Jorge Ramos apresentou “Volto Já…” entre família e amigos
30 Maio, 2018 1880 visualizações

Jorge Ramos apresentou “Volto Já…” entre família e amigos

image_pdfimage_print

Jorge Ramos apresentou, ontem à noite, o seu quinto livro, intitulado “Volto Já…” que é resultado de “dois anos e meio de escrita” e, através do qual, pergunta “à vida por anda a poesia”.

Em sessão que decorreu na Feira do Livro de Oliveira do Hospital, e que contou com a presença de familiares e amigos, Liliana Lopes, jornalista da Rádio Boa Nova, foi a responsável pela apresentação do livro de Jorge Ramos. Ao autor, Liliana reconheceu “uma grande capacidade de trabalho”, sendo “dedicado em tudo aquilo que faz”. “É um homem dos sete ofícios que já sentiu o amargo da vida mas também o mais doce que o amor da família e amigos lhe pode proporcionar”, afirmou. Segundo a jornalista, está “estampado” em cada página da obra “a calma, a revolta, a angústia, o desespero, mas também a esperança que o caracteriza em cada um dos seus dias”. “Aprecio no Jorge a irreverência, a capacidade de tocar naquilo que nos é sensível. Reflete na escrita o que quase todos nós pensamos mas, por vezes, não dizemos”, referiu.

Jorge Ramos, autor do livro e também colaborador na Rádio Boa Nova, perante a plateia explicou que vê a escrita “de uma forma livre”. A sua quinta obra, que levou “dois anos e meio de escrita”, retrata “tudo o que não tem coragem para dizer”. A escolha do título “Volto Já…” incide sobre o facto de, explica o autor, “não gostar de dizer adeus” e por ser evidente, no livro, uma quebra pela “falta de inspiração”. “É nessa altura que se dá o suicídio do poeta, onde deixa de escrever o poeta e escreve o homem”, refere Jorge Ramos.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, dirigiu-se a Jorge Ramos como “um exemplo de força”, reforçando que é “significativa” a amizade que nutre com o autor e a sua família.

“Volto Já…” é o quinto livro do autor. Desde 2014 e com a periodicidade de um livro por ano, Jorge Ramos editou “As Palavras e a Vida”, “Devaneando”, “Efusão de Sentires” e “Fusão de Sentires”. Conta também com várias participações em coletâneas e antologias.

 

 

O filme de toda a apresentação:

Anterior Festival Municipal da Canção realiza-se no sábado em Oliveira do Hospital
Seguinte PJ deteve mais um elemento de grupo traficante em Ovar

Notícias Relacionadas

Informação

Juventude Socialista de Oliveira do Hospital preocupada com Estrada Nacional 17

A Juventude Socialista (JS) de Oliveira do Hospital revela “extrema preocupação” face ao estado em que se encontra a Nacional 17, conhecida Estrada da Beira.

Última Hora

Condeixa vence supertaça 2017-2018 da AFCoimbra, ao derrotar no prolongamento o FCOH por 2-1

Disputou-se este sábado no Estádio Sérgio Conceição em Taveiro – Coimbra, a Supertaça entre o vencedor do campeonato distrital Divisão de Honra, o FC O.Hospital e o vencedor da Taça

Destaque

Boccia Senior põe idosos de Oliveira do Hospital “a mexer” (com audio)

As IPSS do concelho de Oliveira do Hospital receberam, ontem, um KIT de Boccia Senior para incentivar a prática do desporto junto dos seus utentes. A iniciativa partiu do Município que

Última Hora

Penacova lança programa de apoio às famílias

O Município de Penacova lançou um programa de apoio às famílias que tiveram perdas de rendimento na sequência do surto Covid-19.

Região

Viseu é hoje palco da partida da Volta a Portugal

Começa esta quarta-feira a 81ª Volta a Portugal Santander. A competição que vai terminar a 11 de agosto, no Porto, começa com um Prólogo de seis quilómetros…

Última Hora

Quinta de Jugais e Arcial juntas em campanha para plantação de 4008 árvores em Oliveira do Hospital

A empresa Quinta de Jugais juntou-se à ARCIAL e vai contribuir para a reflorestação da área ardida do concelho do Oliveira do Hospital, através da campanha “Sementes Solidárias”,…

Sociedade

Temperatura sobe no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com temperaturas acima dos 30 graus em algumas regiões do país e sem precipitação.

Sociedade

Coimbra entre os seis distritos do continente sob “Aviso Amarelo” devido à chuva

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Viseu e Guarda estão sob “Aviso Amarelo” …

Região

Agricultores lesados dos incêndios exigem “ajudas justas” ao Governo

Vários agricultores atingidos pelos incêndios de 2017 manifestaram-se, hoje, em Góis e entregaram ao ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e ministro-adjunto, Pedro Siza Viera,…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “A oferta e a procura do interior precisam das pessoas”

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha hoje para a redução do desemprego nos municípios do Pinhal Interior Norte, tal como foi indicado pelo diretor

Destaque

Agrupamento de Escolas aposta na comercialização de pão feito com sorelho

Chama-se “Pãorelho” e é o novo projeto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, desenvolvido por alunos do 9º ano do Curso profissional …

Última Hora

Grupo “Os Amigos de Lagos da Beira” comemora aniversário e associa-se a projeto “Dou Mais Tempo à Vida”  

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” comemoram o 7º aniversário no próximo dia 12 de maio (domingo), a partir das 15h30, na sede da Associação Desportiva local.