Juventude Popular critica “a inexistência de um espaço de estudo com horários flexíveis” em Oliveira do Hospital
13 Janeiro, 2020 218 visualizações

Juventude Popular critica “a inexistência de um espaço de estudo com horários flexíveis” em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A “inexistência de um espaço de estudo adequado e com horários flexíveis” em Oliveira do Hospital é uma preocupação para a Juventude Popular (JP) do concelho oliveirense…

…que critica o facto de a Biblioteca Municipal ser o único espaço aberto mas com “horários restritos” e “encerramento bastante prematuro”.

“A Biblioteca Municipal, neste momento, torna-se no único espaço aberto sendo bastante restrito no que diz respeito a horários, estando fechada ao fim-de-semana, abrindo somente ao sábado no horário matinal- e durante os dias úteis o seu encerramento é bastante prematuro (19h00), não permitindo, assim, aos estudantes a utilização do espaço de forma pós-laboral ou académica, sem qualquer margem no horário noturno”, refere a JP em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Para a JP, “estando o Instituto Politécnico de Coimbra representado no nosso concelho pela ESTGOH, é inadmissível que uma Instituição de Ensino Superior, não garanta, neste momento, um espaço de estudo adequado aos alunos que nela estão inseridos”. O que outrora existiu, agora vê-se extinto na Instituição, tendo havido uma transladação da sua biblioteca também para a Biblioteca Municipal”, refere.

“Na eventualidade da Biblioteca da ESTGOH ainda estar em funcionamento, matar-se-iam dois coelhos com uma cajadada, os alunos da ESTGOH podiam ter um espaço para estudarem, na sua Instituição de ensino e os alunos oliveirenses poderiam usufruir, também, do espaço. Isto, naturalmente, implicaria que o horário de abertura da ESTGOH se prolongasse até às 24h, pelo menos, visto que há muitos estudantes, quer oliveirenses, quer da ESTGOH que, a partir das 19h, não têm local adequado para estudar, havendo uma quantia considerável de alunos que têm como preferência e prática corrente o estudo em horário noturno”, lê-se

Para a Juventude Popular, “estes esforços são fulcrais e necessários para o seu sucesso dos alunos”.

“Aquilo que a Juventude Popular de Oliveira do Hospital vem propor não é que a ESTGOH ou a Biblioteca Municipal estejam abertas 24h, mas que, como Instituições essenciais à vida académica do concelho, estejam abertas num horário condizente com as necessidades dos estudantes. Concordamos que não há necessidade da ESTGOH ou a Biblioteca Municipal estarem abertas todo o dia, como algumas outras unidades orgânicas do politécnico em que está a ESTGOH inserida, mas achamos que é de capital importância que, pelo menos na época de exames, quer para os estudantes da ESTGOH, quer para outros estudantes oliveirenses, uma das duas instituições esteja de portas abertas até às 24h, por forma a prestar os serviços que entendemos serem os adequados aos mesmos”, defende.

Anterior Desporto: FCOH e ADN empataram. AD Lagares e Sampaense perderam
Seguinte Aos 60 anos José Manuel Santos “vira a página” para a “BigMat Canoliva”

Notícias Relacionadas

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Campeonato Nacional está de regresso este fim-de-semana depois de ter estado interrompido devido a jogos da Taça de Portugal.

Nacional

Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  lidera classificação geral do Rally de Portugal com 1:03:26.7

Segunda passagem pelos troços de Lousã, Góis e Arganil deixam  Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  em primeiro na classificação geral com 1:00:50.1 Em Lousada, a tendência manteve-se com Tänak

Informação

ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 350 quilos de mel na zona centro do país, num valor aproximado de 1.650 euros.

Última Hora

CIM Região de Coimbra parceira de programa premiado pela Organização Mundial do Turismo

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é parceira institucional da iniciativa “Push4Tourism”, integrada no programa Tourism Creative Factory da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo,…

Informação

Concerto na igreja de S. Gião reverte para arranjo da capela do Parceiro

O Coro da Paróquia de Santa Marinha e a Sociedade Musical Estrela da Beira, do concelho de Seia, realizam no próximo dia 10 de dezembro, pelas 15h30 um concerto solidário…

Última Hora

BLC3 proporciona “Open Day”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital, promove em 2018 o “Open Day”.

Sociedade

Humberto Oliveira recandidata-se à Câmara de Penacova

A Concelhia do PS de Penacova aprovou, por unanimidade, a recandidatura de Humberto Oliveira ao Município de Penacova, no distrito de Coimbra.

Destaque

João Pires deixa comando do Nogueirense

O treinador do Nogueirense, equipa de Nogueira do Cravo que na última época desportiva foi despromovida do Campeonato Nacional, confirmou …

Informação

IP3 com novo condicionamento. Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 pede audiência com a IP

O IP3 vai sofrer, a partir do próximo dia 6 de fevereiro, um novo condicionamento de trânsito na zona de Mortágua, por causa da realização das obras de requalificação da

Sociedade

Hepatite A chegou à região Centro

O diretor-geral da Saúde referiu ontem que atualmente estão infetadas com o vírus da Hepatite A 120 pessoas, sendo que a maioria é do sexo masculino e cerca de metade

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Última Hora

Incêndio no Fundão combatido por 200 operacionais e oito meios aéreos

Duzentos operacionais, oito meios aéreos e 54 viaturas terrestres combatiam às 17h00 de hoje um incêndio florestal na freguesia de Pero Viseu,…