Mais 500 mil litros de água diários deverão chegar na próxima semana a Viseu através de comboio
9 Novembro, 2017 1049 visualizações

Mais 500 mil litros de água diários deverão chegar na próxima semana a Viseu através de comboio

image_pdfimage_print

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que deverão chegar de comboio, a partir da próxima semana, …

… mais de 500 mil litros de água diários para fazer face à seca que atinge a região.

“Está a ser preparada a possibilidade de vir um comboio com água, diário, durante a noite, que descarregaria em Mangualde, com capacidade de mais ou menos 500 metros cúbicos (m3) por dia. Estamos a monitorizar diariamente, mas diria que é convenientemente que na próxima semana este transporte já esteja a ser assegurado”, revelou.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Viseu explicou que esta água virá de comboio de “um espaço de fornecimento perto de Lisboa”.

Esta é mais uma medida para fazer face à seca que se atravessa, numa altura em que a Barragem de Fagilde está neste momento com 360 mil m3″, ou seja, “cerca de 10,5% da sua capacidade”, assegurando resposta para mais 20 a 25 dias”.

Nos últimos dias, o município de Viseu viu-se obrigado a transportar diariamente água em camiões cisterna para fazer face à seca.

“Estamos também a identificar outras situações, designadamente o caso do Museu do Quartzo, em que há aquele depósito de água na pedreira, em que vamos lá colocar uma ETA [estação de tratamento de água] portátil para podermos fazer o tratamento dessa água”, referiu.

De acordo com Almeida Henriques, estes quatro municípios estão “lançar mão de tudo o que esteja ao alcance para garantir que não falta a água, com qualidade, na casa das pessoas”.

Desde que iniciou este processo, a Câmara de Viseu já gastou 200 mil euros no abastecimento de água às pessoas.

No seu entender, esta é “uma situação de emergência e “os quatro concelhos que estão com esta dificuldade não têm capacidade para aguentar este nível de despesa para fazer face a estas necessidades”. O autarca informou ainda que Viseu está a gastar uma média de “quase 20 mil euros por dia” na logística associada ao transporte da água.

 

Anterior Ministro da Agricultura desloca-se hoje a Oliveira do Hospital
Seguinte Alice Espingarda não baixa os braços após o 15 de outubro “impossível de esquecer”

Notícias Relacionadas

Desporto

“Oliveira do Hospital merecia este título e esta alegria depois do que passou com os incêndios” (Vídeo)

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital sagrou-se, ontem, campeão distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) ao vencer o Carapinheirense por 2-0.

Educação

Curso de Artes do Espetáculo da Eptoliva encantou em Góis

Prestes a finalizar o curso em Julho próximo, os finalistas do Curso de Artes do Espetáculo/Interpretação, estrearam na Casa da Cultura de Góis, …

Informação

Feira do Livro de Oliveira do Hospital é inaugurada domingo

O Município de Oliveira do Hospital promove uma nova edição da Feira do Livro de 26 a 29 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral (entre as 10H e as

Informação

Reunião da Câmara de Coimbra ficou marcada por “palhaçada” que se tornou viral (com vídeo)

Em reunião da Câmara Municipal de Coimbra que decorreu, ontem, José Manuel Silva, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, que é atualmente vereador na Câmara Municipal de Coimbra…

Politica

Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril

Oliveira do Hospital comemorou, esta manhã, o 25 de Abril com uma sessão solene dando “voz” a todos os partidos com representação no concelho.

Informação

GNR realiza operação “Floresta Segura 2020”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, desde o dia 15 de janeiro e até 6 de dezembro, em todo o Território Nacional, a operação “Floresta Segura 2020”, através do Serviço

Informação

Desaparecimento e homicídio de Valentina: Crime desvendado em três dias

O país ficou em choque com o desfecho do desaparecimento de Valentina, a menina de nove anos que andava a ser procurada pelas autoridades e populares em Atouguia da Baleia, em Peniche, desde quinta-feira passada. 

Vídeos

Avião da TAP assinala 72.º aniversário com pintura retro (com vídeo)

A TAP voltou aos anos 70 para dar uma imagem retro a um dos seus aviões. O objetivo é assinalar o 72 anos da Transportadora Aérea Portuguesa.

Informação

Desporto de fim de semana

No basquetebol o Sampaense não joga este fim de semana e vai na próxima jornada deslocar-se ao Benfica (26Nov) Os campeonatos nacionais estão parados este fim de semana devido aos

Última Hora

Prova nacional de patinagem artística amanhã em Seia

Seia recebe amanhã, dia 20 de junho, o Torneio Nacional de Benjamins de patinagem artística. O evento realiza-se…

Última Hora

Pedrógrão: Marcelo destaca “lentidão da justiça” três anos após o grande incêndio

Há três anos, em Pedrógão Grande, numa tragédia nacional, morreram 66 pessoas. Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença, esta quarta-feira, numa missa no concelho vizinho, em Figueiró dos Vinhos,… 

Informação

Câmara de Arganil avança com a colocação de 44km de guardas metálicas em intervenção de 2,5 milhões na rede viária

O Município de Arganil tem em curso as intervenções de reposição das condições da rede viária, que foi  fortemente danificada …