IPG vai produzir mais de 100 viseiras por dia para ajudar profissionais de saúde
30 Março, 2020 1058 visualizações

IPG vai produzir mais de 100 viseiras por dia para ajudar profissionais de saúde

image_pdfimage_print

O Instituto Politécnico da Guarda desenvolveu um protótipo de viseira reutilizável e de baixo custo, que vai ser oferecido ao Hospital Sousa Martins e aos Hospitais da Universidade de Coimbra, no combate ao novo coronavírus.

O protótipo foi concebido no Laboratório de Fabrico Digital – FabLab da Guarda, instalado no IPG, e, dada a rapidez do processo, estima-se que seja possível produzir mais de uma centena de viseiras por dia dentro de poucos dias.

“Queremos desenvolver e otimizar equipamentos fundamentais para as unidades de saúde que estão a escassear neste momento da pandemia”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Temos profissionais especializados em design e investigadores de várias áreas das engenharias, áreas essas que são vitais para a conceção de protótipos que têm de conciliar a funcionalidade com a segurança”.

O suporte da viseira está a ser produzido em acrílico, um material facilmente desinfetável e que não reage diretamente com a solução alcoólica. A inovação deste modelo estende-se também ao processo de separação térmica: “Recorremos ao corte a laser, por oposição à impressão 3D”, afirma Miguel Lourenço, coordenador do FabLab Guarda e um dos criadores do projeto em coautoria com Joaquim Abreu.

A opção pelo corte a laser prendeu-se com a rapidez de produção e com a segurança de que este método não desenvolve rugosidade no produto final: “Em dois minutos conseguimos cortar uma peça a laser. Através da impressão 3D, demoraria, seguramente, mais de uma hora”, explica Miguel Lourenço.

O modelo – concebido exclusivamente pelo IPG – é testado em computador para diferentes tamanhos de crânio e o seu ajuste à cabeça é adaptado geometricamente e com alguma elasticidade. Podem ser produzidos diferentes tamanhos, uma vez que a respetiva escala pode ser facilmente alterada. “Na fase do protótipo digital fazem-se vários testes, incluindo à resistência mecânica: são simuladas forças de abertura para encaixe na cabeça, de modo a perceber se as hastes do modelo suportam as forças aplicadas sem cedência e sem rotura do material”, afirma Miguel Lourenço.

O modelo produzido vai entrar na fase de utilização por parte de profissionais de saúde, com vista à sua otimização. “Tencionamos enviar, no início da semana, um conjunto de viseiras ao Hospital Sousa Martins, na Guarda, e aos Hospitais da Universidade de Coimbra, para que sejam avaliados na prática. Através do feedback que nos for dado, conseguiremos melhorar o produto final”, afirma Rui Pitarma, docente no IPG e coordenador desta iniciativa.

Para além do desenvolvimento de proteções individuais, o IPG participou com os politécnicos de Viseu e de Leiria no projeto Portuguese network Emergency ventilator. Esta iniciativa está a ser desenvolvida por uma rede de institutos politécnicos para criar produtos alternativos no combate à pandemia da Covid-19.

Movimento #fiqueemcasa: Escola Superior de Saúde da Guarda

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Guarda (AEESSG) juntou-se à Câmara Municipal da Guarda para assegurar que os grupos de risco da localidade tenham acesso a medicamentos e alimentos sem saírem de casa.

“O nosso projeto foi divulgado nas redes sociais, juntamente com contactos telefónicos e o e-mail da Câmara”, explica André Pires, presidente da AEESSG. “As pessoas solicitam o serviço e, após uma recolha de informação e verificação das necessidades, os pedidos ficam registados numa plataforma da Câmara e são-nos comunicados”.

A iniciativa, que se encontra ativa há uma semana, conta com a colaboração voluntária de 11 alunos pertencentes à associação de estudantes e, ainda, com uma equipa disponibilizada pela Câmara Municipal. “Queremos garantir o cumprimento rigoroso da quarentena e evitar possíveis exposições ao novo coronavírus por parte de uma parcela frágil da população local – idosos, doentes oncológicos, pessoas com mobilidade reduzida ou com problemas de saúde”, afirma André Pires.

Anterior Portugal: 140 mortes e 6.408 infetados por Covid-19
Seguinte Covid-19: "Ficar em casa é salvar vidas". Portugal recebe hoje 700 mil respiradores

Notícias Relacionadas

Sociedade

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da

Última Hora

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Última Hora

Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

Jorge Manuel Faria, conhecido empresário metalúrgico, na área do cobre e latão, faleceu no domingo, dia 17 de fevereiro, com 72 anos. O funeral do conhecido gerente da “Casa Luzarte”,

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital assegura que água “pode ser consumida sem qualquer restrição”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou hoje, em comunicado, que a água de abastecimento público que está a ser distribuída aos munícipes, …

Nacional

Etapa da Volta Via Verde RTP juntou 900 cicloturistas

No dia de ontem, o Dia de Descanso da Volta, decorreu, em Viseu, a 12ª Etapa da Volta Via Verde RTP, que juntou cerca de 900 cicloturistas, numa jornada de

Informação

Chuva vai continuar até ao início da próxima semana

A chuva vai continuar a afetar o território do continente, com maior incidência e frequência nas regiões do Norte e Centro, pelo menos até ao início da próxima semana.

Destaque

Rádio Boa Nova entrevista os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Candidato do PSD recusa participar

A Rádio Boa Nova inicia amanhã, dia 19 de setembro, o conjunto de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital …

Região

Aqua Village reabre após incêndio e desafia hóspedes para ação de reflorestação

O Aqua Village Health Resort & Spa, situado na margem esquerda do Rio Alva, nas Caldas de São Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, reabriu ontem …

Região

PJ deteve suspeito de atear seis incêndios em Arrancada do Vouga, concelho de Águeda

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de seis crimes de incêndio florestal.

Informação

Operação Páscoa da GNR a partir de amanhã

A GNR inicia amanhã a Operação Páscoa 2017. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária vão ser intensificados até domingo.

Cultura

Filme sobre o Vale do Alvoco premiado no CineEco

“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…

Informação

Faleceu antigo autarca de Ervedal da Beira, Filipe Mendes Alexandrino

Faleceu o antigo presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira e  militante do Partido Socialista, Filipe Mendes Alexandrino.