MAAVIM reclama medidas iguais para todas as populações afetadas pelos incêndios
22 Agosto, 2018 710 visualizações

MAAVIM reclama medidas iguais para todas as populações afetadas pelos incêndios

image_pdfimage_print

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), face às medidas apresentadas hoje pelo Ministério da Agricultura,…

…que prevê a atribuição de cinco milhões de euros para apoiar os agricultores afetados pelo incêndio de Monchique, mostra-se insatisfeito, relembrando que “nos incêndios de outubro houve 15 dias para apresentar os pedidos simples e tudo falhou”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação refere que o método anunciado é de “propaganda do Ministro da Agricultura”.

“Os apoios do 6.2.2. de outubro de 2017 ainda não chegaram a mais de 80% dos agricultores”, refere a MAAVIM.

“As situações são diferentes e anunciar 5 milhões para cerca de 200 agricultores, como o próprio Ministro disse, não é o mesmo que apoiar 20 000 agricultores de outubro com cerca de 40 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

Segundo a MAAVIM, “o Ministério, em vez de ajudar as populações afetadas, ainda lhes cria mais complicações, lançando medidas de apoio ineficazes e sem valores que correspondam à realidade”.

Para a Associação, “todos têm o mesmo direito de ser apoiados” e adianta que “a Assembleia da República deve obrigar urgentemente o governo a abrir o apoio aos mais de 3 000 agricultores que ficaram de fora dos apoios, pela confusão dos procedimentos, de forma a terem acesso aos apoios e alterar as regras do 6.2.2. para que possa ser executado, com tabelas com valores reais”.

Face a este descontentamento, o Movimento vai solicitar uma reunião de carácter urgente ao Presidente da República, “tendo em conta que do Governo não têm existido respostas”.

“Aguardamos passados 10 meses, para que tenhamos as mesmas medidas de apoio que Pedrogão. Para que as populações do Algarve, de Mação e de outros concelhos afetados tenham todas as mesmas medidas e apoios. Esperemos que não continuem a ignorar a tragédia do dia 15 de outubro”, conclui.

Anterior Governo abre hoje candidaturas para apoiar aos agricultores de Monchique
Seguinte Sertã: Chuva torrencial causa derrocadas e queda de árvore

Notícias Relacionadas

Última Hora

Bispo de Coimbra abençoou capela de Nª Srª da Visitação em Galizes

A capela de Nossa Senhora da Visitação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes recebeu esta tarde a visita de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, …

Informação

Jovem de 17 anos foi detido por suspeita de fogo posto

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem estudante de 17 anos, suspeito de ter ateado três incêndios em Alpedrinha, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco.

Informação

Mais de 10 oliveirenses internados após o fogo. Quatro são “preocupantes”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou que mais de dez pessoas já tiveram alta hospitalar…

Região

13 estrangeiros identificados em situação irregular na região Centro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje ter identificado 50 cidadãos de nacionalidade estrangeira na zona do Centro do país, 13 dos quais com situação documental irregular em

Última Hora

Neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram, hoje de manhã, encerrados ao trânsito devido à queda de neve.

Informação

Sociedade Recreativa Penalvense promove 3ª edição da Semana Cultural

A Sociedade Recreativa Penalvense promove, de 22 a 29 de dezembro, a 3ª edição da Semana Cultural de Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital,…

Informação

Aveiro: PJ deteve suspeito do crime de pornografia de menores agravado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um programador informático, com 28 anos de idade, fortemente indiciado pela prática do crime de

Informação

Região: Colisão entre dois ligeiros corta EN238 nos dois sentidos

Uma colisão entre dois carros na EN238, em Barracão, em Mortágua, durante a tarde desta terça-feira, provocou um ferido, …

Última Hora

Operação “Oficina Limpa”: GNR abre 395 autos de contraordenação a oficinas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 19 e 20 de novembro, realizou, em todo o território continental, ações de fiscalização com o objetivo de…

Informação

UCC Pinheiro do Abraços premiada pela Missão Sorriso com apoio de mais de 25 mil Euros

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraço foi premiada no âmbito do concurso Missão Sorriso 2016- Continente com um apoio de 25.241,52 Euros. A entrega oficial do prémio

Informação

Santa Comba Dão: Detidos burlões de 20 anos

O Comando Distrital da PSP da Guarda deteve dois indivíduos, com 20 anos, e a identificou outros dois, um com 15 e outro com 16 anos, por alegadas burlas e

Última Hora

 “Noite do Queijo” anima Mercado Municipal no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela

Promovido pela organização Oliveira no Coração, com a parceria do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital,