Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”
4 Dezembro, 2017 1784 visualizações

Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”

image_pdfimage_print

Um grupo de 25 investigadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, visitou hoje a área ardida do concelho…

… de Oliveira do Hospital após o fogo de 15 de outubro, onde verificaram que o problema que esteve na base da catástrofe aqui vivida “não é técnico, é social”.

Margarida Tomé, Coordenadora do Centro de Estudos Florestais (CEF) do ISA, considerou que “é desolador ver um concelho em que área florestal está completamente ardida”. A especialista que, há 25 anos liderou o inventário florestal que aqui foi realizado para o 1º Plano Diretor Municipal, disse que já estava à espera de encontrar este cenário, mas notou que “visto é mesmo desolador”.

Acompanhada por outros investigadores do Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” do ISA e por alunos, Margarida Tomé alerta para a “situação climática anormal” que se verificou naquele dia, notando que “toda a gente está preocupada com a gestão” da floresta, mas “se houver uma situação climática como a daquele dia, poderá voltar a acontecer”. “Temos que nos preparar para isso”, verificou”.

Quanto às soluções possíveis para evitar que situações como as de 15 de outubro se repitam, a especialista notou que o problema que se coloca não é de ordem técnica, mas antes social e política. “O problema é arranjar maneiras de convencer a população a fazer gestão agrupada. Tentou-se com as ZIF (Zonas de Intervenção Florestal). Mesmo assim já melhoramos” mas cada um continua a gerir a sua parcela com aquilo que quer”, referiu, destacando a importância de técnicos no terreno para convencer a uma gestão diferente da floresta.

Anterior PJ deteve oito suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia e outras localidades de Coimbra e Viseu
Seguinte Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

Notícias Relacionadas

Região

“Cabeça, Aldeia Natal”, o Natal mais ecológico do país

Depois da experiência positiva dos anos anteriores, que levou milhares de pessoas à aldeia, os habitantes da Cabeça estão empenhados nos preparativos para acolher a sexta edição,…

Última Hora

17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor até sexta-feira. Risco de incêndio muito elevado

Todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, estão até ao final do dia de sexta-feira sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor, informou o

Programas

Rui Fernandes é o convidado do Espaço BLC3 – Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Rui Fernandes, investigador na Spin-off Micnatur.

Região

Tondela: Jovem morre picado por vespa

Um jovem de 38 anos morreu, na manhã desta quinta-feira, na sequência de duas picadas de vespa, na Serra do Caramulo, em Tondela.

Informação

Centro Hospitalar de Coimbra com nova técnica cirúrgica

O serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou um novo programa de artroplastias totais da anca através da utilização de uma técnica cirúrgica inovadora, desenvolvida

Educação

EPTOLIVA conquista prémio internacional STEM

“Requalificação de subprodutos das Queijarias”, da autoria de Honorata Pereira, docente na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, …

Informação

Jovem ficou ferido em acidente durante festejos do “Tri” em Oliveira do Hospital

Um jovem sofreu, ontem à noite, ferimentos depois de embater de moto contra um poste de iluminação pública, no acesso à cidade de Oliveira do Hospital, quando festejava o “Tri”

Destaque

Sinistralidade: 24 detenções, 706 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 15 a 21 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Proteção Civil alerta para chuva, neve, vento e ondulação

A Proteção Civil alerta para um agravamento das condições meteorológicas, especialmente entre a manhã de hoje e as 08h00 de quinta-feira, relacionado com chuva, vento, neve e ondulação.

Última Hora

Operação “Taxa Zero”: 32 mil condutores testados, dos quais 671 com excesso de álcool

No período de 5 a  13 de agosto, Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool, que teve como objetivo promover comportamentos

Última Hora

Liga Contra o Cancro disponibiliza serviço médico-pericial no Centro

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza aos doentes oncológicos um serviço de apoio médico-pericial …

Região

Pastor detido em Gouveia por suspeita de incêndio florestal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda e com a colaboração da GNR de Gouveia, identificou e deteve, na passada terça-feira, …