Incêndio na Covilhã dado como dominado esta manhã
30 Julho, 2020 405 visualizações

Incêndio na Covilhã dado como dominado esta manhã

image_pdfimage_print

O fogo da Covilhã foi, cerca das 7h30 desta quinta-feira, dado como dominado, avançou o Comandante Distrital de Castelo Branco, Francisco Peraboa.

“Há cerca de meia hora demos este incêndio como dominado, tínhamos uma frente ativa que, durante a noite, conseguimos debelar com cerca de 500 operacionais que temos no terreno, 160 viaturas e sete máquinas de rasto”, foram as palavras do responsável pelas 8 horas da manhã em declarações à RTP.

O Comandante acrescentou que “com muito trabalho, durante toda a noite, aproveitamos a janela de oportunidade e conseguimos dominar este incêndio”. O dispositivo vai ser mantido “durante todo o dia” e “insistir com os meios aéreos” assim que seja possível, para evitar que o fogo se reative.

Francisco Peraboa destacou ainda a complicada orografia do terreno em que as chamas progrediram, “onde foi apenas possível colocar, muitas vezes, meios apeados, com ferramentas manuais” e “abrir acesso com máquinas de rasto” para que as máquinas lá pudessem também trabalhar.

De recordar que este fogo, que lavra desde quarta-feira em Sobral de São Miguel, concelho da Covilhã, tinha, ao início da manhã uma frente ativa, sem perigo para povoações.

Segundo os dados disponibilizados no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 8h11 estavam no local 511 operacionais e 158 veículos.

Durante o dia de ontem, o vento e a orografia do terreno – uma zona de serra com poucos acessos – dificultaram o combate às chamas, que deflagraram às 14h43, na freguesia de Sobral de São Miguel, uma das Aldeias do Xisto, e progrediu em direção à povoação anexa do Pereiro.

com:noticiasaominuto.com
Foto: Radio Clube da Covilhã

Anterior Compre(em)Seia incentiva consumo no comércio/serviço local
Seguinte Acidente no IP3 causou um morto

Notícias Relacionadas

Informação

Exposição coletiva “Coroas de Natal” em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura, está a promover a realização de uma exposição temática coletiva dedicada ao tema ‘Coroas de Natal’.

Última Hora

“Esta inauguração da remodelação traz a ETAR para o século XXI” (com vídeo)

Esta manhã foi inaugurada a remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade de Oliveira do Hospital, que resultou …

Região

“Bairro da restauração” é novidade na Feira de S. Mateus que vai decorrer de 9 de agosto a 6 de setembro

A criação do bairro da restauração é uma das principais novidades na Feira de S. Mateus que, ontem à noite, foi apresentada por Jorge Sobrado, gestor da Viseu Marca,…

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

Num fim-de-semana marcado pela festividade da Páscoa, as equipas a competir no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, Futebol Clube de Oliveira do Hospital e…

Educação

Município de Penacova homenageou alunos que se distinguiram por mérito escolar

A Câmara Municipal de Penacova promoveu a sexta edição da Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito Escolar, que homenageou os 60 alunos dos estabelecimentos de ensino escolar do concelho

Última Hora

Opinião: “Parabéns ao Público, ao Jornal Público e ao público que lê, vê e ouve o jornal”

No dia em que o jornal Público comemora 30 anos de existência, Vítor Neves felicita este órgão de comunicação social que “é uma das referências da democracia em Portugal”.

Informação

Seia: “Autarquia Familiarmente Responsável” pelo oitavo ano consecutivo

A Câmara Municipal de Seia foi distinguida, pelo oitavo ano consecutivo, com a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que teve lugar em Coimbra.

Última Hora

“Dent Hi Tech” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Jorge Fernandes e Rita Lagos, promotores do projeto Dent Hi Tech, na área das

Destaque

GNR registou 54 acidentes e fez 22 detenções na região de Coimbra

Um ferido grave e 13 feridos ligeiros é o resultado dos 54 acidentes registado pelo Comando Territorial de Coimbra da GNR entre 20 e 26 de setembro. No mesmo período,

Região

Despiste de viatura perto de Viseu provoca um morto

Um homem de 56 anos morreu ontem à noite na sequência do despiste da viatura que conduzia na zona de Viseu.

Informação

Temperaturas vão descer acentuadamente nos próximos dias.Chuva dá lugar ao frio

Os últimos dias têm sido marcados por chuva em quase todo o país. Nos próximos dias, o cenário irá mudar, com a chuva a dar lugar ao sol e com

Última Hora

“Motivação e superação” no desporto em debate no ciclo de conferências do Município de Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a Arcial e a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, vai retomar na próxima sexta-feira,…