Incêndios: Um morto em queda de helicóptero em Valongo. A25, IC2 e linha do Vouga cortadas. Chamas atingem edificações em Lisboa
5 Setembro, 2019 1035 visualizações

Incêndios: Um morto em queda de helicóptero em Valongo. A25, IC2 e linha do Vouga cortadas. Chamas atingem edificações em Lisboa

image_pdfimage_print

Um helicóptero de combate a incêndios caiu, esta quinta-feira à tarde, na zona de Sobrado, Valongo, causando a morte ao piloto, que seria o único ocupante da aeronave.

Segundo o JN, uma testemunha viu o helicóptero a colidir com um poste de alta tensão e a cair, tendo ouvido um ruído. Quando a aeronave caiu, explodiu e fez com que as chamas de um pequeno foco de incêndio alastrassem.

O helicóptero pertence à HeliBravo e estava ao serviço da Afocelca, associação de empresas de celulose. Noel Ferreira, piloto da Força Aérea e Comandante dos Bombeiros de Cete é a vítima mortal.

Em dezembro de 2018, a queda de um helicóptero do INEM na zona de Valongo provocou a morte a quatro pessoas.

Na região de Aveiro, diversos fogos florestais, que começaram ao final da manhã, levaram ao “corte da A25, IC2 e linha ferroviária do Vouga, para além de diversas estradas municipais”,  adiantou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro.

De acordo com o JN, um dos incêndios lavra em Macinhata do Vouga, Águeda, mobilizando 129 operacionais no terreno, apoiados por 40 meios terrestres e quatro meios aéreos. Neste momento, o IC2 está cortado nos dois sentidos entre Albergaria e Serém de Cima.

Em Paus, Alquerubim, Albergaria-a-Velha, as chamas deflagraram pelas 11h30 horas e lavram com intensidade. Estão a ser combatidas por 170 operacionais, apoiados por 49 meios terrestres e um meio aéreo.

Em Lisboa, o incêndio que lavrou hoje numa zona de mato na cidade atingiu edificações ocupadas por oficinas e por famílias que viviam “sem condições de habitabilidade”, e provocou cinco feridos ligeiros, avançou o Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB).

Segundo o comandante do RSB Tiago Lopes ” o incêndio já está extinto, mas persistem pequenos focos dentro das edificações”. O fogo, entre as freguesias da Penha de França e São Vicente, provocou cinco vítimas ligeiras, por inalação de fumo, das quais quatro civis e um bombeiro, que foram assistidos no local.

Segundo os dados da página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o alerta foi dado pelas 12h00 e, passadas cerca de três horas e meia. Mobilizou  40 meios terrestres e um meio aéreo.

O alerta para o incêndio foi dado pelas 16.05 horas. Segundo informação da Proteção Civil, na página oficial consultada pelas 16.45 horas, no combate às chamas estavam 47 operacionais, apoiados por 10 viaturas e dois meios aéreos.

Anterior GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais
Seguinte Aveiro: Fogos mobilizam mais de 700 bombeiros e cortam A1, A25 e IC2

Notícias Relacionadas

Vídeos

EXPOH: “Temos uma feira muito interessante para a nossa dimensão”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital considerou, hoje, na Rádio Boa Nova, que o concelho tem “uma feira muito interessante” para a sua dimensão.

Destaque

Feira do Porco e do Enchido anima Meruge no próximo domingo

A Feira do Porco e do Enchido promete voltar a animar a freguesia de Meruge no próximo domingo, dia 12 de novembro.

Última Hora

Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade

A Eptoliva conta com um curso “com enorme saída” e que é “motivo de orgulho” para a direção da Escola Profissional que, hoje chamou a si promotores turísticos, …

Informação

Encontro Sénior juntou 350 idosos no Dia da Espiga

Esta quinta-feira, em que se assinalou o Dia da Espiga, 350 idosos reuniram-se em Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, para participarem no Encontro Concelhio de Idosos “Primavera

Última Hora

Associação Juvenil promove concerto a Favor das Vítimas dos Incêndios no concelho de Tábua

A Associação Juvenil Tábua XXI promove, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 17h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua, …

Informação

Largo Ribeiro do Amaral acolhe hoje uma “edição especial natalícia” com mais de mil crianças

O Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, acolhe hoje uma “edição especial natalícia”, com um vasto programa dirigido às crianças do pré-escolar e 1º

Politica

Rafael Dias é candidato à distrital da Juventude Popular

O jovem oliveirense Rafael Dias anunciou que é candidato à presidência da Comissão Política Distrital de Coimbra da Juventude Popular (JP). O ato eleitoral está marcado para sexta-feira, dia 2

Destaque

Deputado do PSD acusa executivo oliveirense de entrar em “modo pré campanha”.

O deputado Municipal do PSD, Rafael Costa, acusou há instantes o executivo de Oliveira do Hospital de entrar em “modo de pré campanha” e de recorrer à “velha estratégia da

Última Hora

ADIBER assinou protocolo que beneficia a Beira Serra em mais de 2,1 milhões de Euros

A ADIBER  assinou, em Mangualde, o Protocolo de Articulação Funcional com a Autoridade de Gestão do PDR2020, que permite à região da Beira Serra …

Informação

 “Centro 2020” elege como grandes áreas a “competitividade, inovação, internacionalização, coesão territorial e política de cidades”

Depois de assistir à conquista do prémio RegioStars pela BLC3 (com o projeto Centro Bio), a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…

Informação

“Em vez de seis meses parecem seis dias. Foi tudo demasiado rápido e com desafios permanentes…”

Passaram seis meses após o grande incêndio, mas para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino parece que passaram “seis dias”.

Região

Mais de 20 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de duas dezenas de concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio de acordo com o Instituto Português do Mar e