Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”
23 Setembro, 2016 2974 visualizações

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

image_pdfimage_print

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.

vinho1O mote são as Vindimas, não fosse também Lagares da Beira terra de bom vinho. Com o abandono das terras, esta é porém uma atividade em declínio na freguesia, motivo que levou o Rancho Folclórico, liderado por Alexandre Pinto, a recriar aquela tradição. Na “Manhã Informativa” da Rádio Boa Nova, o responsável contou que, há sete anos, começou tudo numa brincadeira. Mas, agora “está-se a tornar muito sério”.

Na Festa das Vindimas, os visitantes são convidados a participar na festa vindimas2vindima e a acompanhar todo o processo da feitura do vinho e do bagaço. É, por isso, um evento aberto a toda a comunidade e muito apreciado pelos mais novos. A vindima é feita numa vinha que está a cargo do Rancho Folclórico e Cultural e, acontece, de modo simbólico também na vinha que de véspera é instalada no Largo da Feira e, cujo corte das uvas, vindimasquase sempre por utentes de instituições da freguesia, constitui momento alto do certame.

A este “evento que é muito aguardado” e que engrandece a freguesia de Lagares da Beira e o concelho de Oliveira do Hospital, Alexandre Pinto espera que acorram muitos visitantes, à semelhança do que sucedeu em edições anteriores. Convida, por isso, toda a população a marcar presença, na certezade que todos “serão recebidos da melhor forma”. “Lagares da Beira tem a característica ser uma vila hospitaleira”, lembrou Alexandre Pinto.

A Festa das Vindimas não se esgota no corte das uvas e feitura do vinho e do bagaço. Destaque ainda para as barraquinhas de produtos regionais, queijos, enchidos, vinhos, mel, rendas e bordados, artesanato e os doces típicos de Lagares. O evento é enriquecido com toda uma programação cultural e de animação musical. Na organização, o rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira conta com a colaboração do Município de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Lagares da Beira, ADI, Ludoteca e Grupo de Jovens.

Anterior Centro 2020 aprovou mais 200 projetos para empresas da região
Seguinte 22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

Notícias Relacionadas

Sociedade

Equipa “Trevo 4 folhas” promove caminhada brilhante na luta contra o cancro

Chama-se “Glow Walk” e consiste numa caminhada urbana noturna que vai acontecer, no próximo dia 31 de maio, pelas 21h00, na cidade de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Pombal: Homem detido por abuso sexual a menor de oito anos

Um homem de 43 anos foi detido pela Polícia Judiciária. O suspeito está indiciado pela presumível prática, reiterada, de crimes de abuso sexual de uma menina de oito anos.

Última Hora

Número de mortos nos incêndios de outubro sobe para 45

O número de mortos decorrentes dos incêndios que deflagraram no mês de outubro subiu para 45. A mais recente vítima mortal encontrava-se internada no Hospital da Prelada, no Porto.

Última Hora

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou

Informação

Nogueira do Cravo não realiza Carnaval devido aos incêndios

A freguesia de Nogueira do Cravo interrompe, este ano, a tradição carnavalesca que tinha sido recuperada em 2010 com a realização dos habituais desfiles em cada ano.

Informação

Tribunal de Contas concedeu visto para reabilitação de habitações em Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas concedeu, esta quinta-feira, o visto para a reabilitação de habitações destruídas pelo grande incêndio em Oliveira do Hospital.

Região

Sindicato aponta irregularidades no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

O Centro Hospitalar Tondela – Viseu vive uma “situação lamentável e irregular”, tal como defendeu hoje a delegação Centro do Sindicato Independente dos Médicos,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 28 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Piscina Municipal de Arganil assinala 6º aniversário

Na semana de 11 a 17 de Março a Piscina Municipal de Arganil celebra o seu 6º Aniversário. Inserida nas comemorações do 6º Aniversário está a ser promovida uma campanha,

Desporto

Oliveirenses festejaram o título de “campeões europeus”

À semelhança do que aconteceu por todo o país e em vários cantos do mundo, também os oliveirenses festejaram, ontem à noite, a conquista do campeonato Europeu.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital conta com apoio financeiro para combater vespa asiática

O Município de Oliveira do Hospital aprovou recentemente, junto do Fundo Florestal Permanente (FFP), uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos de vespa velutina – vulgarmente conhecida como

Sociedade

GNR deteve 12 suspeitos de tráfico em Seia, Oliveira do Hospital e Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia detiveram no dia 12 de julho, 10 homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e 70 anos,…