MAAVIM vai acompanhar visita de Ministros a Góis para reivindicar falta de apoios
30 Abril, 2018 807 visualizações

MAAVIM vai acompanhar visita de Ministros a Góis para reivindicar falta de apoios

image_pdfimage_print

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) vai estar presente na visita dos Ministros a Góis, quarta-feira, 2 de maio, a fim de reivindicar a falta de apoios agrícolas, florestais e habitacionais.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação refere que foram “muitos os que não submeteram as propostas por diversos motivos” e que ficaram “retidos” na primeira plataforma, sem qualquer culpa. Em causa está a aprovação da Assembleia para a reabertura das mesmas que, até ao momento, não aconteceu.

“Sem o adiantamento dos 30%, poucos serão os que têm capacidade financeira para executar os projetos, mesmo com verbas atribuídas, que não são efetivamente as dos valores reais de mercado”, lê-se no comunicado.

Para a MAAVIM, “nenhum jovem agricultor deve ser penalizado por efetuar um projeto dos incêndios e muito menos deve ser penalizado por um erro de conceção do Ministério da Agricultura, em considerar os concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital como planícies”.

O grupo de apoio a lesados afirma que muitos são os programas lançados, porém “com datas impossíveis de concretizar qualquer projeto”.

“As habitações agrícolas ou de 2ª habitação continuam sem regulamentação e as próprias infraestruturas não foram até ao momento, na sua maioria, melhoradas após os Incêndios.

No caso das primeiras habitações, nenhuma foi ainda construída, e no caso de quem perdeu a sua habitação, existem ainda pessoas a viver em roulottes, garagens, casas emprestadas e de familiares, sem qualquer ajuda. Informamos que também muitos são os casos de rejeição à construção das habitações e outros os que não foram aceites como primeira habitação”, diz a Associação, referindo que “os Srs. Ministros já receberam provas desses casos por diversas vezes”.

“É necessária a agilização de processos para que tudo seja revisto, principalmente os Planos Diretores Municipais”, afirma a MAAVIM.

Anterior Município de Oliveira do Hospital investe 50 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior
Seguinte Ministro da Agricultura e Ministro-Adjunto em Góis para apresentação de medidas no âmbito do PRPI

Notícias Relacionadas

Última Hora

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Última Hora

2019: Menos mortes nas estradas, mas mais acidentes e feridos graves

O número de mortos nas estradas portugueses desceu entre 01 de janeiro e 30 de novembro relativamente ao período homólogo, mas o número de acidentes…

Sociedade

Endesa apoia requalificação de fossas em Nelas em contrapartida pela não construção da barragem de Girabolhos

A Endesa vai apoiar o município de Nelas na requalificação das fossas das 13 localidades do concelho como contrapartida pela não construção da Barragem de Girabolhos.

Informação

10 Junho: Comemorações terminam hoje com Marcelo e Costa no Mindelo

As comemorações do Dia de Portugal, que começaram em Portalegre, terminam hoje em Cabo Verde, com a presença do Presidente da República…

Desporto

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) regressou aos empates na 9ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Cultura

Escritor João Tordo inicia “Ciclo de Conversas” em Oliveira do Hospital

O escritor João Tordo estará em Oliveira do Hospital, no próximo dia 20 de fevereiro, no âmbito da iniciativa “Ciclo de Conversas: da literatura à ciência” promovida pelo Município de

Última Hora

Confrontos entre taxistas e polícia no Aeroporto de Lisboa

Um grupo de taxistas que participa na manifestação de hoje do setor saiu dos carros e bloqueou o acesso ao Aeroporto de Lisboa, …

Nacional

País: Morreu o antigo ministro Álvaro Barreto

O ex-governante Álvaro Barreto morreu, esta segunda-feira, aos 84 anos.

Vídeos

“Largo Encantado” anima quadra natalícia em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Até dia 24 de dezembro, o “Largo Encantando” proporciona a “magia do Natal” às crianças e suas famílias na cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa é do município de

Região

Temperaturas vão manter-se elevadas nesta semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta segunda-feira, tempo quente com temperaturas acima dos 30 graus Celsius …

Informação

Corte nos contratos de associação representa poupança de um milhão só em Coimbra

O Estado vai poupar perto de um milhão de euros em contratos de associação para turmas de início de ciclo, só na cidade de Coimbra, onde existem 15 escolas públicas…

Última Hora

FCOH ainda acredita na manutenção, após vitória por 2-1 frente ao Sp.Ideal

O FCOH venceu hoje o Sp. Ideal por 2-1 e Nogueirense perdeu em Coimbra por 2-0. Na jornada 12 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH conseguiu uma vitória em