Jovens estrangeiros querem atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior
25 Janeiro, 2019 578 visualizações

Jovens estrangeiros querem atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior

image_pdfimage_print

Com o projecto Wildings, um grupo de jovens quer atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior. Para isso, têm um site, uma websérie e, em breve, um guia turístico.

Um grupo de jovens de várias nacionalidades que vive na região Centro lançou, em parceria com artistas europeus, o Wildlings, um projecto que mostra a beleza do Pinhal Interior e convida ao repovoamento do interior do país.

O projeto ganhou forma numa plataforma digital que agrega educação ambiental, informação sobre projectos comunitários ecologicamente sustentáveis em Portugal e no estrangeiro, bem como uma websérie com seis episódios que retrata jovens a morar na zona da Serra do Açor, no distrito de Coimbra, fortemente afectada pelos fogos de Outubro de 2017.

Para além do site, o projecto vai ainda lançar um livro em Abril, que é uma espécie de guia turístico para o Pinhal Interior, revelando cascatas e piscinas naturais escondidas pelo território, ao mesmo tempo que divulga informação sobre a biodiversidade da região, disse à agência Lusa Lynn Mylou, holandesa de 36 anos a morar em Arganil. “Moro aqui há três anos e apercebi-me do envelhecimento e da desertificação na região. Se queremos restaurar a natureza e os ecossistemas, precisamos de muitas pessoas”, explicou.

A ‘websérie’, feita pelo jovem realizador de Oliveira do Hospital, Tiago Cerveira, procura mostrar as histórias e motivações de seis jovens que escolheram a Serra do Açor para viver.

Dois episódios já saíram, sendo que um novo episódio é sempre lançado ao domingo, às 19 horas.

“Nós esperamos inspirar com as nossas histórias, para que as pessoas comecem a tomar diferentes escolhas. Depois, sim, precisamos de mais pessoas e esta plataforma permite dar a conhecer-nos” e criar uma espécie de ligação com jovens que pretendam estabelecer-se na região, resumiu.

Anterior Estado investe 560 mil euros na recuperação da Mata da Margaraça
Seguinte Aveiro: Jovens detidos por tráfico de estupefacientes

Notícias Relacionadas

Região

GNR identificou homem por maus tratos a animais em Lamego

O Núcleo de Proteção Ambiental de Lamego identificou, no passado dia 2 de abril, um homem de 56 anos, pela prática do crime de maus tratos a animais, no concelho

Última Hora

Câmara de Arganil recupera edifícios Municipais destruídos pelo incêndio

A Casa da Quinta Dr. Urbano, na Benfeita, e os edifícios das antigas escolas primárias de Porto Silvado, na freguesia de Pomares, e de Anceriz, …

Destaque

Jovem de Avô encontrado morto na última madrugada

Um jovem de 30 anos foi encontrado sem vida por um familiar em Avô, que alertou os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital cerca da 01h22 da madrugada.

Informação

Filme do Turismo Centro de Portugal candidato a melhor filme de turismo do ano

O mais recente filme de promoção do Turismo Centro de Portugal é um dos candidatos a melhor filme de turismo do ano, numa votação online que decorre a nível mundial.

Última Hora

Assembleia Municipal  vota prestação de contas de 2018

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne amanhã, 26 de abril, em sessão ordinária, pelas 14h30, no Salão Nobre do Município, destinada…

Informação

FCOH desloca-se a Castelo Branco para disputar a 1ª jornada do campeonato

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) desloca-se, no domingo, 18 de agosto, a Castelo Branco para disputar a 1ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

Município oliveirense apresenta Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade

O Município de Oliveira do Hospital acolhe uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade, na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, a partir

Informação

Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

A Prova do Clube Automóvel do Centro, a disputar a 27 e 28 de abril, e que abre o “apetite” ao Rali de Portugal, foi apresentada enriquecendo o Campeonato de

Cultura

Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas

O Encontro de Culturas do Município de Tábua, que este ano se realiza nos dias 08, 09 e 10 de junho, pretende sensibilizar para “a existência de uma comunidade estrangeira”

Informação

Violência doméstica: Maioria das 49 queixas diárias feita por jovens

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítimas recebeu uma média de 49 queixas de violência doméstica por dia, entre 2013 e 2015,…

Última Hora

Fogo em Manteigas dado como dominado

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, foi dado como dominado hoje de manhã, disse à agência Lusa fonte dos

Informação

Oliveira do Hospital candidata a prémio Green Leaf pelas suas práticas ambientais

Oliveira do Hospital e Viana do Castelo estão entre as 18 cidades europeias candidatas ao Prémio Green Leaf 2021.