Juventude Popular critica “a inexistência de um espaço de estudo com horários flexíveis” em Oliveira do Hospital
13 Janeiro, 2020 91 visualizações

Juventude Popular critica “a inexistência de um espaço de estudo com horários flexíveis” em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A “inexistência de um espaço de estudo adequado e com horários flexíveis” em Oliveira do Hospital é uma preocupação para a Juventude Popular (JP) do concelho oliveirense…

…que critica o facto de a Biblioteca Municipal ser o único espaço aberto mas com “horários restritos” e “encerramento bastante prematuro”.

“A Biblioteca Municipal, neste momento, torna-se no único espaço aberto sendo bastante restrito no que diz respeito a horários, estando fechada ao fim-de-semana, abrindo somente ao sábado no horário matinal- e durante os dias úteis o seu encerramento é bastante prematuro (19h00), não permitindo, assim, aos estudantes a utilização do espaço de forma pós-laboral ou académica, sem qualquer margem no horário noturno”, refere a JP em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Para a JP, “estando o Instituto Politécnico de Coimbra representado no nosso concelho pela ESTGOH, é inadmissível que uma Instituição de Ensino Superior, não garanta, neste momento, um espaço de estudo adequado aos alunos que nela estão inseridos”. O que outrora existiu, agora vê-se extinto na Instituição, tendo havido uma transladação da sua biblioteca também para a Biblioteca Municipal”, refere.

“Na eventualidade da Biblioteca da ESTGOH ainda estar em funcionamento, matar-se-iam dois coelhos com uma cajadada, os alunos da ESTGOH podiam ter um espaço para estudarem, na sua Instituição de ensino e os alunos oliveirenses poderiam usufruir, também, do espaço. Isto, naturalmente, implicaria que o horário de abertura da ESTGOH se prolongasse até às 24h, pelo menos, visto que há muitos estudantes, quer oliveirenses, quer da ESTGOH que, a partir das 19h, não têm local adequado para estudar, havendo uma quantia considerável de alunos que têm como preferência e prática corrente o estudo em horário noturno”, lê-se

Para a Juventude Popular, “estes esforços são fulcrais e necessários para o seu sucesso dos alunos”.

“Aquilo que a Juventude Popular de Oliveira do Hospital vem propor não é que a ESTGOH ou a Biblioteca Municipal estejam abertas 24h, mas que, como Instituições essenciais à vida académica do concelho, estejam abertas num horário condizente com as necessidades dos estudantes. Concordamos que não há necessidade da ESTGOH ou a Biblioteca Municipal estarem abertas todo o dia, como algumas outras unidades orgânicas do politécnico em que está a ESTGOH inserida, mas achamos que é de capital importância que, pelo menos na época de exames, quer para os estudantes da ESTGOH, quer para outros estudantes oliveirenses, uma das duas instituições esteja de portas abertas até às 24h, por forma a prestar os serviços que entendemos serem os adequados aos mesmos”, defende.

Anterior Desporto: FCOH e ADN empataram. AD Lagares e Sampaense perderam
Seguinte Aos 60 anos José Manuel Santos “vira a página” para a “BigMat Canoliva”

Notícias Relacionadas

Informação

Inspetora da PJ conhece hoje sentença do Tribunal de Coimbra

A inspetora da Polícia Judiciária Ana Saltão, acusada de ter matado, em 2012, a avó do marido, conhece hoje, às 16h00, a sentença do Tribunal de Coimbra.

Informação

Incêndio em lar de idosos faz 16 feridos em Arganil

Um incêndio no lar da Santa Casa da Misericórdia de Arganil provocou 16 feridos esta segunda-feira de madrugada. Tiveram de ser assistidos em unidades de saúde…

Informação

Nogueirense – Atl. Reguengos para o play-off de descida, joga-se este sábado.

Campeonato de Portugal Prio –  Jogos do Play-off de descida iniciam-se este sábado às 17:00 horas Estas são as partidas da 1ª mão que se disputam este sábado: AD Nogueirense

Última Hora

GNR deteve seis pessoas em Castelo Branco, Guarda e Viseu por crime de incêndio florestal

A GNR anunciou ter detido seis pessoas pelo crime de incêndio florestal, na quarta e quinta feira, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Politica

Legislativas: PS aprova lista de candidatos por Coimbra liderada por Marta Temido

Marta Temido, Ministra da Saúde, é a cabeça-de-lista, Pedro Coimbra, presidente da Federação e deputado, em segundo, e João Ataíde,…

Última Hora

 “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”

O saudoso professor José Ramos Mendes foi homenageado, no passado domingo, na sua terra natal, Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra. A sua figura em ferro foi a homenagem que

Destaque

16 detenções, 777 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária,…

Informação

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova à descoberta do “Festival das Sopas”

Aproveitando a realização do “Festival das Sopas” em Santa Ovaia, as crianças voltaram a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital

Última Hora

Casal morreu após queda de viatura na ria de Aveiro

Um casal despistou-se, ontem à tarde  num veículo automóvel na ria de Aveiro e  foi retirado sem vida pela equipa de mergulhadores. O acidente ocorreu junto…

Destaque

Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população

Desde a passada segunda feira que o abastecimento público de água, em Oliveira do Hospital, está a ser assegurado pelo bombeiros. O Município oliveirense acusa a EDP de provocar a

Última Hora

PJ deteve mais um elemento de grupo traficante em Ovar

A Polícia Judiciária (PJ), em ação levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, procedeu, ontem, a uma detenção em flagrante delito pelo crime de tráfico de estupefacientes,

Última Hora

Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

Três engenheiros do Exército encontram-se em Borba a participar na avaliação das condições de segurança para as operações de resgate das vítimas do deslizamento de terras, disse hoje à Lusa