Lajeosa: Homem condenado a 11 anos de prisão por homicídio
29 Abril, 2020 735 visualizações

Lajeosa: Homem condenado a 11 anos de prisão por homicídio

image_pdfimage_print

O Tribunal de Coimbra condenou hoje um homem a 11 anos de prisão por ter matado um antigo amigo com recurso a uma navalha, na Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital.

Segundo avança a agência Lusa, oTribunal de Coimbra deu como provados os factos tal como constavam na acusação, determinando a pena a fixar em 11 anos de prisão e salientando os antecedentes criminais do indivíduo, já anteriormente condenado a vários crimes de ofensas à integridade física, pelos quais cumpriu pena.

O homem de 49 anos e a vítima, que tinham sido amigos durante mais de 20 anos, tinham uma relação conflituosa, desde que o arguido passou com o seu rebanho de ovelhas nas propriedades do ofendido, refere a acusação do Ministério Público.

A 29 de agosto de 2019, os homens encontraram-se para conversar e beber vinho, sendo que, já depois da meia-noite, os dois desentenderam-se e, depois de uma discussão, o arguido retirou do bolso uma navalha e desferiu um golpe no pescoço da vítima, que veio a desmaiar já em sua casa, onde acabou por falecer.

Durante o julgamento, o homem de 49 anos admitiu grande parte dos factos que constavam na acusação, mas afirmou que apenas atacou a vítima com uma navalha com o intuito de se defender.

“Não foi convincente. Se analisarmos as declarações, verificamos que não fazem muito sentido. Diz que o ofendido lhe bateu com um pau, com tal força que o atirou ao chão e que estava a dar-lhe murros e bofetadas. Mesmo assim, conseguiu tirar a navalha, abrir a navalha com as duas mãos – sabemos que era uma navalha fechada – e então depois atingiu o ofendido”, argumentou a juíza que presidiu ao coletivo, notando ainda que nem a GNR nem a PJ encontraram qualquer pau no local do crime ou na residência da vítima.

“O senhor já foi preso, cumpriu pena e nada disso o impediu de praticar os factos que constam nos autos”, salientou a juíza, vincando que o arguido também já tinha ameaçado de morte a vítima por diversas vezes.

Anterior DGS apela à vacinação das crianças para evitar outras epidemias
Seguinte Município de Oliveira do Hospital lança programa “mOHve-te em casa” para combater absentismo em tempo de pandemia

Notícias Relacionadas

Informação

GNR intensifica fiscalização com operação “Hermes – Viajar em Segurança”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, dia 28 de junho e até dia 1 de setembro, intensifica as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes…

Última Hora

IP3 cortado na zona de Tondela após acidente com sete feridos

Sete pessoas ficaram feridas hoje de manhã num acidente no Itinerário Principal (IP) 3, via que se encontra cortado no sentido Santa Comba Dão – Tondela, …

Informação

Suspeito de atirar contra militares da GNR de Coimbra foi detido em Espanha

A Polícia Judiciária do Centro anunciou hoje ter sido detido em Espanha o homem suspeito da tentativa de homicídio de dois militares …

Destaque

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Informação

63 acidentes e 613 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de março, o Comando Territorial de Coimbra da GNR, registou 63 acidentes e mais de 613 infrações, no âmbito de um conjunto de operações

Última Hora

FCOH 1 – Praiense 1 – Transmissão em direto (Parceria com o FCOH)

Campeonato de Portugal – Série C – 2ª Jornada FCOH empata em casa frente ao SC Praiense, num jogo que merecia mais. O FCOH e a Rádio Boa Nova transmitiram

Informação

Série documental “15 memórias do fogo” dá voz às vítimas dos fogos de outubro

A ‘websérie’ documental “15 memórias do fogo” estreia-se no domingo, com o objetivo de contar 15 histórias em torno dos fogos de outubro de 2017, para dar voz e visibilidade

Informação

Câmara Municipal de Seia vai integrar 78 trabalhadores precários

A Câmara Municipal de Seia abriu hoje, e até dia 20 de abril, os procedimentos concursais para a regularização extraordinária dos vínculos precários de 78 trabalhadores, ao abrigo do Programa

Sociedade

Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra “Da Nossa Terra”

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 8 de julho,…

Última Hora

Coimbra: Corpo de homem encontrado no rio Mondego

O corpo do homem desaparecido na quarta-feira foi encontrado ontem, no rio Mondego, em Coimbra.

Última Hora

GNR intensifica patrulhamento com operação “Todos os Santos”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no período de 31 de outubro a 4 de novembro, altura em que é celebrado o dia de “Todos os Santos”, vai intensificar o patrulhamento…

Sociedade

Mais de 1.300 operacionais combatem fogos no país

Vários incêndios de grande dimensão em Portugal continental mobilizavam hoje 1.370 operacionais, mais de um terço dos quais em Abrantes, …