Jovens de Arganil em busca do Património Histórico Arqueológico do Concelho
23 Julho, 2020 302 visualizações

Jovens de Arganil em busca do Património Histórico Arqueológico do Concelho

image_pdfimage_print

Decorreu ontem, 22 de julho, o primeiro dia do programa de estágios Ciência Viva, que se estende até ao dia 7 de agosto e que convida…

… os alunos do ensino secundário a partir “Em Busca do Património Histórico Arqueológico do Nosso Concelho – Arganil”.

A primeira sessão, conduzida pelo arqueólogo da Câmara Municipal de Arganil, Fernando Neves, decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga e contou com seis estagiários e a participação da coordenadora do programa, Conceição Lopes, do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciência do Património (CEAACP), da Universidade de Coimbra.

O vereador da autarquia, Luís Almeida, recebeu e deu as boas-vindas aos curiosos e entusiastas participantes desta iniciativa promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em colaboração com o CEAACP.

“Acolhido pelo Município de Arganil de braços abertos, o programa de estágios proporciona aos participantes um contacto privilegiado com a ciência em contextos científicos e tecnológicos profissionais”, enalteceu Luís Almeida.

Além da identificação do património Histórico Arqueológico do Concelho e o despertar para a sua preservação e divulgação, objetivo é que “os participantes aprendam a usar as ferramentas informáticas e plataformas digitais de reconstituição virtual; identificar e localizar, com recurso a georreferenciação, os bens histórico-arqueológicos; aprender a trabalhar a arqueologia de laboratório e identificar os vestígios arqueológicos visíveis da exploração do ouro do rio Alva, na antiguidade”, refere o Município em comunicado.

Anterior Covid-19: Mais três mortos e 229 infetados em Portugal
Seguinte Proteção Civil alerta para perigo de incêndio e apela a medidas preventivas

Notícias Relacionadas

Última Hora

Mário Centeno sai do Governo. João Leão é o novo ministro das Finanças

Mário Centeno, ministro de Estado e das Finanças, está de saída do Governo. O secretário de Estado do Orçamento João Leão vai ocupar a pasta, estando a cerimónia de posse

Última Hora

Tondela: Mulher gravemente ferida na sequência de queda de árvore

Uma mulher de 75 anos ficou hoje de manhã gravemente ferida na sequência da queda de uma árvore em cima do carro que conduzia, no concelho de Tondela.

Última Hora

Carnaval volta a animar a freguesia de Nogueira do Cravo

É já a partir de sexta-feira, dia 24 de fevereiro, que a freguesia de Nogueira do Cravo reedita a tradição Carnavalesca. Recuperado em 2010, depois de vários anos de interregno,…

Região

Autarca de Oliveira do Hospital pede para que “não se faça política da terra queimada”

José Carlos Alexandrino iniciou a sua intervenção na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital com um pedido que dirigiu…

Sociedade

Novos casos suspeitos de coronavírus em Portugal deram resultados negativos

As novas suspeitas de infeção por coronavírus em Portugal não se confirmaram. A garantia é do Ministério da Saúde que dá conta de que “o terceiro e quarto casos suspeitos,

Última Hora

Marchas Populares desfilam em Seia na noite de São João

Na noite de São João, a 23 de junho, Seia volta a encher-se de cor e alegria com as tradicionais Marchas Populares. Este ano serão cinco as marchas …

Informação

Parlamento aprova renovação do estado de emergência até 2 de maio

A Assembleia da República aprovou hoje o decreto do Presidente da República que renova o estado de emergência até ao final do dia 2 de maio, para permitir medidas de

Desporto

Torneio Inter-Freguesias Futebol 7 arranca no próximo domingo

A quinta edição do Torneio Inter-Freguesias de Futebol 7 tem início no próximo domingo, dia 16 de junho, com a realização dos primeiros jogos.

Última Hora

Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas

O Município de Oliveira do Hospital prestou homenagem às vítimas mortais dos incêndios do dia 15 de Outubro… 

Sociedade

“A política de subsídios (por ovino Serra da Estrela) tem que ser alterada”, defende a Ancose

A redução de cerca de 40 mil animais em cinco anos em todo o efetivo da Região Demarcada da Serra da Estrela está a preocupar a Ancose- Associação Nacional de

Informação

Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

A Segunda Comandante Operacional Nacional e porta-voz da Proteção Civil, Patrícia Gaspar informou, na conferência de imprensa da manhã desta sexta-feira, …

Informação

Septuagenário assassinou homem de 38 anos em Aveiro

Um homem de 38 anos morreu após ter sido esfaqueado ontem à noite numa residência, na rua Príncipe Perfeito, em Aveiro. O alerta para os Bombeiros foi dado às 23h03.