ISEC vai criar pranchas ecológicas
9 Julho, 2019 1030 visualizações

ISEC vai criar pranchas ecológicas

image_pdfimage_print

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra está a desenvolver uma prancha para quem está a aprender a surfar.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o ISEC adianta que “esta previne erros de postura corporal e de falta de equilíbrio dos praticantes”. Baseado em materiais ecológicos, o projeto quer “substituir as pranchas de derivados de petróleo usadas nas escolas de surf em Portugal”.

Os investigadores do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC estão a conceber um novo modelo de pranchas de surf recorrendo a materiais ecológicos e reciclados. A prancha vai ajudar no processo de aprendizagem de novos surfistas através de um melhor desempenho biomecânico.

“A biomecânica permite associar a destreza dos materiais da prancha com a forma como o atleta se deve posicionar para atingir um maior equilíbrio e melhor postura corporal, do seu corpo e acelerar a sua aprendizagem”, afirma Mário Velindro, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).

“O nosso projeto consiste em desenvolver uma prancha que pode ser instrumentada, destinada a quem está a aprender a surfar: ela vai permitir corrigir a postura corporal através de um registo de desempenho”, acrescenta o responsável.

Com esta solução, o utilizador “irá aprendendo a posicionar-se de forma mais eficiente, de modo a conseguir equilibrar-se melhor quando estiver em cima da prancha no mar”.

Anterior Sinistralidade: 11 detenções, 433 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra
Seguinte Lousã: Dois homens detidos por tráfico de droga

Notícias Relacionadas

Informação

“Suspeitos do Costume” recolhidos nas praias fluviais do concelho

Nas últimas semanas, o Município de Oliveira do Hospital promoveu, no âmbito do Programa Bandeira Azul, várias ações de recolha de resíduos nas praias fluviais do concelho.

Última Hora

Câmara de Nelas apela à moderação no consumo de água

A Câmara de Nelas apelou à moderação do consumo de água neste “período de seca excecional”, avisando que o abastecimento através da Barragem de Fagilde só está garantido durante mais

Última Hora

Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Foram eleitos, na passada sexta-feira, os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC)  para o triénio 2019-21.

Destaque

Oliveira do Hospital encerra equipamentos municipais e restringe atendimento presencial (com vídeo)

Por despacho do Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, o Município de Oliveira do Hospital vai ativar um conjunto de medidas extraordinárias, previstas no Plano de Contingência, com vista

Informação

Voluntários Bankinter recuperam floresta ardida em Arganil

Cerca de 400 colaboradores do Bankinter, familiares e amigos, voltaram a Pomares, no concelho de Arganil, no passado dia 5 de outubro, …

Região

Turismo Centro de Portugal apresentou documentos orientadores para o turismo da região na próxima década

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) apresentou publicamente dois documentos estruturantes, que traçam o caminho a ser seguido na próxima década de…

Destaque

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

Região

Lançada empreitada de Beneficiação da EN 342 entre Arganil e Côja

A empreitada de Beneficiação da Estrada Nacional 342, entre Arganil e Côja, foi consignada nesta terça-feira, dia 11 de setembro, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços

Última Hora

Eptoliva inicia ano letivo com cerimónia e entrega de diplomas

A Eptoliva está prestes a iniciar o novo ano letivo. O arranque acontece dia 15 de setembro, pelas 09h15 com uma cerimónia que vai ter lugar no Salão dos Bombeiros

Informação

Orçamento Participativo Jovem: votação nas propostas até 14 de novembro

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 14 de novembro, o período de votação nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Região

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

Vídeos

Calema trouxeram “boa energia e esperança” a Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os Calema asseguraram animação e boa disposição na segunda noite da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.