Lagares da Beira: Carnaval da Beira Serra “será muito bom e com muita alegria”
19 Fevereiro, 2020 1862 visualizações

Lagares da Beira: Carnaval da Beira Serra “será muito bom e com muita alegria”

image_pdfimage_print

Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro cumpre-se a 43ª edição do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, …

… no concelho de Oliveira do Hospital. O cortejo carnavalesco acontece na tarde de terça-feira, dia 25, e a organização assegura que “será muito bom e com muita alegria”.

Certo de que o tempo vai estar bom neste Carnaval, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira só pode prever que a 43ª edição do Carnaval da Beira Serra resulte num sucesso.

Convidado desta manhã do programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, Telmo Esteves, disse que o cortejo carnavalesco, que acontecerá na tarde de 25 de fevereiro, a partir das 14h30, será “muito bom e com muita alegria”.”

Desde que haja sol, há sempre a possibilidade de fazer um corso com muita alegria”, referiu o responsável a propósito de um trabalho que tem vindo a ser realizado desde há dois meses por grupos de pessoas e instituições. “É bom que as pessoas venham, para que Lagares da Beira também possa mostrar que tem capacidade para grandes eventos”.

Segundo o responsável, o Carnaval da Beira Serra “é o maior evento que Lagares faz e é dos maiores eventos que o concelho tem”, sendo uma demonstração da “força do voluntariado e do papel associativo”. Telmo Esteves destacou a tradição que o Carnaval tem em Lagares da Beira e que não se esgota nos últimos 43 anos em que o carnaval se tem realizado ininterruptamente. “A antiguidade deste Carnaval é ainda mais longínqua”, referiu o dirigente.

O programa do Carnaval da Beira Serra inicia no dia 24, pelas 22h, com o Baile do Chapéu. Porém, como referiu Telmo Esteves, o “dia forte é o dia 25” com o desfile com os carros alegóricos, com a entrada da fanfarra que irá buscar a rainha ao Agrupamento de Escolas, que depois fará o percurso para recolher todos os bairros participantes. “O percurso já e conhecido e é tradicional, todas as pessoas conhecem”, referiu. Telmo Esteves adiantou que “há trabalhos muito engraçados que partem da imaginação das pessoas envolvidas nos bairros ou instituições” e que contam com o acompanhamento do professor Brites, com experiência na elaboração de carros alegóricos.

Esta manhã, o responsável destacou os grupos participantes no Carnaval da Beira Serra: a Escola Básica Integrada de Lagares da Beira(com a rainha) e  alunos de Oliveira do Hospital,  o Bairro da Avenida, a Obra Eugénia Garcia Monteiro de Brito, a Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira através do Rancho, a Associação de Jovens, o Pedro da Quinta da Pica com as Produções Carnavalescas, o Grupo da Vila do Mato, o Grupo de Aldeia Formosa e ainda um grupo de jovens que fará a construção de um carro bar. No conjunto participarão nove grupos, com cerca de 400 figurantes, com uma dezena de carros alegóricos que prometem animar as ruas da vila de Lagares da Beira.

Às portas da 43ª edição do Carnaval da Beira Serra, Telmo Esteves defendeu que o Carnaval deve ser feito com alguma sustentabilidade, pelo que a subida a um patamar superior só deverá acontecer quando houver condições. Atualmente o orçamento ronda os 12.500 Euros, à semelhança de anos anteriores, sendo “fundamentais” os apoios do Município de Oliveira do Hospital, da Junta de Freguesia de Lagares da Beira e de empresas patrocinadoras. Telmo Esteves entende, contudo, que o Carnaval de Lagares “precisa de ser reinventado no sentido de crescer”, defendendo a constituição de uma comissão organizadora externa aos bombeiros (como existiu no passado, como referiu o dirigente). “Precisávamos de uma maior envolvência de pessoas na organização”, afirmou Telmo Esteves, assegurando que o apoio dos bombeiros “será inequívoco”.

Falar de Carnaval da Beira Serra é falar também do Enterro do Entrudo e Leitura das Tradicionais Deixas, momentos que acontecem na noite de quarta-feira, dia 26, a partir das 22h00, pelas ruas da vila de Lagares da Beira.

O encerramento do Carnaval só acontece, porém, no próximo domingo, dia 1 de março com um almoço, porco no espeto, nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, com todas as pessoas  envolvidas na preparação e realização do Carnaval.

Esta manhã, no programa, “Outras Conversas”, Telmo Esteves lamentou o falecimento do bombeiro do Quadro de Honra e Crachá de Ouro, Agostinhos Campos Marques, que se encontra em câmara ardente no quartel de bombeiros de Lagares da Beira . O funeral realiza-se amanhã, dia 20, pelas 16h00.

Anterior Deputados do PSD preocupados com falta de médicos em Mortágua
Seguinte Administração Regional de Saúde garante dois novos médicos para Mortágua

Notícias Relacionadas

Informação

Ministro Pedro Marques vem a Oliveira do Hospital adjudicar requalificação da Estrada da Beira

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, desloca-se amanhã, 6 de janeiro, a Oliveira do Hospital para a adjudicar a obra de requalificação da Estrada da Beira…

Informação

Obras para colocação de fibra ótica no Maciço Central arrancam este mês

No âmbito do projeto intitulado “Conectividade no Maciço Central”, inédito na zona geográfica da Serra da Estrela, onde a Altice decidiu fazer um grande investimento de infraestruturação do território de

Nacional

O sol vai espreitar no fim-de-semana mas conte com chuva e frio

Os meteorologistas apontam para uma descida da temperatura mínima esta sexta-feira, um quadro que se vai estender até amanhã. Para hoje ainda é esperada queda de neve.

Sociedade

Chuva regressa este fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por períodos de chuva nas regiões do norte e centro, com as temperaturas a variarem entre 15 e 23 graus Celsius,…

Última Hora

Covid_19: Subiu para 160 o número de mortes em Portugal. São já 7.443 infetados

Há 7.443 infetados por Covid-19 em Portugal e já se contabilizaram 160 mortes (mais 20 do que ontem) no nosso país devido a este vírus, é avançado no mais recente

Cultura

7 Maravilhas à Mesa: ADIBER desafia região a votar na Mesa da Beira Serra – 760 10 70 24 (com vídeo)

A Mesa da Beira Serra é uma das pré-finalistas ao concurso das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. A ADIBER, promotora da candidatura, apela à mobilização de toda a região

Última Hora

Despiste de camião leva a corte da A1 em Albergaria-a-Velha

Um pesado de mercadorias despistou-se, ao início da manhã desta quinta-feira, na A1, ao quilómetro 249, em Albergaria-a-Velha, Aveiro, no sentido Norte-Sul.

Informação

Luís Lagos diz que a sua queijaria nunca foi convidada para Feira do Queijo e considera “um erro” a promoção de um queijo contra outro queijo

O deputado do CDS-PP criticou na última Assembleia Municipal o modelo da Feira do Queijo que é realizada em Oliveira do Hospital. Luís Lagos referiu …

Nacional

GNR realiza operação “Censos Sénior 2018”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, durante todo o mês de outubro e em todo o território nacional, mais uma edição dos “Censos Sénior”,…

Informação

Arganil promove esclarecimento sobre a Estratégia para a Floresta e o Território

No âmbito da Estratégia para a Floresta e para o Território, que se encontra a ser desenvolvida pelo Município de Arganil, terão lugar três sessões de esclarecimento, …

Informação

Mais de 33 toneladas de pinhas apreendidas em todo o país

Desde o dia 1 de novembro que os militares da GNR do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente levaram a cabo, em todo o território nacional, …

Região

Ministério da Saúde abre concurso para 86 médicos de família. 30 vagas são para a ARS Centro

O Ministério da Saúde anunciou a abertura de um procedimento concursal para preenchimento de 86 postos de trabalho na área de Medicina Geral e Familiar.