Lourosa: Está em curso a requalificação do Largo junto à Igreja Mocárabe de São Pedro
15 Maio, 2020 355 visualizações

Lourosa: Está em curso a requalificação do Largo junto à Igreja Mocárabe de São Pedro

image_pdfimage_print

Tiveram início esta semana as obras de requalificação do Largo do Monumento Nacional junto da Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa.

Segundo informação partilhada pelo Município de Oliveira do Hospital, o arranque formal ficou marcado com uma visita ao local da obra por parte da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Graça Silva; do presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, José Carlos Marques; representantes da empresa Advanced Green que vai executar a obra; técnicos da Câmara Municipal e do padre da freguesia, Rodolfo Albuquerque.

Esta fase da requalificação contempla, entre outras, as seguintes intervenções: Redefinição do traçado rodoviário e acessos pedonais; Pavimentação da área envolvente da Igreja, Torre Sineira e sepulturas escavadas na rocha, com saibro estabilizado; Criação de um espaço delimitado para colocação de cantarias existentes na área de intervenção, em chapa de aço-corten; Execução de caldeiras circulares, em aço-corten, sobrelevadas em torno das árvores de maior porte; Instalação de novo mobiliário urbano: bancos, papeleira e mupis de informação turística (tri-lingue, Português, Inglês, Árabe); Relocalização, do busto existente em frente à igreja; Reprodução em pedra de granito, das tampas sepulcrais, outrora existentes; Iluminação térrea do perímetro da própria Igreja.

Segundo adianta o Município, durante a 1ª fase de requalificação, foram realizadas escavações arqueológicas de acompanhamento dos trabalhos, em torno de 12 sepulturas escavadas na rocha localizadas no lado norte da igreja. Com esses trabalhos de escavação foram colocadas a descoberto mais 29 sepulturas, perfazendo agora um total de 41 sepulturas.

Estes trabalhos, realizados em 2017, da responsabilidade do Município de Oliveira do Hospital, foram supervisionados pela Direcção Regional de Cultura do Centro – DRCC, que definiu que todas as sepulturas – as que se encontravam já aparentes e as que, entretanto, foram descobertas – fossem novamente cobertas, dado que se torna impossível preservar o substrato geológico (rocha) onde essas se encontram escavadas. Desta forma optou-se uma solução de preservação dessas sepulturas cobrindo-as, tal como o restante adro da igreja, com saibro estabilizado.

Note-se que a Igreja de S. Pedro, de origem Moçárabe e o espaço envolvente – Largo do Monumento Nacional, onde se incluem as sepulturas escavadas na rocha -, constituem uma referência histórica e cultural da aldeia de Lourosa, encerrando memórias coletivas de valor para a identidade histórica e cultural desta localidade.

Anterior Temperaturas máximas vão subir entre 7 e 8 graus até segunda-feira
Seguinte Ca$h Resto Z€ro: “Não há nada pior do que enfrentar o que antes era tudo, num instante passar a ser nada”

Notícias Relacionadas

Última Hora

Covid-19: Município de Penacova encerra espaços municipais e cancela eventos

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, considerando o desenvolvimento da pandemia do novo Coronavírus COVID-19, garante que se torna urgente a adoção de medidas concretas de prevenção e

Região

“Pedalar para Plantar” com percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017

O Município de Góis está a promover a iniciativa “Pedalar para Plantar” que consiste num percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017, entre os dias 10 e 17

Informação

Arganil entre os dois concelhos do país 100% Eco-Escolas

O trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Arganil, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Arganil, na melhoria do desempenho ambiental…

Região

Pulseira electrónica para suspeito de violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Souselas, no dia 13 de fevereiro, deteve um homem de 49 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de

Região

Banda de Loriga comemora 110º aniversário

A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, de Loriga, no concelho de Seia comemora nos dias 1 e 2 de julho, o 110º aniversário.

Região

Sabores de outono para degustar em Seia

O próximo fim-de-semana vai ser  rico em saberes e sabores no concelho de Seia. Da tradicional Feira dos Santos em Travancinha, no dia 1,…

Nacional

Covid-19: Conheça as 30 medidas do Governo para conter o novo coronavírus

O Governo decidiu um conjunto de medidas devido à pandemia Covid-19, entre as quais a suspensão de aulas presenciais nas escolas de todos os graus de ensino, já a partir

Última Hora

GNR identificou casal por maus tratos a animal de companhia

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Coimbra, no dia 5 de julho,…

Sociedade

Tábua é município “Amigo do Desporto”

O Município de Tábua foi distinguido, no dia 17 de novembro, com o galardão “Município amigo do Desporto 2016” na Gala do XVII Congresso da …

Última Hora

Vila Franca da Beira comemora 28º aniversário da freguesia

Em Vila Franca da Beira comemora-se o 28º aniversário da criação da freguesia. Agregada, desde 2013, a Ervedal da Beira, a localidade assiste amanhã à inauguração …

Informação

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido

Desporto

O Minuto 91 deu destaque ao atletismo local e aos últimos sucessos

Foi um programa onde o destaque foi para o atletismo local e regional. Em estúdio estiveram os atletas Rafael Delauney Gomes (Triatlo), Miguel Jorge campeão distrital júnior, Gonçalo Borges campeão