Incêndios: Associação de Vítimas diz que extensão de medidas não altera desigualdades
5 Janeiro, 2018 1065 visualizações

Incêndios: Associação de Vítimas diz que extensão de medidas não altera desigualdades

image_pdfimage_print

A extensão das medidas de apoio às vítimas dos incêndios de junho ao território devastado pelos fogos de outubro “não altera as desigualdades”, …

… entende a Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), com sede em Oliveira do Hospital.

O Conselho de Ministros decidiu ontem que as medidas de apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, em junho, contemplem também os concelhos afetados pelos fogos quatro meses depois.

Em reação a esta aprovação, Luís Lagos disse que “o Governo está a tentar tapar o sol com a peneira”, uma vez que os empresários e outras vítimas, representados pela AVMISP, com sede em Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, estão “ainda à espera da reposição da igualdade” por parte do Estado na concessão das ajudas.

O empresário lamentou, por exemplo, não estar ainda elaborado o relatório que permitirá à provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, “fixar com objetividade os critérios” para efeitos de indemnização às vítimas dos fogos de outubro e seus familiares.

“Também não está nomeada a comissão, liderada pelo professor Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra, que vai fazer esse trabalho”, adiantou.

Por outro lado, quanto à “reposição da capacidade produtiva”, a taxa de financiamento das empresas atingidas em outubro “continua a ser inferior” ao nível de apoio àquelas que foram destruídas em Pedrógão Grande e concelhos vizinhos, nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco.

“Não existe igualmente um fundo regulamentado para gerir os donativos dos portugueses” às vítimas dos fogos de 15 e 16 de outubro, em vários municípios da região Centro, disse Luís Lagos, alertando para a importância de o imposto sobre o valor acrescentado (IVA), no caso da reconstrução de imóveis, ser integrado naquele fundo.

“A ajuda dos portugueses tem sido feita sem regras”, sublinhou o presidente da AVMISP, eleito em outubro pelo CDS/PP para a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Na sua opinião, “a desigualdade só termina se estes pontos forem corrigidos”, uma exigência que a associação continua a fazer ao Governo.

Anterior Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve
Seguinte “Os Amigos de Lagos da Beira” realizam Concerto de Reis

Notícias Relacionadas

Destaque

Sinistralidade: 1 100 infrações, 63 acidentes e sete detenções no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 1 100 infrações e 63 acidentes.

Informação

Tomada de posse em Oliveira de Hospital é na sexta-feira

Os novos órgãos municipais de Oliveira do Hospital vão tomar posse amanhã. A cerimónia foi adiada uma semana devido aos incêndios no concelho.

Desporto

Confira os resultados desportivos de fim-de-semana

Neste fim-de-semana ficou fechada a 13ª jornada do Campeonato Nacional, que acabou por ditar uma vitória ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e um empate à Associação Desportiva

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Uma história de amor pela Rádio Boa Nova há sete anos”

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha hoje “dentro do contexto das pessoas”, nomeadamente os “sete anos de Zé Conde e Natália Novais” na Rádio

Informação

GNR apreendeu uma caçadeira e 56 cartuchos em investigação por violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) apreendeu, ontem,…

Informação

Atleta do CCPOH vence Torneio do V Circuito Municipal de Tábua de Ténis de Mesa

Ricardo Lino, jovem atleta do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), foi o grande vencedor, no escalão destinado às classes jovens, do 1º Torneio do V

Informação

Vários concelhos da Guarda e Viseu com falhas de energia elétrica

Os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira, na Guarda, e Tarouca, Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira e Sernancelhe, em Viseu, …

Nacional

Avião da TAP assinala 72.º aniversário com pintura retro (com vídeo)

A TAP voltou aos anos 70 para dar uma imagem retro a um dos seus aviões. O objetivo é assinalar o 72 anos da Transportadora Aérea Portuguesa.

Informação

Câmara de Tondela quer separadores centrais no IP3

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, defendeu hoje a colocação de separadores centrais e a duplicação de alguns troços do Itinerário Principal (IP) 3, …

Informação

Vai ser lançado o livro do professor José Ramos Mendes

É já no próximo dia 7 de dezembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Arganil, que vai ser lançado o livro do professor José Ramos Mendes.

Informação

Contribuintes têm até 15 de março para limpar terrenos

O Fisco está a avisar os contribuintes de que têm até 15 de março para limpar o mato e cortar árvores nas proximidades de casas e aldeias, podendo vir a