Incêndios: 40 concelhos do interior em risco máximo de incêndio
29 Julho, 2020 332 visualizações

Incêndios: 40 concelhos do interior em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Cerca de 40 concelhos dos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que se prevê nova subida das temperaturas máximas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) coloca também em risco muto elevado de incêndio cerca de uma centena de municípios do interior Norte e Centro e da região algarvia e em risco elevado mais de meia centena de concelhos nos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga e Vila Real.

O risco de incêndio calculado pelo IPMA é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa da manutenção do risco elevado de incêndios, o Exército e a Marinha vão reforçar entre hoje e sexta-feira os contingentes no terreno para vigiar e prevenir fogos florestais.

Segundo um comunicado do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), 16 patrulhas (12 do Exército e quatro da Marinha), compostas por 144 elementos vão ser distribuídas pelo território continental em nove distritos: Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Porto, Portalegre, Santarém, Viseu e Vila Real.

Os 144 militares vão juntar-se aos 116 que já estão em funções, no âmbito do Protocolo Faunos, em apoio ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Além da subida das temperaturas máximas, o IPMA prevê para hoje nebulosidade matinal no litoral oeste a sul do Cabo Mondego em durante a tarde, a nebulosidade vai aumentar no interior Norte e Centro, com baixa probabilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoadas, em particular em zonas montanhosas.

O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante norte e por vezes forte do quadrante leste nas terras altas das regiões Norte e Centro até ao início da manhã, e rodando para quadrante oeste a partir da tarde.

Segundo as previsões do IPMA, as temperaturas máximas deverão variar entre os 24.º (Sines) e os 39.º (Beja e Évora) e as mínimas entre os 14.º (Leiria) e os 21.º (Faro).

Anterior IPG aposta no desporto de alto nível e na saúde
Seguinte Oito distritos com aviso amarelo por causa do calor

Notícias Relacionadas

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital cancela Festa do Queijo Serra de Oliveira do Hospital (com audio)

O Município de Oliveira do Hospital decidiu, esta segunda-feira, cancelar a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital,…

Região

Magia do Natal espalhou-se pelo Município de Nelas

A Praça do Município, em Nelas, foi o centro de toda a animação, onde foi instalada uma Tenda de Circo que albergou de 6 a 9 de dezembro a edição

Destaque

Oliveira do Hospital deu início à estabilização dos solos após incêndio

Equipas dos GIPS da GNR, da Força Especial de Bombeiros, sapadores e funcionários o Município de Oliveira do Hospital e União de Freguesias de Penalva de Alva …

Região

Grupo de traficantes apanhado em Seia com droga e armas proibidas

A GNR deteve, ontem, em Seia, 10 pessoas, pelo crime de tráfico de estupefacientes e detenção de armas proibidas. O grupo tem idades entre 22 e 49 anos.

Região

Penacova: alunos do IEFP entregaram sementes à população afetada pelos incêndios

A Assembleia Municipal de Penacova recebeu, num ato simbólico, sementes de espécies hortícolas, uma iniciativa dos alunos do IEFP…

Destaque

“A aposta no empreendedorismo tem dado grande visibilidade à Eptoliva”

A Escola Profissional – Eptoliva esteve, ontem, em destaque na emissão da Rádio Boa Nova a partir da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Bibliotecas promovem Férias Ativas em Oliveira do Hospital

Teve início, no dia 13 de junho, o programa “ Férias Ativas 2016” destinado à ocupação dos tempos livres das crianças, dinamizado nas Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital.

Informação

PJ deteve professor suspeito de abuso sexual de crianças e violência doméstica

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria deteve um homem, suspeito da prática de vários crimes de…

Região

PJ deteve homem suspeito de matar o pai, depois de uma discussão, numa aldeia do Sabugal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado,…

Educação

Lagares Fashion está por aí e com novidades

Amanhã, a partir das 21h30, a comunidade escolar de Lagares da Beira dá vida ao desfile de moda e ao concurso de reciclagem em mais um “Lagares Fashion”. Cães e

Destaque

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

Informação

Jovens estrangeiros querem atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior

Com o projecto Wildings, um grupo de jovens quer atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior. Para isso, têm um site, uma websérie e, em breve, um guia