Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital
6 Junho, 2019 1040 visualizações

Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” vai dedicar o mês de junho à promoção da igualdade de género,…

…através da realização de várias iniciativas que têm como objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o ponto alto das comemorações ocorre a 21 de junho, o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado desde 2011, com a realização de uma ação de rua de sensibilização que convida os munícipes a participarem ativamente nas políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.

Outra iniciativa que assume destaque no programa “junho: mês da igualdade”, é a realização do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, no dia 1 de julho, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e que terá como anfitrião o Município de Oliveira do Hospital.

Ações de rua, debates e mesas redondas, exposições e instalações, cinema e iniciativas de sensibilização dirigidas a várias faixas etárias preenchem a programação do mês que arrancou com a assinatura, por parte da autarquia, do protocolo de colaboração com a CIG conjuntamente com outros municípios da CIM Região de Coimbra.

Para esta sexta-feira, 7 de junho, está preparada uma tertúlia “Degustação de Leituras”, no Restaurante/Bar o Leque (Ervedal da Beira) às 21H, dedicada ao tema “Memórias da História da Igualdade em Portugal”, em colaboração com as Bibliotecas Públicas Municipais.

Na semana seguinte, o Município acolhe o Encontro das CPCJ da Beira Serra, a partir das 9H30 do dia 12 no salão nobre da autarquia e será promovida uma sessão de “Cinema pela Igualdade” com a exibição do filme “José Aldo – é mais forte que o mundo” dirigida ao público juvenil.

“Sobreviver ao Cancro” é a temática da instalação sonora que estará patente no Jardim Oliveira Mano de 19 a 21 de junho, sendo que nessa última data, dia do solstício de verão assinala- se então o Dia Municipal para a Igualdade com uma ação de sensibilização noturna na cidade, no âmbito do evento “Há Festa na Zona Histórica”.

A semana seguinte ficará marcada com a realização de uma mesa redonda “Sobreviver ao Cancro” (24 de junho às 21H no café Arte & Chocolate); e de mais uma edição das conferências Desporto em Debate que coloca no centro da discussão a “Ética e Igualdade no Desporto” (dia 26 no auditório da Caixa de Crédito Agrícola às 21H).

Ao longo do mês, encontra-se patente a exposição de desenho “Descobre as diferenças” de Rute Gonzalez nos Paços do Município, sendo que algumas das atividades dinamizadas pelas Bibliotecas Públicas Municipais acompanham esta temática. É o caso do projeto itinerante  Viver a Ler +” dedicado ao tema “Igualdade de Género” e da iniciativa “Lar na Biblioteca” que versará sobre a “Igualdade de direitos”. Também o Clube de Leitura se reunirá em torno do tema “Escrita feminina” (dia 18 às 21H na Biblioteca de Oliveira do Hospital), e depois de ter estado patente na biblioteca da cidade, a Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira acolhe a exposição “Sarah Beirão e as que lutaram “nos anos 20) pela emancipação da mulher”.

A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido apostas do Município de Oliveira do Hospital através deste projeto, “Igualdade Local: Cidadania Responsável” e da sua proposta de Plano Municipal para a Igualdade de 2017-2020.

Anterior Paulo Figueira anunciou que não se recandidata à presidência do FCOH
Seguinte Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade

Notícias Relacionadas

Informação

GNR: Pessoas mais vulneráveis e idosos vão contar com teleassistência da GNR

A GNR prevê iniciar no mês de julho um programa de teleassistência para apoio a idosos e a pessoas vulneráveis que vivem sós e isoladas em 11 dos 14 concelhos

Informação

Covid-19: 209 mortes, 9034 infetados e 68 recuperados em Portugal

O boletim epidemiológico desta quinta-feira dá conta de 209 mortos e mais de nove mil infetados. O número de recuperados subiu para 68.

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai ter mais ilhas ecológicas

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à substituição de diversos ecopontos de superfície por novos contentores subterrâneos – as chamadas ilhas ecológicas –…

Última Hora

Maratona Clube da Vila Chã participou em provas virtuais de Atletismo

O Maratona Clube Vila Chã, no concelho de Seia participou nas “7 Virtual Races” (provas virtuais) organizadas pelo Maratona Clube de Portugal para que, em situação pandémica, “o mundo do

Desporto

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

Este fim-de-semana ficou marcado, a nível desportivo, pela vitória do Bobadela na final da Liga INATEL Coimbra.

Sociedade

Bispo de Coimbra benze nova viatura dos Bombeiros de Oliveira do Hospital

D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra, visita na próxima sexta-feira, 7 de abril, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH).

Sociedade

Sampaense perde em casa 84-83 após prolongamento, em jogo da LPB, segunda fase.

Campeonato Nacional Basquetebol – LPB – 2ª Fase  O Sampaense teve “o pássaro na mão” mas acabou por o deixar fugir nos momentos finais da partida. Uma partida muito disputada

Informação

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECO XXI

O Município de Oliveira do Hospital obteve, na edição de 2017, uma pontuação de 71 por cento, no concurso ECOXXI, tendo vindo a melhorar os resultados de edição para edição,

Informação

Seia e Gouveia: Três suspeitos de tráfico de droga detidos

A GNR deteve dois homens e uma mulher, com idades entre 18 e 39 anos, por tráfico de droga, nos concelhos de Gouveia e Seia, no distrito da Guarda.

Última Hora

Marcelo Rebelo de Sousa volta a marcar presença na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai voltar a marcar presença na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que vai decorrer no próximo fim-de-semana, nos dias 16

Região

Região: Homem detido por caça proibida

O Comando Territorial de Coimbra  da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Lousã, deteve um homem, de 54 anos, ..

Última Hora

Penacova: Roteiro do Arista vale apuramento para prémio “Município do Ano”

Pela segunda vez em quatro anos, o Município de Penacova foi selecionado para o prémio “Município do Ano 2019”. O Roteiro do Arista, …