IPG premiado em concurso nacional de empreendedorismo
17 Setembro, 2019 777 visualizações

IPG premiado em concurso nacional de empreendedorismo

image_pdfimage_print

O Politécnico da Guarda foi distinguido no Concurso Nacional Poliempreende 2019 com o projeto “Hydroponic Evolution Farm”.

Este projeto quer tornar a alimentação saudável acessível ao maior número de pessoas, de forma sustentável. O concurso para estimular o empreendedorismo no ensino superior politécnico decorreu em Tomar e envolveu institutos de todo o país.

O projeto “Hydroponic Evolution Farm”, desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, foi premiado do Concurso Nacional do Poliempreende, uma competição criada pelos Institutos Politécnicos e Escolas Superiores. A 16ª. edição decorreu no Instituto Politécnico de Tomar e teve a concurso 21 projetos que as instituições de ensino superior tinham selecionado nas suas regiões como ideias vanguardistas para negócios.

O “Hydroponic Evolution Farm” promove o cultivo em Hidroponia – técnica de cultivar plantas sem solo – da “pastinaca sativa”, normalmente conhecida como cherovia. O resultado final é a produção de um legume de alta qualidade, avaliado como tendo “excelente sabor e aspeto”.

“Este prémio é o reconhecimento da criatividade, do espírito empreendedor e da qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos estudantes”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “É também um grande incentivo à participação dos alunos e docentes nas iniciativas de criação de ideias de negócio.”

“O “Hydroponic Evolution Farm” pretende ajudar a tornar a alimentação mais saudável, ao mesmo tempo que se evita a degradação de solos e do ambiente”, afirma Rute Abreu, coordenadora do Poliempreende Guarda e também professora do IPG.

O projeto está concebido por forma a facilitar o trabalho de colheita, permitindo a produção à medida e “fora de época”. Reduzir doenças, permitir a adição de nutrientes e evitar a degradação de solos são outros objetivos. O “Hydroponic Evolution Farm” foi distinguido com terceiro prémio do concurso e irá receber três mil Euros para ajudar à concretização do negócio. O prémio é patrocinado pela Ordem dos Contabilistas Certificados.

Anterior Oliveira do Hospital adere a Semana Europeia da Mobilidade e comemora Dia Europeu Sem Carros
Seguinte Município de Oliveira do Hospital abre candidaturas para Bolsas de Estudo no Ensino Superior

Notícias Relacionadas

Sociedade

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas no domingo

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro entre os dias 27 e 30 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral, entre as 10h00

Última Hora

Temperatura sobe no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com temperaturas acima dos 30 graus em algumas regiões do país e sem precipitação.

Politica

CDS-PP de Oliveira do Hospital defende criação de programas regulamentados para atribuição de apoios a associações

O CDS-PP de Oliveira do Hospital defendeu na última Assembleia Municipal a criação de “dotações próprias e programas devidamente regulamentados…

Informação

Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado

A cidade de Pombal recebe, no próximo fim-de-semana, a última prova do Troféu Rally Regional do Centro 2018, o Rali Alitém “A Oficina”.

Informação

Fim-de-semana com estado do tempo instável

À semelhança do que aconteceu no fim-de-semana passado, também neste sábado e domingo a meteorologia vai ser instável.

Informação

Turismo de Portugal e SFORI realizam 1ª Edição do 12h Turismo em Oliveira do Hospital

A cidade de Oliveira do Hospital vai ser anfitriã da 1ª edição do “12H de Turismo”, desenvolvido pela SFORI, consultora que atua nas áreas de desenvolvimento organizacional …

Informação

Aveiro: Jovem de 23 anos morre após colisão contra árvore

Um jovem de 23 anos morreu na madrugada de hoje em Aveiro, na sequência do despiste de uma viatura ligeira.

Sociedade

Virgílio Ribeiro & Costa “ganha força” com nova e moderna exposição de mobiliário

A empresa Virgílio Ribeiro & Costa, de Oliveira do Hospital, inaugura no próximo sábado, 18 de junho, o renovado espaço de venda ao público, apostando numa ampla…

Última Hora

Suspeito de atear três incêndios em Águeda ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro,  deteve na passada sexta-feira, um homem de 28 anos,…

Última Hora

Arganil regista em 2019 o “maior volume de investimento de sempre”

O ano de 2019 ficou marcado pela “concretização do maior volume de investimento de sempre no concelho de Arganil num único ano”, informa  a autarquia em comunicado enviado à Rádio

Informação

“A lida do Campo” é tema de Marcha dos Santos Populares em Loriga

O Centro de Assistência Paroquial de Loriga realiza no próximo fim de semana, 24 e 25 de junho, mais uma Marcha dos Santos Populares, este ano com o tema “A

Última Hora

Município de Gouveia assinala Dia Internacional dos Museus

O Município de Gouveia assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a realização de diversas atividades no Museu de Miniatura automóvel e no Museu