João Baião promove Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital
19 Fevereiro, 2020 2750 visualizações

João Baião promove Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O conhecido ator e apresentador de televisão, João Baião, vai ser o protagonista do spot promocional que o Município de Oliveira do Hospital lançará na próxima semana nas redes sociais e posteriormente nas televisões para promover a maior festa do queijo de Portugal – a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.

As filmagens, que envolveram cerca de 80 figurantes, decorreram esta terça-feira na pitoresca aldeia de São Gião, que integra a Rede de Aldeias de Montanha, e surpreenderam os habitantes locais, que acabaram também por ser envolvidos como figurantes.

Nos últimos anos, a organização da Festa do Queijo Serra da Estrela tem apostado em conhecidos atores e humoristas na realização de vídeos promocionais, como Fernando Mendes, Manuel Melo e Fernando Alves, da dupla Quim Roscas & Zeca Estacionâncio.

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza nos dias 14 e 15 de março no centro da cidade de Oliveira do Hospital, assume-se no fim de semana que antecede a Primavera como o principal cartaz turístico de toda a região centro.

O evento, tem como rei da festa o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo e conta com a participação de mais de 200 expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e gastronomia. Ao longo dos dois dias serão, assim, várias as iniciativas que os milhares de visitantes esperados irão encontrar pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade), e que se estende a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.

De relevo é também a aposta na promoção do artesanato local através da presença de diferentes artesãos do concelho de Oliveira do Hospital que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, farão demonstrações ao vivo das suas artes. A animação cultural e musical será uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão atuar pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados no certame.

Local de visita obrigatória é a Tenda de Eventos onde serão dinamizadas diversas iniciativas, ao longo dos dois dias, que complementam a venda de produtos endógenos de qualidade e o artesanato. Neste espaço, os visitantes poderão assistir aos shows cooking – sempre tendo como base aquela que é uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o Queijo Serra da Estrela – com a presença de vários chefes. Para os mais pequenos, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo com a execução de várias atividades centradas no Queijo Serra da Estrela e toda a atividade ligada à pastorícia.

Destaque ainda para o tão aguardado concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” que decorrerá no sábado, na tenda de eventos, com a apreciação das iguarias concorrentes e divulgação dos vencedores, bem como do concurso “A Maior Abóbora”. A confeção do “Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo” que será degustado com o não menos famoso “Doce de Abóbora” volta a centrar as atenções na edição deste ano do certame.

Prometendo ser um dos eventos nacionais mais mediáticos do país, o evento inicia dia 14 de março, às 9h00, com a transmissão em direto do programa Terra-a-Terra, da TSF.

Já na tarde de domingo, as atenções estarão centradas na emissão do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 14h00 e as 20h00, que irá mostrar a maior Festa do Queijo Serra da Estrela nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro.

Ao longo dos dois dias também a emissora local Rádio Boa Nova fará transmissão especial em direto do certame.

Na edição deste ano, os visitantes vão ser novamente contemplados com o chamado “Comboio do Queijo Serra da Estrela” que, conjuntamente, com os “Tuk-Tuk” da “Hillstar Eventos”, conduzirão gratuitamente os visitantes aos principais pontos de interesse turístico do Município de Oliveira do Hospital.

Anterior Tondela: Incêndio desaloja mãe e filho
Seguinte Grupos de Ação Local da Região Centro manifestam apreensão com dinâmicas regionais

Notícias Relacionadas

Última Hora

Câmara de Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Seia comemora no próximo dia 3 de julho o Dia do Município. Na cerimónia do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distingue,…

Última Hora

Folhadosa Fishing Team é Campeão Regional de Clubes

O Folhadosa Fishing Team, clube de pesca com sede em Folhadosa, no concelho de Seia, sagrou-se, no passado domingo, dia 27 de outubro, Campeão Regional de Clubes – Boia.

Última Hora

Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens foi apresentado em Penacova

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penacova apresentou, no dia 31 de outubro, o seu Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens

Última Hora

Tarouca: GNR identificou três suspeitos de sequestrarem duas pessoas

A GNR anunciou hoje ter identificado três suspeitos de sequestro e ofensas à integridade física a duas pessoas, no concelho de Tarouca, distrito de Viseu.

Última Hora

PJ da Guarda deteve casal suspeito de sequestrar e extorquir uma mulher de 37 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve duas pessoas, pela presumível prática de, pelo menos, …

Informação

Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita Associação de Seixo da Beira

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, desloca-se na próxima sexta-feira, dia 7 de abril, às 10h00, à sede da Associação…

Nacional

Vinte e seis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Operação “Natal Tranquilo” da GNR arranca esta sexta-feira

A operação “Natal Tranquilo” da GNR arranca esta sexta-feira com o patrulhamento rodoviário, em todo o país, das vias com maior tráfego neste período do ano.

Informação

José Carlos Alexandrino foi eleito presidente da CIM da Região de Coimbra

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra elegeu, hoje, por unanimidade o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, como presidente do Conselho Intermunicipal. O autarca oliveirense,

Última Hora

XVI Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital é já este fim de semana

O FC Oliveira do Hospital – Secção de Hoquei em Patins, vai levar a cabo o XVI Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital que decorrerá nos próximos dias 10,