“Lorenzo”: Açores ativam plano de emergência a partir das 20h00
1 Outubro, 2019 402 visualizações

“Lorenzo”: Açores ativam plano de emergência a partir das 20h00

image_pdfimage_print

O furacão “Lorenzo”, atualmente na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, “deverá passar com categoria 1” a oeste da ilha das Flores, na quarta-feira, mantendo-se a previsão …

… de que afetará todo o arquipélago dos Açores, avança o IPMA.

Segundo o comunicado emitido na noite de segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o centro do furacão, que às 18h00 de segunda-feira (mais uma hora em Lisboa) se encontrava “a aproximadamente 1.650 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 24 quilómetros por hora”, deverá “passar com categoria 1, na quarta-feira (dia 2 de outubro), ligeiramente a oeste das Flores”.

A escala de Saffir-Simpson mede a intensidade dos furacões entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível mais intenso.

Os seus efeitos deverão ser sentidos em todo o arquipélago, mas com maior intensidade no grupo Ocidental, que compreende as ilhas das Flores e do Corvo.

O IPMA prevê, para o grupo Ocidental, “vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 quilómetros por hora (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 quilómetros por hora), chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 25 metros”.

Para este grupo, vigora aviso amarelo a partir das 18h00 (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira, que passa a laranja às 21h00, tendo sido emitido aviso vermelho entre as 0h00 e as 12h00 de quarta-feira, referente a vento e agitação marítima.

No grupo Central, prevê-se “vento sudoeste com rajadas até 150 quilómetros por hora e ondas de sudoeste, passando a oeste, com altura significativa entre nove a 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros”.

As ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa, deste grupo, estão sob aviso amarelo a partir das 21h00 de terça-feira, passando a laranja a partir das 0h00 de quarta-feira, e a vermelho entre as 3h00 e as 12h00, devido ao vento, e entre as 6h00 e as 15h00, por causa da agitação marítima.

Já para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) a previsão é de vento com rajadas da ordem dos 85 quilómetros por hora, com ondulação de oeste, que poderá atingir sete a oito metros. Para estas ilhas, foi emitido aviso amarelo a partir das 9h00 de quarta-feira, que passa a laranja entre as 12h00 e as 18h00, devido à forte ondulação.

O comunicado, assinado pela meteorologista Vanda Costa, ressalva que “existe ainda alguma incerteza relativamente à trajetória exata do furacão” e remete para as 10h00 desta terça-feira uma atualização da informação.

Anterior Incêndios: Portugal com 41.017 hectares de área ardida este ano
Seguinte Encontro Concelhio de Boccia Sénior proporciona “atividade intelectual para evitar o envelhecimento precoce do cérebro”

Notícias Relacionadas

Região

Loriga celebra Equinócio Lusitano este sábado

A vila de Loriga celebra o Equinócio Lusitano, com a iniciativa “Lusitana 2018”, este sábado, dia 17 de março, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Loriga.

Desporto

5ª Etapa da Volta a Portugal teve início em Oliveira do Hospital

Às 13h10 desta segunda feira, 5 de agosto, cumpriu-se o calendário de arranque da 5ª Etapa da 81ª Volta a Portugal em Bicicleta, em Oliveira do Hospital.

Última Hora

GNR vai estar em força nas estradas com a operação “Hermes- Viajar em Segurança”

A GNR vai reforçar a segurança na estrada e, por isso, entre os dias 1 e 3 de julho, vai intensificar as ações de patrulhamento …

Última Hora

Semana Académica promove a cidade e a ESTGOH ate 30 de Abril

O espírito académico vai tomar conta da cidade de Oliveira do Hospital a partir de hoje, 24 de abril, e até domingo, dia 30. A iniciativa pretende promover a cidade

Última Hora

Liliana Pinho é a convidada do Espaço BLC3 – Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Liliana Pinho , responsável pelos…

Região

PJ deteve três suspeitos de tráfico de droga em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro,  deteve um homem e duas mulheres pela presumível prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e de detenção de arma proibida. As

Última Hora

Semana começa com muito calor, mas as temperaturas caem 10 graus já na quarta-feira

As temperaturas máximas vão sofrer uma descida de cerca de 10 graus Celsius já na quarta-feira devido à aproximação de uma frente fria.

Informação

Faleceu antigo autarca de Ervedal da Beira, Filipe Mendes Alexandrino

Faleceu o antigo presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira e  militante do Partido Socialista, Filipe Mendes Alexandrino.

Educação

Crianças plantaram mil árvores em ação de reflorestação em Oliveira do Hospital

O Dia Mundial da Árvore que hoje se assinala ficou marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela plantação de um milhar de árvores…

Educação

Município de Penacova mantém apoios aos alunos que frequentam o 1º CEB

Os alunos que frequentam, na área geográfica do concelho de Penacova, o 1º ciclo do ensino básico, vão manter, no ano letivo de 2018-2019, os apoios atribuídos pelo Município de

Informação

Incêndios de outubro: Mais de metade das causas foram intencionais ou negligentes

Segundo o relatório da Comissão Técnica Independente entregue ontem no parlamento, “em termos de grandes grupos de causas (…) 40% tiveram origem em reacendimentos, 40% em causas intencionais e 20%

Informação

Tábua: Município ativa Plano de Contingência e cancela atividades para reduzir riscos face ao Covid-19

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, ativou no passado dia 5 de março o Plano de Contingência do Município de Tábua, tendo apresentado o mesmo ontem, a