Investigadores do INESC Coimbra e da Universidade de Coimbra desenvolvem aplicação para ajudar a localizar o fogo
3 Dezembro, 2019 417 visualizações

Investigadores do INESC Coimbra e da Universidade de Coimbra desenvolvem aplicação para ajudar a localizar o fogo

image_pdfimage_print

Um grupo de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) e da Universidade de Coimbra (UC)…

… está a desenvolver uma aplicação (app) que permite comunicar em tempo real a localização de um foco de incêndio florestal.

A principal novidade deste projeto – FireLoc – é que o utilizador da app, ao observar esse foco de incêndio (de preferência, na fase inicial), aponte a câmara do telemóvel para o local e tire uma foto. Nesse preciso momento o sistema obterá automaticamente as coordenadas do local onde o utilizador se encontra, a sua orientação e permitirá ao utilizador disponibilizar mais alguns dados adicionais que ajudem o sistema na validação da informação.

Após a receção, e segundo o co-investigador do projeto Alberto Cardoso, “o programa fará a avaliação e validação da informação através de um algoritmo baseado em inteligência artificial”, disse.

Efetuado este trabalho, a plataforma trabalhará os dados de forma a disponibilizar a informação às autoridades de Proteção Civil. “O objetivo é que as autoridades tenham acesso à localização exata de um fogo e, desta forma, tenham a máxima informação para um combate mais rápido às chamas”, afirma a investigadora responsável Cidália Fonte.

O projeto obteve um financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que permitirá, nos próximos dois anos, desenvolver a aplicação para a recolha de dados e a metodologia que permita validar os dados recolhidos pelos cidadãos. “O objetivo é que o FireLoc esteja disponível para todos os cidadãos em 2021”, disse a investigadora.

A equipa é composta por investigadores do INESC Coimbra, do Departamento de Matemática e do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.

Anterior Caldas da Rainha: GNR apreende artigos contrafeitos no valor de mais de 30 mil euros
Seguinte Seia: Comissão de Saúde, Infraestruturas e Coesão Territorial solicita esclarecimentos à ULS Guarda

Notícias Relacionadas

Destaque

Cerca de 250 figurantes e 13 carros alegóricos dão vida ao Carnaval de Seixo da Beira (com vídeo)

A Associação PIDS- Plano de Intervenção e Dinamização da Freguesia de Seixo da Beira promove no próximo fim de semana, 22 e 23 de fevereiro, …

Última Hora

Gouveia: PJ deteve homem de 71 anos suspeito de abusar de menina de 12 anos

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, do “presumível autor de um crime de abuso sexual de crianças”…

Região

Seia adere ao Dia Europeu sem carros

A Câmara Municipal de Seia volta a associar-se, no dia 22 de setembro, ao Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia…

Informação

Viseu: Detido homem por tentativa de homicídio

A GNR deteve, na passada segunda-feira, um homem de 26 anos por tentativa de homicídio, no concelho de Viseu.

Sociedade

“Deixámos a porta porque queremos que seja uma lembrança do passado e que nos abra uma porta para o futuro” (com vídeo)

Naquilo que resta da empresa J Guerra, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, salta à vista a escadaria em granito e a porta de entrada que escapou ao grande

Nacional

ASAE instaura 66 processos de contraordenação em operação Black Friday

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou, a nível nacional, durante cerca de uma semana, uma operação de fiscalização direcionada à verificação do cumprimento das regras legais do exercício

Informação

Incêndio destruiu casa de idosos em Mangualde

Um casal de idosos ficou, ontem, desalojado, na sequência de um incêndio na habitação onde viviam na freguesia de Lobelhe do Mato, concelho de Mangualde.

Última Hora

Município de Arganil assina Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular

A Câmara Municipal de Arganil aderiu ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular, proposto pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Região

Ciclista morre em colisão com automóvel em Cantanhede

Um homem de cerca de 40 anos morreu, ontem à tarde, numa colisão entre a bicicleta em que seguia e um carro, na localidade da Póvoa da Lomba, em Cantanhede.

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Última Hora

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Sociedade

Semana começa com muito calor

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).