Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe
9 Agosto, 2018 2504 visualizações

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe

image_pdfimage_print

Lourosa volta a ser palco, este fim-de-semana, 10, 11 e 12 de agosto, de mais uma edição da Feira Moçárabe – um evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos coabitaram pacificamente nestas terras.

A Feira Moçárabe de Lourosa, organizada pela Junta de Freguesia de Lourosa, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, é já um dos eventos mais aguardados no mês de agosto, ao qual o público acorre cativado pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, e pelo distintivo programa de animação cultural. Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, o evento convida o público a recuar ao século X.

Segundo a nota enviada à Rádio Boa Nova, além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento, haverá gastronomia da época, música e dança, jogos infantis e animais de falcoaria, assim como animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens, através de vários grupos convidados e grupo de teatro local, que prometem interagir com os visitantes.

O certame tem vindo a crescer ano após ano assumindo-se também nesta edição em particular como um momento do renascimento daquela freguesia, do concelho e de toda a região, após o trágico incêndio de 15 outubro de 2017.

A noite de sexta-feira (dia 10) abre portas para um fim-de-semana de época muito intenso através de uma “Rábula à volta de uma Queimada Galega com esconjuros e diabruras das bruxas”. No dia seguinte, a Feira Moçárabe abre portas a partir das 10h00 com vários momentos de animação de rua, danças e músicas, ou o passeio das ovelhas “Transumância do passado ao presente”, estando a inauguração oficial pelas entidades promotoras agendada para as 17h00.

Até depois da meia-noite não faltam pontos de interesse no programa, dos quais se destaca a “Chegada de D. Sancho, D. Alberta e do Emir da taifa de Évora”, dramatização pelo grupo de teatro local; folguedos da corte com danças medievais e do ventre, demonstrações de armas com duelos; manjares e beberes; julgamento da bruxa: torneio e justa e um espetáculo de fogo noturno.

No domingo, dia 12, a reabertura do evento acontece pelas 10h00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que se destacam as danças do ventre e medievais, um concerto de música medieval e as dramatizações pelo grupo de teatro local – “Troca de oferendas entre reis cristãos e o Emir da taifa de Évora” e a “Homenagem do rei D. Sancho a alguns notáveis do burgo”.

Torneio e justa, animação de rua, ritual templário entre outras surpresas complementam a oferta das mercancias e dos manjares e beberes, culminando com um espetáculo final de fogo.

Também em simultâneo com a Feira Moçárabe de Lourosa, decorre ainda um conjunto de iniciativas que integram a Grande Rota da Transumância – um  projeto transversal da Agência de Desenvolvimento Gardunha, enquadrado na EEC PROVERE iNature, e que é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Neste âmbito, assumirá particular destaque no evento, o passeio interpretativo com os rebanhos pelos campos da aldeia e as recriações  agrícolas  e pastoris.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência para a promoção, divulgação e projeção da freguesia de Lourosa e do concelho de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e no setor turístico.

Anterior Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço
Seguinte Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

Notícias Relacionadas

Última Hora

Funcionários da ASAE criticam operação em áreas afetadas pelos incêndios

O sindicato dos funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica criticou hoje a operação anunciada pelo inspetor-geral para as áreas afetadas pelos incêndios, sublinhando que não está em causa

Sociedade

“O Sol bailou ao meio dia?!” Fátima, Fé e História… 100 anos depois (O video)

“O Sol bailou ao meio dia?!”  Fátima, Fé e História… 100 anos depois Moderação: Vítor Neves Intervenientes: Anselmo Borges, Carlos Esperança, Francisco Claro e Luís Filipe Torgal.   Ficam aqui

Informação

HUC vão ter silo-auto com 1200 lugares

A construção de um silo-auto de quatro pisos destinado a estacionamento no Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) é a maior novidade do projeto de intervenção…

Última Hora

Casas evacuadas e pessoas feridas em incêndio industrial em Ovar

O incêndio numa fábrica em Ovar, que deflagrou esta quinta-feira de manhã, foi dado como extinto. Duas pessoas ficaram feridas e quatro foram retiradas de casa.

Informação

Despiste provoca um morto no IC12 em Viseu

Um homem de 50 anos morreu, ontem ao final da tarde, na sequência do despiste de uma viatura ligeira no IC12, em Canas de Senhorim, Nelas.

Informação

Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalam 95º aniversário

É já no próximo domingo, dia 26 de março, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora o seu 95º aniversário.

Desporto

Calendário desportivo de fim de semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) desloca-se no próximo domingo, dia 26, aos Açores para disputar a 19ª jornada da série C, do Campeonato de Portugal.

Última Hora

Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe Feira do Livro Dado

A Biblioteca Municipal de Coimbra recebe a 22 de setembro a Feira do Livro Dado, uma iniciativa da associação Casa da Esquina destinada a todas as faixas etárias e que

Desporto

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este fim-de-semana fica marcado pela disputa das Taças de futebol e futsal da Fundação Inatel, pela Associação Desportiva de Lagos da Beira e pela Secção Desportiva da Associação Progressiva de

Região

Góis conta com Balcão da Inclusão

A Câmara Municipal de Góis assinou, no passado dia 26 de novembro, um protocolo de colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, IP), do qual resultou  a

Destaque

5ª Etapa da Volta a Portugal teve início em Oliveira do Hospital

Às 13h10 desta segunda feira, 5 de agosto, cumpriu-se o calendário de arranque da 5ª Etapa da 81ª Volta a Portugal em Bicicleta, em Oliveira do Hospital.

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 14 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 15.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do