Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital
6 Junho, 2019 1031 visualizações

Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” vai dedicar o mês de junho à promoção da igualdade de género,…

…através da realização de várias iniciativas que têm como objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o ponto alto das comemorações ocorre a 21 de junho, o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado desde 2011, com a realização de uma ação de rua de sensibilização que convida os munícipes a participarem ativamente nas políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.

Outra iniciativa que assume destaque no programa “junho: mês da igualdade”, é a realização do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, no dia 1 de julho, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e que terá como anfitrião o Município de Oliveira do Hospital.

Ações de rua, debates e mesas redondas, exposições e instalações, cinema e iniciativas de sensibilização dirigidas a várias faixas etárias preenchem a programação do mês que arrancou com a assinatura, por parte da autarquia, do protocolo de colaboração com a CIG conjuntamente com outros municípios da CIM Região de Coimbra.

Para esta sexta-feira, 7 de junho, está preparada uma tertúlia “Degustação de Leituras”, no Restaurante/Bar o Leque (Ervedal da Beira) às 21H, dedicada ao tema “Memórias da História da Igualdade em Portugal”, em colaboração com as Bibliotecas Públicas Municipais.

Na semana seguinte, o Município acolhe o Encontro das CPCJ da Beira Serra, a partir das 9H30 do dia 12 no salão nobre da autarquia e será promovida uma sessão de “Cinema pela Igualdade” com a exibição do filme “José Aldo – é mais forte que o mundo” dirigida ao público juvenil.

“Sobreviver ao Cancro” é a temática da instalação sonora que estará patente no Jardim Oliveira Mano de 19 a 21 de junho, sendo que nessa última data, dia do solstício de verão assinala- se então o Dia Municipal para a Igualdade com uma ação de sensibilização noturna na cidade, no âmbito do evento “Há Festa na Zona Histórica”.

A semana seguinte ficará marcada com a realização de uma mesa redonda “Sobreviver ao Cancro” (24 de junho às 21H no café Arte & Chocolate); e de mais uma edição das conferências Desporto em Debate que coloca no centro da discussão a “Ética e Igualdade no Desporto” (dia 26 no auditório da Caixa de Crédito Agrícola às 21H).

Ao longo do mês, encontra-se patente a exposição de desenho “Descobre as diferenças” de Rute Gonzalez nos Paços do Município, sendo que algumas das atividades dinamizadas pelas Bibliotecas Públicas Municipais acompanham esta temática. É o caso do projeto itinerante  Viver a Ler +” dedicado ao tema “Igualdade de Género” e da iniciativa “Lar na Biblioteca” que versará sobre a “Igualdade de direitos”. Também o Clube de Leitura se reunirá em torno do tema “Escrita feminina” (dia 18 às 21H na Biblioteca de Oliveira do Hospital), e depois de ter estado patente na biblioteca da cidade, a Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira acolhe a exposição “Sarah Beirão e as que lutaram “nos anos 20) pela emancipação da mulher”.

A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido apostas do Município de Oliveira do Hospital através deste projeto, “Igualdade Local: Cidadania Responsável” e da sua proposta de Plano Municipal para a Igualdade de 2017-2020.

Anterior Paulo Figueira anunciou que não se recandidata à presidência do FCOH
Seguinte Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade

Notícias Relacionadas

Região

Câmara Municipal de Seia aciona Plano de Contingência interno para o COVID-19

Em antecipação ao atual surto de doença por Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19, a Câmara Municipal de Seia elaborou um Plano de Contingência de prevenção e controlo de infeção

Última Hora

Aqua Village Health Resort & Spa vence 10 prémios internacionais

Portugal tem o melhor Resort de Águas Termais do Mundo. O prémio pertence ao Aqua Village Health Resort & Spa, …

Informação

ASAE apreende cerca de 12 000 garrafas de vinhos em preparador ilegal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desencadeou, através da brigada especializada dos vinhos da Unidade Regional do Centro, …

Última Hora

Homem foi detido em Mangualde  por posse ilegal de arma depois de fazer ameaças com arma de fogo

A Guarda Nacional Republicana deteve, na segunda-feira, um homem de 48 anos por posse ilegal de arma no concelho de Mangualde.

Informação

Está prevista a chuva, mas o calor continua

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até final da manhã.

Última Hora

Queda de carro de rali ao rio em Mortágua causou a morte de Jorge Amorim

O carro de rali com dois ocupantes que, ontem à tarde, caiu ao rio Criz, em Mortágua provocou a morte a Jorge Amorim, personalidade conhecida no meio automobilístico. O piloto

Sociedade

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito.

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito. Em dia de tolerância de ponto dos funcionários públicos, grande parte dos centros de saúde do

Informação

FCOH continua líder. AD Lagares derrotada. ADN empatou em casa. Sampaense com derrota

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) mantém-se líder da Divisão de Honra do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Coimbra…

Sociedade

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,

Última Hora

Primeiras chuvas inundam entrada de unidade cinco estrelas das Caldas de S. Paulo

A chuva que se fez sentir na madrugada desta terça-feira deixou alagada a zona de entrada do Aqua Village, nas Caldas de S. Paulo. O promotor atribui responsabilidades …

Última Hora

Ténis de Mesa: Atletas do CCPOH bem sucedidos no campeonato distrital

Quatro atletas dos escalões de infantis e de juniores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), orientados pelo técnico Luís Marques, participaram, no último sábado, …

Última Hora

Pedrógrão: Marcelo destaca “lentidão da justiça” três anos após o grande incêndio

Há três anos, em Pedrógão Grande, numa tragédia nacional, morreram 66 pessoas. Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença, esta quarta-feira, numa missa no concelho vizinho, em Figueiró dos Vinhos,…