para a criança, como para os técnicos da instituição e os próprios pais. “Melhores dias virão”, disse o pai que, desde logo, mostrou confiança neste estabelecimento de ensino.

Presente neste regresso e a garantir que todas as medidas de segurança estavam a ser tomadas, Nuno Santos, diretor da Instituição, mostrou-se confiante neste regresso. “Esperemos que tudo corra bem e que as medidas e regras que estamos a adotar sejam suficientes para nos proteger deste inimigo invisível”, começou por dizer, realçando que “é essencial para a freguesia que a creche, pré-escolar e escola se mantenham em funcionamento”.

 

De acordo com o responsável, as salas foram “reajustadas” e os pais apenas podem circular na entrada na parte exterior. Ao chegar, a criança deve trocar de calçado, desinfetar as mãos e é medida a temperatura. Em declarações à Rádio Boa Nova, Nuno Santos adiantou que, durante o dia, as auxiliares vão medindo a temperatura corporal e vão estando atentas a possíveis sintomas. “Se a criança apresentar algum sintoma é colocada na sala de isolamento, que está devidamente equipada”, afirmou. Consciente de que “não é um processo fácil”, garantiu que os 12 funcionários do estabelecimento foram testados à Covid-19 antes de exercerem as respetivas funções e participaram em diversas formações sobre o novo coronavírus.

Confiante também está Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que considera o dia de hoje “o melhor dia para receber as crianças”.  Aos pais e encarregados de educação, o diretor deixou uma palavra de confiança e tranquilidade. Afirmou que esta reabertura dos jardins-de-infância “assenta no princípio da segurança”. “Deixem vir os vossos filhos porque as escolas estão preparadas para isso”, garantiu, dando conta de que, “desde o dia 13 de março”, as educadoras e auxiliares têm estado em contacto com as famílias e crianças, no sentido de não quebrarem os laços que anteriormente tinham de forma presencial”. Durante esta interrupção, “houve uma preparação muito detalhada na formação, no sentido de acautelar as questões de higienização e segurança”.

Neste primeiro dia de regresso ao pré-escolar, Carlos Carvalheira afirmou que mais de 100 crianças, de um universo de 217, retomaram as atividades, o que representa uma adesão de 50 por cento. “A nossa expectativa é que este número vá aumentando”, concluiu.

Com “saudades de realizar uma grande festa para as crianças do concelho” neste Dia Mundial da Criança, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, afirmou que “este é o primeiro passo para voltar à normalidade”. Na ocasião, o autarca garantiu que o gabinete da vereação da educação, na pessoa da vereadora Graça Silva, em conjunto com o gabinete Covid-19, reuniram-se para garantir “as condições necessárias para que fosse possível esta reabertura”.

À Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino deu conta que os técnicos do gabinete criado para fazer face à Covid-19 “visitaram todas as salas que iam abrir”. Para além disso, a Câmara Municipal, em colaboração com a Delegada de Saúde Pública do concelho, promoveu “ações de formação para preparar educadoras e auxiliares”.

A constatar que o Centro Social de Travanca de Lagos apresentava hoje uma lotação de 50 por cento no pré-escolar e um terço na creche, situados no mesmo edifício, o presidente mostrou-se compreensível pela “angústia” e preocupação dois pais quando deixam as crianças nas instituições. “Há um sentimento de medo, o que é normal”, disse.

Anterior Covid-19: Portugal com 32.700 casos (mais 200) e 1.424 mortes (mais 14)
Seguinte PJ deteve suspeito do crime de abuso sexual de crianças em Seia

Notícias Relacionadas

Última Hora

Vila Franca da Beira comemora 28º aniversário da freguesia

Em Vila Franca da Beira comemora-se o 28º aniversário da criação da freguesia. Agregada, desde 2013, a Ervedal da Beira, a localidade assiste amanhã à inauguração …

Última Hora

Região: Um bombeiro ficou gravemente ferido em acidente em Carrazeda de Ansiães

Um bombeiro de 33 anos ficou, hoje, gravemente ferido ao ser atingido por uma viatura durante o combate a um incêndio em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.

Última Hora

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da XXVI Festa do Queijo Serra

Informação

EPTOLIVA promoveu Turismo enogastronómico na Beira Serra

“Turismo enogastronómico na Beira Serra: o papel das Confrarias Gastronómicas”, foi o tema principal do II Fórum de Turismo, realizado no âmbito …

Informação

ASAE apreende vinho premium falsificado à venda online

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), desenvolveu, nos últimos meses,…

Educação

Oliveira do Hospital reconheceu mérito aos melhores alunos

Na comemoração do Dia do Município, Oliveira do Hospital voltou a homenagear os melhores alunos do concelho com atribuição de prémios de mérito.

Região

Seia rejeita delegação de competências para 2019

A Assembleia Municipal de Seia pronunciou-se ontem, dia 28 de janeiro, positivamente sobre a intenção do Município de Seia não pretender assumir em 2019 …

Informação

Festival Seixo da Cultura realiza-se nos dias 7,8 e 9 de junho

A associação PIDS organiza pela  primeira vez, o Festival Seixo da Cultura nos dias 7,8 e 9 de junho, na freguesia do Seixo da Beira.

Região

GNR recuperou objetos furtados e apreendeu estupefacientes em Oliveira do Hospital

O Comando Territorial da Guarda da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, recuperou ontem, dia 22 de março, na localidade de Oliveira o Hospital, diversos artigos furtados.

Última Hora

Centro de Portugal e Castela e Leão vão avançar com projeto de promoção turística comum

O Centro de Portugal e Castela e Leão vão intensificar a sua cooperação transfronteiriça ao nível do turismo.

Desporto

Mário Patrão sagrou-se vice-campeão nacional de TT

Mário Patrão, atual Campeão Nacional TT3, conquistou, no 25º Raid Paraíso TT de Góis, o segundo lugar da classificação absoluta, sagrando-se assim, vice-campeão nacional desta que foi a sétima e

Região

Incêndio em Góis está dominado

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.