Liga de Travanca de Lagos recria as “Origens” em mais um Festival Cultural (Com vídeo)
18 Maio, 2018 1468 visualizações

Liga de Travanca de Lagos recria as “Origens” em mais um Festival Cultural (Com vídeo)

image_pdfimage_print

Tem hoje início, em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, a 5ª edição do Festival Cultural “Origens” que, até domingo, pretende recriar as tradições e prestar homenagem aos antepassados.


Convidado da Rádio Boa Nova, nesta manhã, Tiago Cerveira, presidente da Liga de Travanca de Lagos, explicou que o “Origens” conta com um programa para “públicos diferentes”, onde cabe a poesia, o rock, música popular, oficinas e workshops, jogos tradicionais, entre  outros. Momento alto do Festival é a tarde de domingo (dia 20), em que as pessoas “saem e aproveitam para ir à festa”, que decorre no habitual recinto do Origens, junto à “escola do Zambujeiro”.

Tal como em anos anteriores, o repto da organização é para que promotores e visitantes se surjam trajados à moda antiga, para assim se poder “dar um cenário à festa”.

O Festival Cultural de Travanca de Lagos, que acontece em três dias, evoluiu do modelo de tarde cultural que era dinamizada na localidade. Na quinta edição, Tiago Cerveira refere que o “objetivo é crescer, mas de forma sustentada”. “Se dermos o passo maior que a perna, podemos não ter condições logísticas e financeiras”, afirma o presidente da Liga, que prefere “fazer do Origens aquele perfume bom que vem no frasco pequenino”. “Crescer? Claro que sim. Mas, quem começou numa tarde cultural e já vai num festival de três dias, já é fantástico. Já é um crescimento brutal”, constata Tiago Cerveira, notando que o propósito do Origens é marcar pela diferença e “criar uma programação alternativa que apanhe todos os grupos”.

No primeiro “Origens” a acontecer após o grande incêndio de Outubro, Tiago Cerveira dá conta da importância associada ao evento, que visa dar novo ânimo às gentes da localidade que tanto foram afetadas pela tragédia”.

Anterior Município de Oliveira do Hospital tem a “Cultura em Movimento”
Seguinte Liga de Travanca de Lagos recria as “Origens” em mais um Festival Cultural

Notícias Relacionadas

Informação

Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 6 a 12 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Ansião: Jovem de 20 anos morre durante corte de árvore

Um jovem de 20 anos morreu esta sexta-feira, quando a árvore que estava a cortar caiu sobre ele, em Outeiro da Lagarteira, em Ansião.

Informação

Equipa da UC procura voluntários para participar em estudo sobre o gás radão

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Radioatividade Natural (LRN) da Universidade de Coimbra (UC) vai realizar …

Informação

Lousã: Homem detido na posse de 210 plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial da Lousã, deteve, ontem, dia 20 de setembro, um homem, com 65 anos, por tráfico de estupefacientes, na Lousã.

Destaque

Oliveira do Hospital acolhe Semana Académica até dia 5 de maio

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe mais uma Semana Académica, protagonizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que tem início já esta noite,

Região

Concelho de Tábua sem casos ativos de Covid-19

A esta altura, o concelho de Tábua não regista casos ativos de Covid-19.

Informação

Para 2020, Marcelo pede um “Governo forte, concretizador e dialogante”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez ontem a sua quarta mensagem de Ano Novo. Avisou que ia ser uma mensagem “discreta”. Pediu um Governo “forte, concretizador e

Última Hora

Covid-19: Portugal com 451 novos infetados e mais seis mortos nas últimas 24 horas

O boletim epidemiológico desta sexta-feira revela que o novo coronavírus já matou 1.555 pessoas em Portugal e infetou 40.866. São mais seis mortos nas últimas 24 horas – uma variação

Destaque

II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela segunda vez, a Semana Cultural dedicada à arte e cultura, que decorre de 22 a 28 de dezembro, em Penalva de Alva, com o

Informação

Prémio Geoconservação 2020 atribuído aos municípios do Estrela Geopark

Os nove municípios que integram o Estrela Geopark foram distinguidos com o Prémio Geoconservação 2020, pela qualidade, pela diversidade e pelo “potencial impacte socioeconómico do trabalho desenvolvido no território”.

Última Hora

Ana Abrunhosa entende que “se critério da população continuar”, o Interior está “condenado”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje que o país precisa de alterar os critérios de criação…

Região

Desde o início do ano ocorreram cinco incêndios em habitações em Oliveira do Hospital. No distrito foram 120

No período de 1 de janeiro a 26 de março deste ano ocorreram cinco incêndios urbanos no concelho de Oliveira do Hospital, menos três do que em 2015 …