Leiria candidata-se a Cidade Europeia do Desporto em 2022
18 Fevereiro, 2020 384 visualizações

Leiria candidata-se a Cidade Europeia do Desporto em 2022

image_pdfimage_print

Leiria vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto em 2022 porque “respira desporto”, diz o vereador com este pelouro no município, realçando os níveis de atividade física e desportiva no concelho, “ímpares na realidade nacional”.

Na quarta-feira, a cidade lança a candidatura, sob o lema “Leiria é de todos e para todos”, suportada na ideia de que “a atividade física é um eixo prioritário da intervenção municipal desde há largos anos”, explica à agência Lusa Carlos Palheira.

“O desporto tem hoje uma grande expressão no nosso território. Leiria acredita nos valores intrínsecos do desporto e que estes ajudam a criar uma sociedade cada vez melhor. Enfim, Leiria respira desporto”, realça o vereador.

Ser Capital Europeia do Desporto ajudará Leiria a aumentar a “notoriedade e visibilidade em termos nacionais e internacionais” e “projetará tudo o que de bom faz na área do desporto”.

“Estamos a capacitar o concelho com um conjunto de infraestruturas que vão melhorar e aumentar as possibilidades de prática desportiva formal e informal”, frisa Carlos Palheira.

A nível associativo, a atribuição do título em 2022 pode configurar “uma grande oportunidade para mostrar tudo o que de bom se faz cá”.

Segundo o vereador, os principais argumentos da candidatura de Leiria são “o aumento dos níveis de prática da atividade física e desportiva”, sobretudo nas áreas do “desporto para todos e desporto informal”.

“Os níveis de atividade física e desportiva na cidade de Leiria são ímpares, na realidade nacional”, garante Carlos Palheira.

A par disso, assiste-se a um “crescimento em termos absolutos do número de praticantes, do número de clubes, do número de eventos, da diversidade da prática em Leiria, do número de instalações desportivas, da inclusividade da prática”.

Para o responsável municipal, destaca-se “o desporto informal com a sua força, a aptidão natural que Leiria tem denotado para a prática desportiva, em que são reflexo os seus campeões nacionais”.

Na quarta-feira, a cidade lança publicamente a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2022, com o lançamento do questionário de candidatura, que será apresentada posteriormente.

A cerimónia inclui uma festa envolvendo o associativismo desportivo da cidade, simbolicamente incluída na corrida e caminhada semanal “Brisas do Lis Night Run”, que arrancou em 2013.

lusa.pt

Anterior AEOH implementa instrumento de certificação do ensino profissional (com vídeo)
Seguinte País:  GNR detetou 863 condutores a utilizar o telemóvel enquanto conduziam

Notícias Relacionadas

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Região

Duas idosas morrem atropeladas em Aveiro

Duas mulheres com 88 e 90 anos de idade morreram esta quarta-feira após atropelamento, na localidade de Bustos, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro.

Última Hora

Município de Góis acolhe projeto Aprender, Brincar, Crescer em Góis

A Câmara Municipal de Góis acolhe o projeto Aprender, Brincar, Crescer, associando-se à Fundação Bissaya Barreto, instituição responsável pela implementação de grupos lúdicos para crianças e suas famílias – os Grupos Aprender,

Última Hora

Sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro na Rádio Boa Nova

O habitual sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promovido pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital realiza-se esta tarde, pelas 14h15, na Rádio Boa Nova.

Última Hora

Incêndio em Góis está dominado

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.

Última Hora

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

Informação

Mário Patrão entra no Top 20 do Dakar 2019

Mário Patrão, piloto de Seia do KTM Factory Racing sobe três posições do Top 20 Dakar 2019.

Última Hora

Mulher encontrada morta após incêndio na Guarda

Uma mulher, cuja idade ainda não foi possível apurar, foi encontrada morta, esta quinta-feira numa habitação localizada no Sabugal, na Guarda.

Região

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Região

Orquestra Clássica do Centro junta-se a Bandas Filarmónicas de Penela

No dia 26 de janeiro, sábado, às 21h30, a Orquestra Clássica do Centro (OCC) convida músicos de várias Bandas Filarmónicas do município de Penela para um Concerto Sinfónico a realizar-se

Região

Região: Idoso encontrado depois de 15 horas desaparecido

Um homem de 88 anos  foi encontrado na terça-feira à noite depois de ter estado desaparecido cerca de 15 horas em Sever do Vouga. O homem  encontra-se em observação no

Educação

Nelas é palco do projeto “Tourism Train Experiences”

No âmbito do projecto “Tourism Train Experiences” desenvolvido por estudantes da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia…