Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde
3 Janeiro, 2019 783 visualizações

Legionella volta a ser detetada no Centro de Saúde de Mangualde

image_pdfimage_print

O Centro de Saúde de Mangualde está novamente com problemas de legionella. Dois anos depois de ter sido detetada a bactéria, o problema voltou a afetar esta unidade de saúde.

As autoridades dizem que não está em causa a saúde pública e que já foram tomadas todas as medidas necessárias.

Segundo avança o Jornal do Centro, a legionella está novamente presente no sistema de água da unidade, com níveis muito elevados. Na deteção anterior conduzida em novembro de 2017, a bactéria encontrava-se apenas na água quente.

De acordo com a mesma fonte, os profissionais de saúde e os restantes trabalhadores do centro de saúde estão assustados, tanto mais que já foram avisados para não usar a água quente e se tiverem de usar a fria, devem usar máscara.

O Jornal do Centro contactou a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, que garantiu que a situação está completamente controlada, sublinhando que a presença da bactéria “implica orientações que estão a ser feitas” e que podem ser reforçadas, recorrendo à “desinfecção química ou o choque térmico”.

Estas medidas só serão tomadas depois de conhecidos os resultados das últimas análises, que devem chegar na próxima semana.

O ACES Dão Lafões realçou ainda que foram tomadas todas as precauções necessárias junto dos funcionários, assegurando que este caso “não tem implicações na saúde pública”, pelo que não há necessidade de encerrar o centro de saúde.

Fonte: Jornal do Centro

Anterior Ana Teresa Falcão de Brito é a nova presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos
Seguinte CISE organiza “Caminhada na Neve”

Notícias Relacionadas

Última Hora

TEN apresenta “Pas de Deux” em Seia

Depois da estreia em dezembro passado, em Vila Real, a primeira obra do coletivo da comunidade transmontana TEN – “Pas de Deux”- apresenta-se…

Última Hora

COVID-19: Câmara de Seia associa-se a empresa local na produção de máscaras

A Câmara Municipal de Seia vai associar-se a uma empresa de confeções, com sede no Concelho, que está prestes a iniciar a produção de máscaras…

Última Hora

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva e neve

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e queda de neve.

Cultura

Seia promove 4º Encontro da Rede de Bibliotecas

Nos dias 6 e 7 de setembro a Rede de Bibliotecas Escolares e Municipal de Seia (RBEMS) promove mais umas jornadas de formação, este ano subordinadas ao tema “Leitur@s: em

Última Hora

Avoense com “distrofia muscular” desafia responsáveis a viajar na sua cadeira numa carrinha de transporte de deficientes até Coimbra

António Marques é residente em Avô e vive, duas vezes por semana, o drama do mau estado das estradas que servem o concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra analisou, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua, a solução apresentada pelo Governo para o IP3,…

Última Hora

Equipa “+ Vida pela Vida” promove caminhada na luta contra o cancro (com vídeo)

“Caminhar pela Vida” é o nome da iniciativa que vai decorrer no próximo dia 16 de junho, no âmbito do projecto “Dou Mais Tempo à Vida” da Liga Portuguesa Contra

Informação

Balanço: Distrito de Coimbra registou 4 683 acidentes, 25 mortos e 72 feridos graves

Os acidentes rodoviários aumentaram nos primeiros dez meses do ano e provocaram a morte a 422 pessoas. No distrito de Coimbra há registo de 4 683 acidentes, 25 mortos e 72

Sociedade

GNR intensifica fiscalização com operação “Hermes – Viajar em Segurança”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, dia 28 de junho e até dia 1 de setembro, intensifica as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes…

Última Hora

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Região

Nelas: Primeiro Ministro inaugurou loja do cidadão

O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou hoje a Loja do Cidadão de Nelas e garantiu que, no final desta legislatura, …

Politica

Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Em apresentação que decorreu, ontem, na Bobadela, a coligação “Construir o Futuro”, liderada pelo CDS e que integra o MPT e o PPM, apresentou o seu candidato à freguesia da