Hospital da FAAD retomou consultas e exames. É obrigatório lavar as mãos à entrada, usar máscara e medir a temperatura (com vídeo)
4 Maio, 2020 1004 visualizações

Hospital da FAAD retomou consultas e exames. É obrigatório lavar as mãos à entrada, usar máscara e medir a temperatura (com vídeo)

image_pdfimage_print

O hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), em Oliveira do Hospital, retomou hoje, as consultas e exames que estiveram suspensos durante o Estado de Emergência devido à pandemia Covid-19.

Em entrevista no noticiário das 15h00 da Rádio Boa Nova, Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da FAAD, referiu que hoje foi retomada “a atividade normal embora com alguns constrangimentos, como o uso obrigatório de máscara de proteção, desinfetar e lavar as mãos à entrada”. O responsável explicou que “os auxiliares do serviços acompanham os utentes desde a porta de entrada até aos exame e de novo à rua para que não haja acumular de pessoas e acompanhantes no hospital”. Adiantou também que “não funciona a sala de espera, nem o bar”. “A sala de espera só funciona para doentes com algumas dificuldades na mobilização em cadeiras que estão distanciadas umas das outras. À entrada é medida a temperatura a todos”, informou também Álvaro Herdade.

Na realização das consultas e exames complementares de diagnóstico, o presidente do CA da FAAD, explica que passa a haver “um distanciamento um bocadinho maior”, pelo que apela à “colaboração das pessoas”. “Não se vão realizar tão rapidamente alguns exames, vão demorar um bocadinho mais de tempo porque é necessário desinfetar todos os gabinetes entre a saída de um doente e a entrada de outro doente. É necessário tomar todas as precauções. É para segurança de todos”, explicou o responsável na Rádio Boa Nova.

Durante o Estado de Emergência, o Conselho de Administração da FAAD levou a efeito “algumas remodelações” no hospital, “como mudar alguns pisos e pintar alguma paredes”, motivo pelo qual alguns exames que não se vão realizar ainda esta semana. Álvaro Herdade referiu, contudo que, todos os serviços estarão a funcionar devidamente até ao início da próxima semana.

“Claro que não iremos atender 50 utentes num dia, iremos atender 30. Mas o que interessa é que sejam atendidos com as devidas precauções de maneira a não haver atropelo e que haja segurança para os nossos funcionários e para os nossos utentes. A nossa porta de entrada deixou de ser a habitual, passou a ser a lateral, a que dava para o bar, porque tem aí um lavatório, para toda a gente, quando entra, poder fazer aí a higiene das suas mãos”, esclareceu.

Em entrevista da Rádio Boa Nova, Álvaro Herdade destacou a importância de retomar os atos médicos para além dos relacionados com a doença de Covid-19. “A nossa mortalidade total, onde se pode incluir o Covid-19 aumentou muito. Não por causa do Covid porque felizmente tomamos as devidas precauções contra a doença, mas por muitas outras patologias que ficaram para trás. Muitos doentes ficaram por ser vistos. Há muita gente a morrer não por Covid, mas por causa do Covid”, afirmou. Para o clínico o cenário de pandemia por que passamos “serve-nos de exemplo”. “Há lições que temos que tomar para o futuro. Temos que aprender com tudo isto, mas de maneira nenhuma temos que deixar de tratar os doentes que não são Covid”, sustentou.

Anterior Despiste de trator agrícola provoca um morto em Viseu
Seguinte Município de Arganil apoia alunos do concelho no ensino à distância com aquisição de tablets

Notícias Relacionadas

Última Hora

Um avião anfíbio médio de combate a incêndios Fire Boss, sofre acidente na barragem de Castelo do Bode.

Um avião anfíbio médio FireBoss, de indicativo operacional Alfa 8, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu esta tarde um acidente quando efetuava uma manobra de scooping na barragem de

Desporto

Sampaense vence Sanjoanense por 84-80

Sampaense vence AD Sanjoanense por 84-80 no primeiro jogo da 2ª fase Grupo A da Proliga de Basquetebol. Uma partida dificil para a equipa da casa, que só no terceiro

Nacional

Operação “Taxa Zero”: 32 mil condutores testados, dos quais 671 com excesso de álcool

No período de 5 a  13 de agosto, Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool, que teve como objetivo promover comportamentos

Informação

Cooperativa Rádio Boa Nova reúne em Assembleia Geral Extraordinária

Realiza-se na próxima sexta feira, 27 de maio, a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Rádio Boa Nova destinada à eleição dos corpos sociais.

Região

Funeral do jovem que faleceu vítima do acidente em Tábua realiza-se hoje

O funeral de João Soares, o jovem de 18 anos que faleceu após um acidente de viação na segunda-feira à noite, vai decorrer hoje pelas 19h00, em Tábua.

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou no XIX Grande Prémio de Atletismo Sobral de Ceira

O Maratona Clube Vila Chã participou no dia 3 de dezembro no XIX Grande Prémio de Atletismo Sobral de Ceira, estando representado por 3 atletas.

Região

Homem de 90 anos morre em acidente de trator no concelho de Coimbra

Um homem de 90 anos morreu hoje vítima de um acidente com trator agrícola em Souselas, no concelho de Coimbra, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores da cidade.

Região

Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)

O Primeiro Ministro procedeu, esta tarde em Oliveira do Hospital, à entrega de 20 novas viaturas de primeira intervenção necessárias ao trabalho de 20 novas equipas de sapadores florestais, que

Informação

Juventude Popular lamenta “posicionamento impávido” da Câmara e apela a que “tome parte” no problema da Fundação D. Maria Emília Vasconcelos Cabral

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Concelhia de Oliveira do Hospital da Juventude Popular lamenta “o posicionamento impávido e sereno do executivo camarário oliveirense quanto ao funcionamento deficitário

Região

Nelas: GNR investiga onda de assaltos

A GNR está a investigar assaltos que aconteceram nos últimos dias no concelho de Nelas.

Informação

Presidente da Câmara entrega certificados a alunos da Universidade de Verão e Escola de Verão Júnior

Os alunos que frequentaram a Universidade de Verão e a Escola de Verão Júnior foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa,…

Informação

Temperatura desce no fim de semana e pode chover

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê descida da temperatura para este fim de semana, com vento que pode ser forte e possibilidade de precipitação.