Hastas públicas de madeira ardida já renderam 15,5 milhões de euros
12 Outubro, 2018 1109 visualizações

Hastas públicas de madeira ardida já renderam 15,5 milhões de euros

image_pdfimage_print

As hastas públicas da madeira ardida nos incêndios de outubro de 2017 já renderam 15,5 milhões de euros, revelou hoje, na Marinha Grande, o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Na sessão de apresentação da Comissão Científica do Programa de Recuperação das Matas Litorais, o presidente do ICNF, Rogério Rodrigues, revelou que daquele valor “11,4 milhões correspondem à Mata Nacional de Leiria, para um volume total de 558 mil metros cúbicos de madeira”.

Rogério Rodrigues adiantou que continua a existir interesse por parte de entidades privadas e de voluntários para colaborar na rearborização do Pinhal de Leiria.

Segundo o responsável do ICNF, foram disponibilizados 526 hectares, dos quais já estão arborizados cerca de 400.

“Essas são tarefas que foram surgindo ao mesmo tempo que um conjunto de outras ações de enorme dimensão, como foi a recuperação de áreas mais críticas, como a proteção de pessoas e bens”, esclareceu.

O presidente do ICNF reconheceu “vai demorar décadas” até se poder “constituir novos povoamentos”, sobretudo “melhores do que existia”.

“Será certamente muito aproximado do que tínhamos, mas será melhor, porque obedecerá às recomendações da Comissão Científica”, acrescentou Rogério Rodrigues, ao referir que já existe um plano de atuação até 2022.

Nos incêndios de outubro de 2017 na região Centro morreram 50 pessoas e cerca de 70 ficaram feridas, tendo sido destruídas total ou parcialmente cerca de 1.500 casas e mais de 500 empresas.

Na Marinha Grande, entre outros danos, 80 por cento do Pinhal de Leiria, também conhecido por Mata Nacional de Leiria ou Pinhal do Rei, ardeu nestes fogos.

Propriedade do Estado, o pinhal tem 11.062 hectares e ocupa dois terços do concelho.

Fonte: Lusa

Anterior Fogos de outubro de 2017 foram fenómeno inédito e com falhas no combate
Seguinte Aveiro : Mulher morre ao cair em poço

Notícias Relacionadas

Última Hora

Segurança Social ajudou 389 famílias no pagamento de bens essenciais

A Segurança Social concedeu 232 mil euros em subsídios destinados a 389 famílias afetadas pelos incêndios de 2017 para apoiar pagamentos relacionados com medicamentos, rendas, luz, gás e água.

Última Hora

Sinistralidade: 11 detenções, 433 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 2 a 8 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Operação Fermento no Pão: ASAE instaurou 51 processos no setor da Panificação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, realizou uma operação de fiscalização, a nível nacional, no âmbito da Segurança Alimentar, direcionada para a verificação das condições e requisitos obrigatórios no

Destaque

Seniores da Residência Sant’Ana vieram à Boa Nova comemorar o Dia Mundial da Rádio

No âmbito do dia Mundial da Rádio , que hoje se comemora, a Rádio Boa Nova recebeu esta manhã um grupo de idosos da…

Última Hora

Comboio de mercadorias descarrilou na Linha do Norte

Um comboio de mercadorias que circulava na Linha do Norte descarrilou, ontem à tarde, em Souselas, arredores de Coimbra, mas não há registo de vítimas.

Informação

CDS-PP vai estar ausente da cerimónia do feriado municipal de Oliveira do Hospital

A Comissão Política concelhia do CPS-PP de Oliveira do Hospital informou, hoje, que o partido não se vai fazer representar na cerimónia comemorativa do feriado municipal,…

Informação

INATEL vai premiar mérito em Gala do Desporto

A Fundação INATEL vai realizar no próximo sábado, 15 de junho, a sua Gala do Desporto. A cerimónia de reconhecimento e…

Região

Homenagem às vítimas de Pedrógão inclui lançamento de 66 balões brancos

A cerimónia privada de homenagem às vítimas do incêndio que atingiu Pedrógão Grande em junho de 2017 inclui o lançamento de 66 balões brancos, um por cada vítima mortal e

Última Hora

Mário Patrão em bom plano no Rali de Marrocos

Mário Patrão, piloto apoiado pelo Crédito Agrícola, completou ontem a sua participação no Rali de Marrocos, derradeira etapa do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno.

Informação

Misericórdia de Galizes iniciou comemorações dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes deu, ontem, início às comemorações dos 350 anos da instituição, fundada em julho de 1668.

Última Hora

Calendário desportivo de fim de semana

Este fim de semana joga-se a 24ª jornada, série C, do Campeonato de Portugal. O Nogueirense joga amanhã, enquanto que o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) …

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou em Corta-Mato na Guarda

No passado dia 12 de novembro, a equipa do Maratona Clube Vila Chã participou no Corta-Mato de Preparação realizado na cidade da Guarda.