“LUTO” estreia em Tábua nos dias 19, 20 e 21 de julho
15 Julho, 2019 880 visualizações

“LUTO” estreia em Tábua nos dias 19, 20 e 21 de julho

image_pdfimage_print

A Rede Artéria e o Município de Tábua anunciam a estreia de “LUTO”, uma criação original da Circolando, que vai ser apresentada nos dias 19, 20 e 21 de julho, às 21h30, na Casa do Povo, em Tábua.

Passado mais de um ano, o tempo avançou sem quase sair do mesmo sítio. Parece que foi ontem. “O fogo ainda arde lá fora tantas vezes, o quarto incendeia-se noite após noite, enche-se de fumo”.

Integrado na Rede Artéria, Luto é um projecto transdisciplinar criado em residência artística em Tábua. Tomando como ponto de partida o fogo de 15 de outubro de 2017, de tal modo violento na região que marca um antes e um depois na sua história, o projecto debruça-se sobre as questões do trauma e da catástrofe.

A dupla significação do termo ‘luto’, enquanto processo de lidar com a perda – de vidas humanas, de memórias, de espaços físicos – e enquanto verbo lutar – resiliência e empenho das populações e da natureza por imaginar outros futuros – foi o mote nuclear que estruturou o pensamento e áreas a abordar.

“O fogo só terminou quando não havia mais que arder”.

Criação colectiva
Direção André Braga
DramaturgiaCláudia Figueiredo com o apoio de Gonçalo Mota
Co-criação e interpretação Diogo Martins, Diogo Peres, Gil Mac, Mafalda Saloio, Odete Claro, Paulo Mota, Soraia Cavaco e Valentina Parravicini
Sonoplastia André Pires
Concepção plásticaAndré Braga e Pedro Azevedo
Vídeo Gonçalo Mota com o apoio de Vitor Costa
Luz Cláudia Valente
Realização plástica Pedro Azevedo e Pedro Coutinho
Produção Ana Carvalhosa (direção) com o apoio de Cláudia Santos e Carolina Cardoso

Fotografia Gonçalo Mota
Design Joana Monteiro

Duração 85 min.
Classificação etária M/12

O acesso ao espetáculo é gratuito, sendo a reserva de lugar obrigatória para cct@cm-tabua.pt ou 235098172.

Anterior ASAE apreende vinho premium falsificado à venda online
Seguinte Médico da seleção nacional de Hóquei Patins, que se sagrou campeã mundial, é de Nogueira do Cravo

Notícias Relacionadas

Região

Concerto em Coimbra apoia vítimas do incêndio com entrega de receita à FAAD

As receitas do quarto espetáculo do III Ciclo de Concertos de Música de Coimbra, no domingo, com a participação do checo Jaroslav Mikus…

Informação

Dois adultos e duas crianças ficaram feridos em colisão rodoviária na Sertã

Quatro pessoas sofreram ferimentos ligeiros, ao início da tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária em Cernache do Bomjardim,…

Informação

Região:Seis feridos em acidentes na A1 por causa de condutor em contramão

Seis pessoas, entre as quais duas crianças, ficaram feridas em acidentes de viação no domingo na autoestrada A1, perto de Condeixa, no distrito de Coimbra, causados por um condutor em

Desporto

Antevisão: Sertanense vs FCOH. Caldas vs ADN

Este domingo arranca a 3ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Desporto

FCOH 1 – Praiense 1 – Transmissão em direto (Parceria com o FCOH)

Campeonato de Portugal – Série C – 2ª Jornada FCOH empata em casa frente ao SC Praiense, num jogo que merecia mais. O FCOH e a Rádio Boa Nova transmitiram

Informação

DGS estima pico da gripe na última semana do ano e primeira de 2020

O pico da gripe vai ser atingido entre a última semana deste ano e a primeira de 2020, estima a Direção-Geral da Saúde (DGS), que indica que a atividade gripal

Destaque

Agricultores e produtores florestais exigiram apoios ao governo

Um grupo de agricultores e produtores florestais lesados pelos incêndios de outubro exigiram, ontem, ao governo medidas de apoio, considerando que “já basta de propaganda de milhões”.

Última Hora

APAV apoiou mais de 43.000 vítimas de violência doméstica em cinco anos

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou em cinco anos mais de 100.000 crimes em contexto de violência doméstica e apoiou mais de 43.000 pessoas, a maioria (86%)

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, frente ao Vigor Mocidade por uma bola. A 23ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol

Região

Região: Colisão na EN17 entre ambulância e pesado provoca três feridos graves. Uma mulher não resistiu aos ferimentos (notícia atualizada)

Uma colisão entre uma ambulância e um veículo pesado, ocorrida hoje na Estrada Nacional (EN) 17, no concelho de Celorico da Beira, provocou três feridos graves e um ligeiro.

Destaque

Presidente da CCDRC considera projeto da BLC3 “algo extraordinário”

A presença da BLC3 nos prémios Regio Stars decorre da importância do projeto Centro Bio e boa utilização dos fundos comunitários, …

Educação

ESTGOH recebe 11 novos alunos na 3ª fase do concurso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 11 novos alunos colocados na terceira fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.