Guarda: GNR vai prestar teleassistência para apoiar pessoas vulneráveis
29 Novembro, 2018 576 visualizações

Guarda: GNR vai prestar teleassistência para apoiar pessoas vulneráveis

image_pdfimage_print

A GNR da Guarda prevê iniciar, em janeiro de 2019, um programa de teleassistência para apoiar pessoas da região que vivem sós e isoladas, projeto que também envolve os municípios.

Segundo o comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, coronel Cunha Rasteiro, o projeto de teleassistência a pessoas especialmente vulneráveis vai ser aplicado com o apoio de dez autarquias do distrito, exceto Gouveia, Seia, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira, que já possuem serviços idênticos.

O programa, que arrancará com o apoio a cerca de duzentos idosos, está na reta final de implementação e, segundo o responsável, é “uma resposta às necessidades sentidas” na região.

Cunha Rasteiro adiantou hoje que o projeto pretende apoiar as pessoas que “vivem sós e isoladas” e muitas vezes não têm familiares nem vizinhos.

Por outro lado, referiu que o programa também permite colocar a tecnologia “ao serviço do cidadão em termos de segurança”.

Em termos de funcionamento, o coronel explicou que o Comando Territorial da GNR possui uma “sala de situação” que receberá “o sinal do equipamento que a pessoa transporta com ela” e que depois dará resposta à situação e permitirá “direcionar o policiamento”.

A GNR já tem no distrito da Guarda dez Núcleos de Idosos em Segurança, formados por dois elementos, que se dedicam ao apoio exclusivo a idosos e a pessoas que vivem sós e isoladas nos 14 concelhos.

Garantir respostas no âmbito da prevenção e promoção da qualidade de vida, ao tentar combater os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, proporcionar uma resposta imediata em situações de emergência, bem como o apoio à solidão a todos os utentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência, 24 horas por dia e sete dias por semana e melhorar a qualidade de vida, a saúde, a tranquilidade, a segurança, a autonomia e a autoestima, são propósitos da iniciativa.

Segundo a operação “Censos Sénior 2017” da GNR, o distrito da Guarda é aquele que tem mais idosos a viver sozinhos ou isolados.

Os dados apontam que no distrito da Guarda vivem 3.932 idosos sozinhos ou isolados, seguindo-se Viseu com 3.930. Dos 3.932 idosos sinalizados no distrito da Guarda, 3.197 vivem sozinhos e 452 isolados.

Anterior Obras concluídas na linha da Beira Alta
Seguinte Viseu: Dois homens detidos por tráfico de estupefacientes

Notícias Relacionadas

Última Hora

PJ deteve suspeito de atear fogo em terreno privado que colocou em risco casas contíguas.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve , ontem, o presumível autor de um crime de incêndio florestal, …

Informação

VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai receber a segunda sessão da formação “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, no dia 1 de março.

Sociedade

CGTP critica programa ‘Prós e Contras’ da RTP por ter sido excluída do debate

 “A CGTP considera inadmissível que o programa ‘Prós e Contras’ exclua a intervenção dos sindicatos no debate sobre a coesão entre o litoral e o interior, sul e norte do

Última Hora

Município exige resolução para o estado calamitoso da saúde em Seia

O Presidente da Câmara Municipal de Seia anunciou , ontem, ter solicitado uma audiência ao Primeiro-Ministro António Costa, tendo em vista a resolução do estado calamitoso em que se encontra

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança concurso para o “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desafia, uma vez mais, os alunos do concelho de Oliveira do Hospital a elaborarem o “Postal de Natal Digital”, sendo que a proposta

Informação

Lesados dos fogos querem 100 milhões de euros no OE para ajudar regiões afetadas

O Movimento de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões defendeu, ontem, a inclusão de 100 milhões de euros no Orçamento do Estado para ajudar a recuperar agricultura, …

Região

Tondela: Mulher gravemente ferida na sequência de queda de árvore

Uma mulher de 75 anos ficou hoje de manhã gravemente ferida na sequência da queda de uma árvore em cima do carro que conduzia, no concelho de Tondela.

Última Hora

Doze detenções e 47 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 4 a 10 de julho, a GNR efetuou 12 detenções em flagrante delito e registou 47 acidentes no distrito de Coimbra, informou o Comando Territorial de Coimbra.

Última Hora

Homem morre atropelado por comboio em Montemor-o-Velho

Um homem morreu, esta tarde, atropelado por um comboio junto ao apeadeiro de Formoselha, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra.

Região

Projeto “Dou Mais Tempo à Vida” angaria cerca de 30 mil Euros em Oliveira do Hospital

É já no próximo domingo, dia 30, no Parque do Mandanelho que acontece a Festa de Encerramento do projecto “Dou Mais Tempo à Vida” que iniciou … …em Oliveira do

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o acolhimento à comunidade estrangeira em Oliveira do Hospital

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar sobre a economia e as pessoas, com destaque para a capacidade

Região

Guarda: Homem de 85 anos desaparecido no concelho de Pinhel

Um homem de 85 anos de idade está a ser procurado no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, na sequência de um alerta, ontem, pelas 18h30, para o seu desaparecimento.