João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços
25 Outubro, 2018 3878 visualizações

João Dinis denuncia “invasão” da Sonae na localidade de S. Paio de Gramaços

image_pdfimage_print

João Dinis, conhecido vilafranquense, denunciou ao governo e vários grupos parlamentares, presidência da República, Câmara Municipal e …

… Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital o que considera ser uma “invasão” por parte da unidade da Sonae Arauco, em S. Paio de Gramaços.

Em declarações à Rádio Boa Nova, João Dinis referiu que tal invasão tem posto em causa o “descanso e qualidade de vidas das pessoas”, que “não podem secar a roupa ao sol, nem deixar as janelas abertas”. “De facto há pós, que além de se depositarem, são poeiras que as pessoas respiram”, frisou

De Vila Franca da Beira, João Dinis diz estar a par das queixas da população, em particular “das pessoas que residem à volta da fábrica”. “A vedação da fábrica quase já anexou o próprio Santuário de Nossa Senhora dos Milagres. E continuam a fazer isto com toda a impunidade. O grupo pode e manda”, sublinhou ainda.

João Dinis fez por isso “uma exposição escrita com cinco fotografias” às entidades responsáveis “porque se houver problemas sérios, que não se diga que ninguém foi avisado”. “Depois do incêndio, foram construir uma nova unidade no sítio do anterior estaleiro, com uma manga a passar por cima da estrada”, conta também João Dinis que está igualmente preocupado com a localização do parque de rolaria (junto ao Santuário) recordando que, no incêndio do ano passado, a rolaria provocou “chamas bravas”.

 
João Dinis questiona ainda o destino dados aos efluentes da empresa, que acredita estarem a correr como “um rio” para a ETAR da cidade. “E quanto paga a Sonae?” questiona, notando que “se calhar “ o próprio paga mais de saneamento básico “do que paga a Sonae Arauco”. “Há uma manifesta submissão dos poderes políticos autárquicos e nacionais ao poder económico deste grupo”, concluiu.

Empresa refuta “qualquer falha no cumprimento rigoroso e sem exceção de todas as normas de ambiente e segurança”

Contactado pela Rádio Boa Nova, Luís Pacheco, diretor da fábrica da Sonae Arauco em S. Paio de Gramaços, disse  que a “fábrica de Oliveira do Hospital é uma unidade certificada e que cumpre todos os normativos em vigor, nomeadamente na área ambiental e de segurança.” A unidade é ainda “alvo de análises e avaliações periódicas, reportadas às autoridades competentes, que comprovam as suas boas práticas e o cumprimento rigoroso de todos os parâmetros”.

Consciente do impacto que a unidade representa para a envolvente, o responsável garante que a empresa procura “em permanência minimizar as mesmas”. A exemplo disso, Luís Pacheco adiantou ter reunido há cerca de três semanas com moradores de S. Paio de Gramaços e o presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços no sentido de demonstrar a preocupação da empresa e que a mesma continua a implementar melhorias para diminuir os seus impactos junto da população. “Convidámos a comissão a visitar novamente as instalações daqui a duas semanas para testemunharem a evolução das melhorias que estão em curso”, contou.

À Rádio Boa Nova, Luís Pacheco disse ainda que o parque de rolaria, localizado próximo do Parque de Nossa Senhora do Milagres não constitui perigo para os moradores em caso de incêndio, porque para além dos sistemas de dispersão de água, a empresa adquiriu “dois canhões de água com caudal capaz de cobrir toda a área de rolaria”. “Somos cautelosos e estamos sensíveis aos eventos extremos”, referiu.

A concluir, Luís Pacheco confirmou que as águas residuais “são pré-tratadas e enviadas para coletor municipal, de acordo com protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital,  sendo também enviadas mensalmente à autarquia os resultados das análises efetuadas, cumprindo os parâmetros acordados”

Neste sentido, “a empresa refuta qualquer falha no cumprimento rigoroso e sem exceção de todas as normas de ambiente e segurança”.

Anterior Município de Oliveira do Hospital apela aos proprietários para que procedam ao arranque de eucaliptos
Seguinte Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

Notícias Relacionadas

Cultura

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Informação

Oliveira do Hospital pede alargamento de prazo para a limpeza dos terrenos (com vídeo)

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta feira, dia 23, uma proposta a requerer ao governo o alargamento do prazo para a limpeza florestal, até ao dia

Última Hora

Turismo Centro de Portugal eleita melhor região de turismo do país

A Turismo Centro de Portugal (TCP) foi reconhecida como a melhor região de turismo do país, durante a cerimónia de entrega dos Prémios Publituris Portugal Travel Awards, que decorreu na

Última Hora

Detidos pela PJ mais dois presumíveis incendiários

A Polícia Judiciária, deteve mais um individuo, fora de flagrante delito, como presumível autor de um incêndio florestal em Resende. A detenção foi o culminar de intensas diligências desenvolvidas por

Politica

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Região

Homem que queimou e matou vítima em Penalva do Castelo foi extraditado do Brasil

Um português que, desde o passado mês de agosto, se encontrava detido no Brasil na sequência de mandato de detenção internacional, foi extraditado para Portugal.

Última Hora

Oliveira do Hospital é beneficiário do programa CLDS 4G

O Município de Oliveira do Hospital acaba de ser contemplado pelo Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) tendo-lhe sido atribuído um financiamento no montante de 540 mil euros.

Região

ADI prepara nova campanha de Natal em Tábua e Oliveira do Hospital

A ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital está a preparar a nova campanha de Natal, a desenvolver durante o mês de dezembro até

Informação

“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa

O livro “Contos e Poemas de Natal”, escrito pelo professor José Ramos Mendes, foi apresentado, no passado sábado, na Capela da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

Região

Deslizamento de terras obriga ao corte da EM 514 em Oliveira do Hospital

Um deslizamento de terras obrigou ao início da tarde de hoje ao corte da Estrada Municipal 514, no troço entre o cruzamento para Penalva de Alva…

Informação

Equipas “Vida por Vida BV” promovem ação “Vamos falar sobre: cancro da pele a cancro nos testículos” (com vídeo)

As duas equipas “Vida por Vida BV” criadas no seio dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital promovem hoje, dia 17, pelas 21h00 ….

Informação

Altice garante fibra ótica em 95 por cento do concelho de Oliveira do Hospital

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante a cobertura de fibra ótica em 95 por cento do concelho…