Lagares da Beira: Carnaval da Beira Serra “será muito bom e com muita alegria”
19 Fevereiro, 2020 2273 visualizações

Lagares da Beira: Carnaval da Beira Serra “será muito bom e com muita alegria”

image_pdfimage_print

Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro cumpre-se a 43ª edição do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, …

… no concelho de Oliveira do Hospital. O cortejo carnavalesco acontece na tarde de terça-feira, dia 25, e a organização assegura que “será muito bom e com muita alegria”.

Certo de que o tempo vai estar bom neste Carnaval, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira só pode prever que a 43ª edição do Carnaval da Beira Serra resulte num sucesso.

Convidado desta manhã do programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, Telmo Esteves, disse que o cortejo carnavalesco, que acontecerá na tarde de 25 de fevereiro, a partir das 14h30, será “muito bom e com muita alegria”.”

Desde que haja sol, há sempre a possibilidade de fazer um corso com muita alegria”, referiu o responsável a propósito de um trabalho que tem vindo a ser realizado desde há dois meses por grupos de pessoas e instituições. “É bom que as pessoas venham, para que Lagares da Beira também possa mostrar que tem capacidade para grandes eventos”.

Segundo o responsável, o Carnaval da Beira Serra “é o maior evento que Lagares faz e é dos maiores eventos que o concelho tem”, sendo uma demonstração da “força do voluntariado e do papel associativo”. Telmo Esteves destacou a tradição que o Carnaval tem em Lagares da Beira e que não se esgota nos últimos 43 anos em que o carnaval se tem realizado ininterruptamente. “A antiguidade deste Carnaval é ainda mais longínqua”, referiu o dirigente.

O programa do Carnaval da Beira Serra inicia no dia 24, pelas 22h, com o Baile do Chapéu. Porém, como referiu Telmo Esteves, o “dia forte é o dia 25” com o desfile com os carros alegóricos, com a entrada da fanfarra que irá buscar a rainha ao Agrupamento de Escolas, que depois fará o percurso para recolher todos os bairros participantes. “O percurso já e conhecido e é tradicional, todas as pessoas conhecem”, referiu. Telmo Esteves adiantou que “há trabalhos muito engraçados que partem da imaginação das pessoas envolvidas nos bairros ou instituições” e que contam com o acompanhamento do professor Brites, com experiência na elaboração de carros alegóricos.

Esta manhã, o responsável destacou os grupos participantes no Carnaval da Beira Serra: a Escola Básica Integrada de Lagares da Beira(com a rainha) e  alunos de Oliveira do Hospital,  o Bairro da Avenida, a Obra Eugénia Garcia Monteiro de Brito, a Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira através do Rancho, a Associação de Jovens, o Pedro da Quinta da Pica com as Produções Carnavalescas, o Grupo da Vila do Mato, o Grupo de Aldeia Formosa e ainda um grupo de jovens que fará a construção de um carro bar. No conjunto participarão nove grupos, com cerca de 400 figurantes, com uma dezena de carros alegóricos que prometem animar as ruas da vila de Lagares da Beira.

Às portas da 43ª edição do Carnaval da Beira Serra, Telmo Esteves defendeu que o Carnaval deve ser feito com alguma sustentabilidade, pelo que a subida a um patamar superior só deverá acontecer quando houver condições. Atualmente o orçamento ronda os 12.500 Euros, à semelhança de anos anteriores, sendo “fundamentais” os apoios do Município de Oliveira do Hospital, da Junta de Freguesia de Lagares da Beira e de empresas patrocinadoras. Telmo Esteves entende, contudo, que o Carnaval de Lagares “precisa de ser reinventado no sentido de crescer”, defendendo a constituição de uma comissão organizadora externa aos bombeiros (como existiu no passado, como referiu o dirigente). “Precisávamos de uma maior envolvência de pessoas na organização”, afirmou Telmo Esteves, assegurando que o apoio dos bombeiros “será inequívoco”.

Falar de Carnaval da Beira Serra é falar também do Enterro do Entrudo e Leitura das Tradicionais Deixas, momentos que acontecem na noite de quarta-feira, dia 26, a partir das 22h00, pelas ruas da vila de Lagares da Beira.

O encerramento do Carnaval só acontece, porém, no próximo domingo, dia 1 de março com um almoço, porco no espeto, nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, com todas as pessoas  envolvidas na preparação e realização do Carnaval.

Esta manhã, no programa, “Outras Conversas”, Telmo Esteves lamentou o falecimento do bombeiro do Quadro de Honra e Crachá de Ouro, Agostinhos Campos Marques, que se encontra em câmara ardente no quartel de bombeiros de Lagares da Beira . O funeral realiza-se amanhã, dia 20, pelas 16h00.

Anterior Deputados do PSD preocupados com falta de médicos em Mortágua
Seguinte Administração Regional de Saúde garante dois novos médicos para Mortágua

Notícias Relacionadas

Sociedade

Párocos de Oliveira do Hospital realizaram Visita Pascal através de viatura com altifalante (com vídeo)

O Pároco de Oliveira do Hospital, Padre António Loureiro, realizou, este domingo, a Visita Pascal pelas ruas, atrás de uma viatura com altifalante.

Informação

Coimbra: GNR recolheu milhafre e abutre nas bermas de autoestrada

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coimbra, no dia 17 e 20 de agosto, recolheu um milhafre, em Condeixa-a-Nova, e um abutre, em Trouxemil.

Última Hora

Consulta de Saúde Mental acompanha 303 doentes e tem lista de espera de 39

Em Oliveira do Hospital, a consulta de saúde mental comunitária do Pinhal Interior Norte, acompanha 303 doentes. A lista de espera para esta consulta,…

Informação

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Sociedade

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Região

Bispo de Coimbra ordenou três sacerdotes e um diácono

O bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, presidiu, no domingo , à ordenação de três sacerdotes e um diácono, momento que disse ser um “novo alento” para a diocese, …

Última Hora

ASAE apreendeu 50 quilos de queijo por uso indevido de rótulo “Serra da Estrela”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 50 quilos de queijo com utilização indevida do rótulo Queijo Serra da Estrela.

Região

Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), com sede em Oliveira do Hospital, acusa o Governo de não responder aos seus pedidos para ser ouvida.

Informação

País: Morreu Freitas do Amaral

Morreu Diogo Freitas do Amaral aos 78 anos de idade. O antigo presidente e fundador do CDS foi internado no passado dia 16 de setembro nos cuidados intermédios …

Região

Vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira morre aos 52 anos

O vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, José Manuel Oliveira, morreu hoje aos 52 anos, vítima de doença súbita.

Última Hora

Oliveira do Hospital já investiu 236 mil euros no Incentivo à Natalidade

O Município de Oliveira do Hospital investiu, até 31 de dezembro de 2015, 236 mil euros no incentivo à natalidade beneficiando 213 crianças de 213 famílias. Os números constam do

Informação

Câmara de Arganil aprova orçamento de 22 milhões de euros para 2020

A Câmara Municipal de Arganil aprovou, no dia 5 de novembro, as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2020 no valor de aproximadamente 22 Milhões de Euros. A