Juventude Popular de Oliveira do Hospital propõe projeto de voluntariado jovem de vigilância florestal ao executivo (com audio)
23 Julho, 2020 493 visualizações

Juventude Popular de Oliveira do Hospital propõe projeto de voluntariado jovem de vigilância florestal ao executivo (com audio)

image_pdfimage_print

A Juventude Popular (JP) de Oliveira do Hospital sugeriu ao executivo Municipal de Oliveira do Hospital(PS) um projeto de voluntariado jovem de vigilância florestal, numa altura em que “Portugal tem sido varrido…

… por ondas de calor persistentes”  e “certos concelhos já têm registado incêndios florestais, acabando infelizmente por fazer reavivar a memória e o receio dos Oliveirenses daquele ano funesto de 2017”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, João Pais, presidente da Concelhia da JP de Oliveira do Hospital explicou que a proposta pretende “consciencializar os mais jovens para problemática florestal”. O  “Património Natural” de Oliveira do Hospital” é uma das preocupações da estrutura política.

Para o responsável, esta “consciencialização” é “importante a curto, médio e longo prazo”.

À Rádio Boa Nova, João Pais realça que a proposta”não é uma crítica ao executivo”. “Todos temos que ter esta preocupação ambiental”, defendeu.

De acordo com o presidente da JP, a área do ambiente tem sido uma das maiores preocupações do partido.

“Achamos que é uma forma de fazer política diferente, mais pro-ativa e mais inserida no contexto em que vivemos. Nós, jovens, temos que dar o exemplo”, afirmou.

A proposta consiste “num projecto de voluntariado jovem de vigilância florestal com o apoio e parceria do Instituto Português do Desporto e da Juventude ( IPDJ ) no âmbito do programa  denominado “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas“, deste mesmo Instituto”. Lembra a estrutura da JP que “este programa promove práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral para a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e monitorização e recuperação de territórios afectados”.

Para a JP este projeto será “benéfico não só para os jovens do município como para o nosso próprio concelho, pois este trará um conhecimento de causa aos jovens Oliveirenses e sensibilizara-os para algumas problemáticas florestais”. “Mais concretamente, ajudaria de forma producente a identificar situações que possam provocar incêndios ou que sejam prejudiciais para o meio ambiente, como amontoados de resíduos, permitiria verificar e possivelmente solucionar obstruções e degradações de caminhos florestais, ajudaria na vigilância florestal, focos de incêndio, descargas ilegais na floresta e nos rios e até analisar possíveis zonas que sofram de desflorestação florestal, para além de consciencializar toda uma população para as medidas preventivas contra incêndio, a sua sensibilização e até permitir o controlo de espécies invasoras que tanto tem assolado a nossa floresta municipal”, referem os jovens populares.

Em comunicado, a JP dá o exemplo do projeto “Operação Verde” em Oliveira do Bairro, e outros desenvolvido pelo Municípios vizinhos como Seia e Carregal do Sal e que demonstram assim “a preocupação com o seu meio e ecossistemas, na senda daquilo que já a nossa bancada na assembleia Municipal do CDS-PP tem vindo a propor e a alertar ao longo do mandato, entendendo a floresta e a organização florestal como algo fundamental para o futuro do nosso concelho”.

Anterior Região: PJ deteve homem suspeito de atear 10 incêndios para "satisfação pessoal"
Seguinte Incêndio em Arganil mobiliza 76 bombeiros e dois meios aéreos

Notícias Relacionadas

Região

Jovem detido em estádio após deflagrar engenho pirotécnico proibido

Um jovem de 21 anos foi detido por ter deflagrado um engenho pirotécnico proibido no Estádio Universitário de Coimbra, anunciou hoje a PSP em comunicado.

Informação

Aveiro: PJ deteve homem suspeito de matar a mãe

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem, com 65 anos de idade, aposentado, fortemente indiciado pelo homicídio da mãe, uma

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época da Páscoa

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período da Páscoa, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Informação

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital, apesar da vitória de ontem em casa por 3-2 frente à Académica, ainda não conseguiu recuperar a liderança do Campeonato da Divisão de

Região

Mulher morre atropelada por trator em Santa Maria da Feira

Uma mulher de 69 anos morreu hoje ao ser atropelada por um trator em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, informou fonte do Comando Distrital de Operações de

Última Hora

Hóquei Patins: Diogo Brantuas mantém-se no comando do FCOH e antevê dificuldades com a nova distribuição de zonas

Diogo Brantuas vai continuar no comando da equipa sénior da secção de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e, com a nova distribuição de zonas no

Desporto

Maratona Clube Vila Chã distinguiu atletas em dia de aniversário

O Maratona Clube Vila Chã comemorou o seu 7º aniversário na Quinta do Crestelo, em Seia, na presença de atletas, sócios, apoiantes, patrocinadores e amigos.

Última Hora

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

Num fim-de-semana em que o Campeonato Nacional esteve interrompido para se realizaram jogos a contar para a Taça de Portugal, a Associação Desportiva (AD) de Lagares da Beira,…

Educação

ESTGOH com 200 vagas disponíveis para próximo ano letivo. Mais oito do que o ano passado.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) apresenta, para o próximo ano letivo, 200 vagas, mais oito do que o ano anterior. Foi a única

Sociedade

António Costa quer saber por que estrada 236-1 não foi fechada

Despacho assinado pelo primeiro-ministro faz várias perguntas ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a GNR. Primeiro-ministro quer respostas urgentes.

Nacional

Desinfeção nas escolas arranca amanhã

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, revelou hoje que a desinfeção de escolas encerradas devido à pandemia da covid-19, para a retoma das aulas, arranca esta quarta-feira, faseadamente,

Última Hora

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2019, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que decorre no concelho de