LPCC implementa projeto piloto “Os Super Saudáveis” no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital
26 Novembro, 2019 793 visualizações

LPCC implementa projeto piloto “Os Super Saudáveis” no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) apresentou, ontem, o projeto pioneiro de “intervenção primária”…

… dirigido aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, destinado a incutir hábitos de alimentação saudável. Chama-se “Os Super Saudáveis” e surge sob a forma de um jogo, que tem associada a formação de professores que arrancou ontem.

Depois do sucesso que o projeto “Dou Mais tempo à Vida”, realizado este ano, teve no concelho de Oliveira do Hospital, o NRC-LPCC entendeu “dar continuidade ao trabalho em prol da literacia para a saúde” propondo ao município de Oliveira do Hospital o desenvolvimento do projeto “Os Super saudáveis”, que assenta num novo paradigma.

Graça Azevedo, vice-presidente do NRC- LPCC explicou, ontem, tratar-se de uma iniciativa de “prevenção primária”, que junta as forças vivas da comunidade “e nada melhor que Oliveira do Hospital, na sequência do projeto Dou Mais Tempo à Vida”.

“O Projeto visa intervir na promoção de comportamentos de saúde pelo quer iremos iniciar a formação de professores visando a aquisição de competências adicionais de prevenção de cancro”, referiu a responsável. Graça Azevedo disse que a expectativa do NRC- LPPP é de que “toda a comunidade se envolva neste projeto para o bem das crianças e em prol de um futuro mais saudável”.


Diante do desafio que lhe tinha sido dirigido pelo NRC- LPCC, Graça Silva, vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital partilhou, ontem, que não poderia ficar indiferente, pelo que logo disse que “gostaria de trazer este projeto para as escolas de Oliveira do Hospital”, situação que de imediato foi aceite pelo Agrupamento.

A vereadora referiu, porém que nas escolas do concelho já são cumpridos hábitos de alimentação saudáveis, seja no serviço de refeição nas cantinas, seja nos bares, tendo havido a retirada de alguns alimentos. “Desde há muito que há cuidado para que os nossos jovens aprendam a comer”. A responsável lamentou que infelizmente sejam poucas as famílias em que não haja um caso de doença oncológica. Por isso, deu as boas vindas ao projeto: “É bem vindo e será com certeza um sucesso”, referiu.

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas partilhou o “orgulho” em receber o projeto. Lembrou também que a escola ganhou este ano o selo de “Escola Mais Saudável”, num reconhecimento pelo Ministério da Educação. Para o diretor este “é um dos grandes princípios” e verificou que a “escola não é só para aprender a ler e a escrever”, é também “para formar os nossos jovens”. “Nós não podemos desistir deste grande desígnio. Quando percebemos que na maioria dos nossos jovens (a alimentação) é à base de batatas fritas e coca colas…. os nossos jovens têm que ser incentivados e terem predisposição para reconhecer os malefícios destes alimentos”, frisou.

Carlos Carvalheira aprecia por isso o projeto “Os Super Saudáveis” porque é uma “forma brilhante de incutirem as boas práticas. É uma forma de irem aprendendo, brincando”.


Maria Assumpta Coimbra, diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior, parceira na implementação do projeto, apreciou a iniciativa considerando-a “extremamente importante” porque vem salientar a educação para a saúde e a cidadania”. “Urge chamar a atenção para a o currículo, aspetos educacionais, integradores holísticos e não meramente centrados numa visão unívoca da escola. “Este projeto visa o sucesso dos alunos e preparar cidadãos ativos, críticos e responsáveis para contribuir para uma sociedade melhor”, referiu. No final da apresentação do projeto, logo teve início a formação dirigida a professores.

O projeto “Os Super Saudáveis” conta com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição. Foi vencedor do Food & Nutrition Award 2018, na categoria de educação alimentar.

A intervenção educativa “Os Super Saudáveis” resulta de uma larga experiência da Liga Portuguesa Contra o Cancro na área da educação alimentar.

Dinâmica de projeto

No início do projeto cada aluno/a recebe um kit inicial, composto por uma caderneta (pequeno livro explicativo, com dicas sobre os alimentos) e cinco cartas de alimentos (água, azeite, batata, ovo e cenoura). Nas cinco semanas seguintes, um almoço e um lanche por semana deverão incluir um alimento com um poder super saudável.

Com a ingestão desses alimentos na escola, o professor entrega, ao aluno, as respetivas cartas. No total serão quinze cartas colecionáveis que representam alimentos saudáveis e que foram escolhidos com base nos grupos da roda dos alimentos.

Anterior Região: Dez pessoas detidas por furto de 180 quilos de castanhas
Seguinte Feira de Santo André realiza-se no dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

Notícias Relacionadas

Informação

Cristina Salgado apresenta “O Amor na Educação” na Eptoliva

No próximo dia 19 de janeiro (sexta-feira) terá lugar a apresentação do livro “O Amor na Educação” de Cristina Salgado.

Última Hora

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 entrega hoje petição na Assembleia da República

Passados cerca de dois meses após o lançamento da Petição “Melhoria e Alargamento do IP3 sem Portagens – Pela Segurança, Acessibilidade e Desenvolvimento”, a Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3

Região

Duas pessoas morreram num naufrágio na Figueira da Foz

Um naufrágio de um pequeno barco na Figueira da Foz resultou na morte de duas pessoas e há pelo menos dois desaparecidos, confirmou a Capitania do Porto.

Cultura

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo

Informação

Cláudio Figueiredo, técnico do Sampaense Basket em entrevista

O técnico do Sampaense Basket Cláudio Figueiredo, falou em entrevista no regresso do programa desportivo “Minuto 91″ às segundas feiras, do seu regresso ao Sampaense, das expectativas do regresso ao

Região

Interior Centro esteve hoje acima do limite de concentração de ozono

A zona Centro Interior do país excedeu hoje o limiar de concentração de ozono entre as 6h00 e as 7h00, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Informação

Misericórdia de Galizes vai criar Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai apostar numa nova valência. Trata-se de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens deficientes…

Informação

Homem foi atropelado mortalmente na Figueira da Foz

Um homem, com 63 anos, foi atropelado mortalmente pelo próprio carro, ontem ao final da tarde, na Rua das Rosas, na localidade de Buarcos, …

Sociedade

Temperaturas máximas sobem gradualmente a partir de quinta-feira

As temperaturas vão subir gradualmente a partir de quinta-feira em Portugal continental para valores até os 35 graus Celsius, próximos dos valores normais para esta época do ano, … …

Última Hora

Motorista dos transportes municipalizados de Coimbra foi agredido

Um motorista dos Serviços Municipais de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) foi hoje agredido por desconhecidos e posteriormente internado…

Região

Piscina Municipal de Arganil assinala 6º aniversário

Na semana de 11 a 17 de Março a Piscina Municipal de Arganil celebra o seu 6º Aniversário. Inserida nas comemorações do 6º Aniversário está a ser promovida uma campanha,

Informação

EXPOH é “montra da vitalidade e dinâmica do concelho” até 30 de julho

Foi sob o cunho do que melhor se faz e existe no concelho de Oliveira do Hospital que, ao final da tarde de hoje, foi dado o arranque da EXPOH