Há mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação vulnerável
9 Janeiro, 2019 633 visualizações

Há mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação vulnerável

image_pdfimage_print

Durante o passado mês de outubro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo, em todo o território nacional, mais uma operação ‘Censos Sénior’, cujo propósito foi atualizar…

… os registos das edições anteriores e identificar novas situações de idosos que vivem sozinhos e/ou isolados.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR refere que há agora 45.563 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar a sua segurança em causa.

As situações de maior vulnerabilidade, sublinha a autoridade, foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.

O distrito com mais idosos sinalizados nestas circunstâncias é o de Vila Real, com 4.515. Logo de seguida surge o distrito da Guarda com 4.008 idosos a viver sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade. Bragança, com 3.385, Faro, com 3.165, fazem também parte dos distritos com mais idosos a viver nestas circunstâncias.

Por outro lado, o distrito com menos idosos sinalizados pela GNR nos ‘Censos Sénior’ foi Viana do Castelo, com 1.111, Lisboa com 1.138, Porto com 1. 168, Leiria com 1.197 e Coimbra com 1.449.

Durante a operação, os militares privilegiaram o contacto pessoal e a realização de ações em sala, no sentido de sensibilizarem este público-alvo para que não adotem comportamentos de risco, evitando que se tornem vítimas de crimes, como furtos, roubos ou burlas.

Desde o ano de 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da operação ‘Censos Sénior’, a GNR  tem construído uma base de dados geográfica, de modo a proporcionar “um melhor apoio à nossa população idosa”, o que, acredita a autoridade, “tem contribuído, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e a GNR e, por outro, tem potenciado uma segurança efetiva e o aumento do seu sentimento de segurança”.

com lusa.pt

Anterior GNR: 23 detenções, 600 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra
Seguinte ANCOSE repõe efetivo animal e doa 25 mil Euros de ração aos associados

Notícias Relacionadas

Informação

Festival do Secundário realiza-se em Quiaios

Decorre entre os dias 25 e 29 de março, em Quiaios, na Figueira da Foz, a 15º edição do MOCHE Festival Secundário promovido pela empresa UrbanFun Lda. Depois das 14

Última Hora

Região: Colisão entre dois ligeiros corta EN238 nos dois sentidos

Uma colisão entre dois carros na EN238, em Barracão, em Mortágua, durante a tarde desta terça-feira, provocou um ferido, …

Última Hora

Autoridades procuram em Tábua jovem desaparecido

A GNR de Tábua, juntamente com os Bombeiros de Tábua e de Oliveirinha, procuram um jovem de 23 anos, desaparecido há três dias.

Última Hora

Festa da Castanha e Ultra Trail animam Aldeia das Dez no próximo fim de semana

A freguesia de Aldeia das Dez volta a realizar a Festa da Castanha no emblemático Santuário de Nossa Senhora das Preces. O evento acontece…

Informação

Dois feridos em colisão no IC2 em Albergaria-a-Velha

Uma colisão entre um camião e um carro no IC2, na Branca, Albergaria-a-Velha, provocou, na manhã desta sexta-feira, dois feridos.

Informação

Mostra  “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado

O Mercado Municipal acolhe, no próximo sábado (14 de abril) entre as 8h e as 13h, mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em…

Sociedade

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da

Região

Góis com praia de Ouro

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em Góis, ostenta novamente o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital incentiva desporto ao ar livre

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a desafiar os ginásios e associações do concelho para dinamizarem algumas das suas atividades nos diversos espaços ao ar livre do município.

Última Hora

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Informação

Têxtil fecha em aldeia da Guarda e deixa 20 trabalhadores no desemprego

Uma fábrica do setor têxtil fechou as portas na aldeia de Trinta, na Guarda, e lançou cerca de duas dezenas de trabalhadores para o desemprego,…

Informação

CCPOH promove 32º Cicloturismo Rota do Alva no dia 1 de setembro

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) promove, no próximo dia 1 de Setembro, a 32ª edição do Cicloturismo Rota do Alva.