Há 14 concelhos no país em risco máximo de incêndio
31 Julho, 2019 378 visualizações

Há 14 concelhos no país em risco máximo de incêndio

image_pdfimage_print

Catorze concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar…

… e da Atmosfera, que prevê vento moderado a forte e subida da temperatura máxima.

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio os municípios de Marvão, Gavião e Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação, Abrantes e Sardoal (Santarém), e Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Tavira, Silves e Monchique (Faro).

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado mais de sete dezenas de municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Beja e Faro.

Dezenas de outros municípios do interior norte e centro, da região de Lisboa e do Alentejo e Algarve estão em risco elevado, num dia em que o vento vai soprar moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, e em que está prevista uma pequena subida da temperatura máxima.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As temperaturas máximas vão subir ligeiramente, atingindo os 35ºC (Beja e Évora) e as mínimas chegarão aos 11ºC (Braga).

A Proteção Civil alertou na segunda-feira para o aumento do risco de incêndio até ao dia de hoje por causa da previsão de agravamento das condições meteorológicas, com diminuição da humidade relativa e aumento da intensidade do vento e da temperatura, em especial no interior norte e centro e na região do Algarve.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou igualmente para a proibição de queima de matos cortados e amontoados nos locais onde o risco de incêndio seja elevado ou muito elevado.

Está igualmente proibido o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas variam entre 10 graus de mínima e 29 graus de temperatura máxima.

Anterior Banda "Sob Pressão" promove "Festa Anos 80"
Seguinte Viseu é hoje palco da partida da Volta a Portugal

Notícias Relacionadas

Última Hora

Estão abertas as inscrições para a Escola de Música da Filarmónica de Arganil

A Escola de Música da Filarmónica de Arganil tem abertas as inscrições tendo em vista a atração de novas crianças e jovens.

Informação

País: Reis de Espanha iniciam visita de Estado a Portugal

Os reis de Espanha iniciam, esta segunda-feira, no Porto uma visita de Estado de três dias a Portugal, que os levará também a Guimarães e a Lisboa, onde Filipe VI discursará

Informação

Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”

O Município de Oliveira do Hospital vai receber na Biblioteca Municipal a exposição “Livros Miniatura”, um projeto de João Lizardo. A exposição será inaugurada no próximo dia 14 de Maio,…

Sociedade

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre

Última Hora

Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve no dia 19 setembro, na localidade…

Informação

Seia abraça campanha de sensibilização para os direitos das crianças e jovens

Crianças e jovens comemoram o Dia Internacional da Convenção sobre os Direitos da Criança (20 de novembro) com um “estendal público” no jardim dos Bombeiros Voluntários de Seia.

Informação

GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais

Face à Declaração de Situação de Alerta, que vigora desde as 00h00 de ontem, até às 23h59 do próximo domingo, a Guarda Nacional Republicana (GNR) irá prolongar, até ao dia

Região

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Região

Sinistralidade: três detenções, 709 infrações e 79 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Balanço Provisório aponta para redução de ignições e área ardida

Dados provisórios disponibilizados pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF),  indicam que entre 1 de janeiro e 31 de agosto de 2018, foram registados um total de…

Última Hora

Arcial entrega duas mil árvores a proprietários do concelho de Oliveira do Hospital (com áudio)

Amanhã, dia 17 de maio, pelas 18h00, a ARCIAL – Associação de Recuperação de Cidadãos Inadaptados, vai entregar as primeiras duas mil árvores a proprietários do concelho de Oliveira do

Região

Isabel Baltazar lança livro na Feira do Livro de Arganil

A autora Isabel Baltazar vai lançar o livro “Irene de Vasconcelos- a Europeia” na Feira do Livro de Arganil.