Incêndios: Município de Góis apoia reconstrução de habitações não permanentes
16 Outubro, 2018 891 visualizações

Incêndios: Município de Góis apoia reconstrução de habitações não permanentes

image_pdfimage_print

Os incêndios ocorridos em 2017, que assolaram vários concelhos do país, entre os quais o de Góis, destruíram não só área florestal, mas também destruíram ou danificaram habitações, tanto permanentes, como não permanentes.

Reconhecendo que os prejuízos causados nas habitações não permanentes são substanciais, que a sua recuperação pode apresentar-se como demasiado onerosa e incomportável para os seus titulares e que permite que as ligações familiares e afetivas existentes se mantenham, o Município de Góis decidiu aderir ao programa implementado pelo Governo, de apoio à reconstrução destas habitações, recorrendo, para o efeito, a uma linha de crédito disponibilizada pelo Fundo de Apoio Municipal, previsto no Orçamento do Estado para o ano de 2018.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que após aprovação por parte da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, entrou em vigor, no passado dia 12 de outubro, o Regulamento Municipal do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações não Permanentes que visa apoiar a reconstrução das habitações não permanentes afetadas pelos incêndios ocorridos em 2017.

Com o referido Regulamento, o Município institui um programa/mecanismo de apoio, que se consubstancia num subsídio financeiro não reembolsável (a fundo perdido), a conceder a pessoas singulares cujas habitações destinadas a habitação não permanente situadas na área do concelho de Góis, tenham sido danificadas ou destruídas pelos incêndios ocorridos em 2017.

O apoio a conceder será de 50% do valor elegível referente às obras que é necessário executar para repor as condições existentes à data do incêndio, para um limite de investimento máximo de 80 000€ (oitenta mil euros). Apenas são de considerar as habitações que comprovadamente sejam utilizadas de forma ocasional ou temporária, sendo excluídas as casas devolutas ou inutilizadas.

No que diz respeito ao período de admissão de candidaturas, todos os interessados devem apresentar a candidatura entre 12 de outubro a 12 de novembro de 2018, conforme estipulado no Regulamento Municipal (30 dias após a publicação em Diário da República), encontrando-se os Serviços Municipais disponíveis para prestar todos os esclarecimentos e o apoio necessários.

Anterior Montemor-o-Velho: Detido autor de crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de criança
Seguinte “Esta noite ficará sempre nas nossas memórias porque todos vivemos um inferno”

Notícias Relacionadas

Desporto

Rally Regional do Centro: Victor Matias quer fechar temporada com bom resultado

A cidade de Pombal recebe, no próximo fim-de-semana, a última prova do Troféu Rally Regional do Centro 2018, o Rali Alitém “A Oficina”.

Politica

Seia: Orçamento municipal com maior índice de investimento público da década

A Câmara Municipal de Seia aprovou ontem, dia 29 de outubro, por maioria, com os votos contra do movimento independente JPNT e a abstenção do PSD, o orçamento para 2020,

Informação

Destruídos 324 ninhos de vespa asiática em 2019 no concelho de Arganil

O Município de Arganil informa que foram destruídos 324 ninhos de vespa velutina, vulgarmente conhecida como vespa asiática, entre janeiro e dezembro de 2019.

Última Hora

Unidade de Controlo Costeiro apreendeu 116 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, no dia 7 de janeiro, 116 quilos de pescado por figa à lota, num estabelecimento de

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 17 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Jovem de 15 anos sentiu-se mal junto às piscinas de Oliveira do Hospital

Uma jovem de 15 anos desmaiou, esta manhã, cerca das 9h20, junto ao complexo das piscinas municipais de Oliveira do Hospital. A jovem recuperou, mais tarde, …

Informação

No domingo, muda a hora e entramos no horário de verão

Domingo, 27 de março,  é dia de acertar o relógio para a hora nova. Quando for 1h00, deve colocar o relógio nas 2h00. Nos Açores, a correção é feita às

Destaque

João Pires deixa comando do Nogueirense

O treinador do Nogueirense, equipa de Nogueira do Cravo que na última época desportiva foi despromovida do Campeonato Nacional, confirmou …

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou na EDP Maratona de Lisboa

No passado dia 20 de outubro, o Maratona Clube Vila Chã foi representado pelo atleta Jacinto Correia na EDP Maratona de Lisboa.

Informação

Governo diz que já foram pagos 66 milhões aos agricultores lesados em 2017

O Ministério da Agricultura desmente o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017, informando que os apoios pagos

Última Hora

Vinhos do Centro de Portugal promovidos em encontro mundial do setor

O Turismo Centro de Portugal vai participar na terceira edição do MUST – Fermenting Ideas, um dos mais importantes congressos mundiais de vinhos, que atrairá a Portugal 500 participantes, …

Sociedade

Grupo IG vai investir em Tábua

O Grupo IG, de Oliveira do Hospital, prepara-se para avançar com investimento no vizinho concelho de Tábua A aposta deverá recair na abertura de uma superfície comercial na vila de