“Há uns anos era impensável que um aluno de uma escola do interior fosse representar o país no Brasil” (com vídeo)
22 Outubro, 2019 2228 visualizações

“Há uns anos era impensável que um aluno de uma escola do interior fosse representar o país no Brasil” (com vídeo)

image_pdfimage_print

O aluno da Eptoliva Rodrigo Carvalho e a professora Honorata Pereira da Eptoliva estão até sexta feira, dia 25, no Brasil a apresentar…

… o projeto “Bembiber: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias” . O diretor da Eptoliva, Daniel Costa, não poderia estar mais orgulhoso.

Convidado desta manhã do programa “Outras Conversas”, o diretor da Eptoliva e presidente da Adeptoliva, Associação que gere o ensino profissional ministrado por aquela escola, afirmou que o facto de a Eptoliva representar Portugal na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo, no Brasil, “é um grande orgulho para a escola, para os nossos municípios, para a região da Beira Serra e para o nosso país”.

A presença da Eptoliva, na Mostratec, no Brasil, decorre do prémio conseguido na Mostra Nacional de Ciências, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de maio. Mas para Daniel Costa o “mais importante é perceber que, há uns anos, era impensável que um aluno de uma escola do interior, fosse representar um país no Brasil, por causa de um projeto de ciência, ainda mais sendo de uma escola profissional”.

O projeto, que até sexta feira está em destaque na Mostratec, é um Gin feito com o soro que resulta da feitura do queijo Serra da Estrela. Daniel Costa assegura que é um gin “bom e recomenda-se” e a principal vantagem é de potenciar o reaproveitamento de um subproduto que teria custos de tratamento para as queijarias

O projeto é apenas um exemplo do que “gostamos de fazer na escola”. “Através destes projetos motivamos os alunos não só para a ciência, investigação e empreendedorismo, mas também para os estudos e conclusão dos cursos profissionais”.

Na Rádio Boa Nova, Daniel Costa assegurou que a aposta da escola é “a qualidade no ensino”. “Hoje temos taxas de acesso ao ensino superior acima da média nacional (cerca de 30 por cento)”, referiu o responsável, notando que os cursos também têm taxas de empregabilidade na ordem dos 70 a 80 por cento e outros até de 100 por cento.

A Eptoliva conta, atualmente, com 18 cursos diferentes distribuídos pelos três anos, 14 turmas e cerca de 220 alunos. “A nossa expectativa é manter este nível de alunos. Dá-nos muito mais responsabilidade. Estamos cá para assumir esta responsabilidade”, afirmou Daniel Costa, que na direção da Eptoliva tem contado com o apoio dos Municípios de Oliveira do Hospital e Tábua e o conjunto de promotores de que fazem parte entidades, empresas e instituições, entre outros.

A Eptoliva completa, no próximo dia 11 de novembro, 28 anos de atividade. A data vai ser comemorada no dia 16 de novembro.

Anterior Sinistralidade: 18 detenções, 729 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra
Seguinte Agressor voltou a ser detido por violência doméstica

Notícias Relacionadas

Sociedade

Quase uma centena de concelhos do continente em risco máximo de incêndios

Quase uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Polícia Judiciária deteve homem suspeito de violar a filha. Os familiares sabiam mas temiam represálias

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro,  deteve um homem,…

Informação

Penacova intensifica apoio a pessoas mais frágeis

A população mais frágil ou de maior risco vai receber apoio personalizado do Município de Penacova, que se articulou com vários parceiros a fim de serem prestados serviços essenciais,…

Informação

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Informação

Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

O Município de Penacova participou, no passado fim-de-semana, na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França.

Informação

Seia anuncia investimento de 2,8 milhões de euros nas águas e saneamento

 O Município de Seia anunciou que está a ampliar as redes de abastecimento de água e saneamento básico no concelho, com vista à melhoria do serviço prestado às populações.

Sociedade

Góis associa-se à Hora do Planeta

Tal como em 2016, o município de Góis volta, este ano, a associar-se à comemoração da “Hora do Planeta”. No dia  25 de março, o município mantém os seus princípios e

Informação

Covid-19: Município de Oliveira do Hospital apoia hospital da FAAD com aquisição de ventiladores, monitores e testes rápidos  

O Município de Oliveira do Hospital deu “ordem” à Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) para a aquisição de ventiladores, monitores e testes rápidos para fazer face aos possíveis casos de

Região

Guarda: Despiste de um motociclo provoca um morto e um ferido grave

O despiste de um motociclo na localidade de Corujeira, no concelho da Guarda, provocou um morto e um ferido grave.

Nacional

País: Governo decreta crise energética de 9 a 21 de agosto

Tribunal Administrativo de Lisboa rejeitou a contestação dos serviços mínimos. Limitação de abastecimento nos postos de combustível só entra em vigor às 23h59 de dia 11 de agosto.

Última Hora

COVID-19 Relatório de situação epidemiológica actual em Portugal

A DGS publicou ao início da tarde de hoje, o último relatório de situação epidemiológica em Portugal  do COVID-19, mostrando um total de 245 casos confirmados, 2 casos já recuperados

Desporto

Rafael Delaunay Gomes participa num dos mais prestigiados Triatlos IROMAN Mundiais – Challenge Roth

O atleta oliveirense, Rafael Delaunay Gomes, participou no passado fim de semana, no Challenge Roth, uma das mais procuradas e emblemáticas provas de Triatlo IRONMAN Mundial,  na Cidade de Roth,