Incêndios: Tiago Cerveira estreia documentário sobre romaria de pastores da Serra da Estrela
14 Setembro, 2018 1955 visualizações

Incêndios: Tiago Cerveira estreia documentário sobre romaria de pastores da Serra da Estrela

image_pdfimage_print

O realizador Tiago Cerveira, de Oliveira do Hospital, estreia a 14 de outubro o documentário “Pagar a promessa”, no qual aborda a tradição que um pastor da Serra da Estrela e a família teimam em manter, mesmo depois do fogo.

Um dia antes de se assinalar um ano dos grandes incêndios de 15 de outubro, que devastaram a região de pastoreio das ovelhas da Serra da Estrela e provocaram a morte de muitos animais, o realizador Tiago Cerveira estreia o documentário “Pagar a Promessa”, um filme que retrata uma tradição antiga dos pastores da região, que no Domingo de Pascoela (após o Domingo de Páscoa) levam as ovelhas até São Geraldo, no concelho de Tábua.

O filme procura registar a tradição que uma família da aldeia de Vendas de Gavinhos, em Oliveira do Hospital, faz questão de manter, levando o seu melhor gado, enfeitado com borlas (uma espécie de pompons com cores aguerridas) e loiça (chocalhos e campainhas) até São Geraldo, num percurso de 20 quilómetros para pagar a promessa ao santo que dá nome ao lugar, disse à agência Lusa Tiago Cerveira.

A família que o realizador retrata mantém a tradição “há seguramente quarenta anos”, pagando não apenas a promessa ao santo, mas ao avô, também pastor, que já muito doente tinha pedido ao filho para ir com as ovelhas até São Geraldo, “nem que fosse a última coisa que fizesse”.

Na família Alves, apenas Sebastião se dedica a tempo inteiro à pastorícia, mas, aquando da romaria, toda a família acaba por se juntar e parte dela faz os 20 quilómetros até São Geraldo, explicou Tiago Cerveira, referindo que esta romaria acontece um pouco por toda a região da Serra da Estrela, envolvendo outras localidades e capelas.

Para o documentário, o jovem realizador retratou a preparação (que começa na madrugada do dia anterior) e a romaria, procurando registar uma tradição que vai caindo em desuso.

“O Sebastião tem 40 anos, mas não sabe se a próxima geração se mantém. Não acredita nisso”, sublinhou Tiago Cerveira, realizador que foi um dos criadores da série documental “15 Memórias do Fogo”.

Apesar de o documentário não falar diretamente sobre os fogos de outubro, o incêndio acaba por estar presente, com a negritude da paisagem a contrastar com as borlas de cores aguerridas das ovelhas.

“Há aqui um contraste entre o negro do cenário do 15 de outubro e as cores aguerridas da festa do gado, que simboliza a vida, a abundância. Aquela imagem é marcante, no meio de um cenário negro, há um rebanho a desfilar, com o som dos chocalhos, com cor e com pastores cheios de orgulho”, frisou.

O próprio Sebastião Alves, o pastor a tempo inteiro da família que é retratada no documentário, “perdeu dezenas de cabeças e o ovil” no fogo, diz.

“Mas, apesar de ter sido lesado, foi à mesma à festa de São Geraldo”, frisou Tiago Cerveira, notando que este ano houve muito menos pastores a subir até à pequena aldeia de Tábua, devido ao fogo.

O incêndio, diz, “levou muitos animais e também vontade de rumar. Alguns perderam a alegria, outros perderam a totalidade do rebanho ou uma grande quantidade de ovelhas”, conta.

O documentário estreia-se a 14 de outubro, no Convívio de Pastores da Serra da Estrela, em São Geraldo, um evento que também foi realizado o ano passado, dessa feita no próprio dia do fogo, quando muitos perderam grande parte do seu sustento.

Depois da estreia, o realizador pretende levar o filme a festivais de cinema, para além de querer fazer uma apresentação da película em Tábua e em Oliveira do Hospital.

Anterior Conselho Intermunicipal da CIM RC reclama medidas para controlo da Vespa Velutina
Seguinte Antevisão: Sintrense vs FCOH. ADN vs Mação

Notícias Relacionadas

Última Hora

Góis : Homem detido na posse de 64 plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve ontem um homem de 43 anos,…

Última Hora

Casa de vítima de incêndio em Tondela assaltada durante funeral

A casa de uma das nove vítimas mortais do incêndio na Associação Cultural de Vila Noda Rainha, em Tondela, foi assaltada, no momento em que decorria o funeral do proprietário.

Cultura

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital e Verbos dos Arguinas nomeados para as “7 Maravilhas da Cultura Popular”

A Festa do Queijo Serra da Estrela e “Os Verbos dos Arguinas ”estão nomeados para as “7 Maravilhas da Cultura Popular”, nas categorias de “Festas e Feiras” e “Rituais e

Última Hora

Oliveira do Hospital lembra César de Oliveira por ocasião dos 20 anos da sua morte

No mês em que se assinala 20 anos após a morte de César de Oliveira, o Município de Oliveira do Hospital promove, na Casa da Cultura, uma exposição de multimédia

Última Hora

Iniciativa do Turismo Centro de Portugal recebe mais de 100 vídeos filmados na região (com vídeo)

A iniciativa “Juntos Construímos o Futuro”, do Turismo Centro de Portugal, recebeu mais de 100 vídeos em duas semanas, enviados por pessoas que quiseram mostrar dessa forma a sua visão

Última Hora

Luís Lagos entende que ausência do PSD no debate “é mau demais para o concelho, para o nosso futuro coletivo”

O candidato da coligação “Construir o Futuro” à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, partilhou na sua página de facebook a “tristeza”…

Informação

Nogueirense venceu dérbi concelhio por 1-0

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) venceu hoje o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) por 1-0, em jogo da 27ª jornada do Campeonato de Portugal, Série C.

Última Hora

Seia recebe 3º Seminário Nacional de Adaptação Local às Alterações Climáticas

O Município de Seia, na qualidade de membro da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, recebe no próximo dia 15 de novembro o 3º Seminário Nacional

Última Hora

Piruka presenteou oliveirenses com “boa energia e bom ambiente” (com vídeo)

Ontem à noite foi a vez de Piruka pisar o palco do Parque do Mandanelho, na EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, onde não faltou “boa energia e bom

Sociedade

Plenário da Rede Social de Penacova aprovou Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento

Realizou-se, hoje, no auditório do edifício das Piscinas Municipais de Penacova a reunião de trabalho do Conselho Local de Ação Social, que teve…

Informação

Universidade de Coimbra: Equipa recebe financiamento internacional para o estudo da infertilidade feminina

Liderada por Renata Tavares, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), uma investigação sobre “(in)fertilidade feminina” acaba de “receber financiamento do LabEx DRIIHM (Dispositif de Recherche Interdisciplinaire sur les Interactions Hommes–Milieux)”.

Última Hora

Colocação de dois novos médicos deverá melhorar estado da Saúde em Oliveira do Hospital

Por ocasião de mais uma comemoração do Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala, a Rádio Boa Nova tomou o “pulso” ao estado da saúde no concelho de Oliveira