Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima
7 Maio, 2016 2279 visualizações

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

image_pdfimage_print

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de hoje e até dia 9 de maio, presta apoio às várias centenas de pessoas que seguem o caminho da fé em direção ao Santuário.

 

Acontece assim há 12 anos consecutivos. Uma equipa multidisciplinar composta por vários voluntários transforma o espaço gentilmente cedido pela Irmandade do Divino Senhor das Almas, ampliado por uma tenda disponibilizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, num verdadeiro ponto de apoio aos peregrinos. Às macas, medicamentos e alimentos, juntam-se os conhecimentos e a experiências daqueles que há mais de uma década acolhem e cuidam dos caminheiros da fé que ali chegam com mazelas várias e a precisar de conforto e afeto. Ali se aconchegam os peregrinos com o que é possível e foi cedido por instituições locais e do concelho e algumas empresas.

Em mais uma missão, o “STOP Solidário” abriu esta quinta feira as portas da Casa da Irmandade do Senhor das Almas. O primeiro grupo a chegar, tal como em anos anteriores, é oriundo de Mirandela, de onde saíram no domingo, dia 1 de maio. Ao quinto dia de peregrinação, o grupo de cerca de 20 pessoas, assume que “está tudo bem”, pese embora o cansaço, uma ou outra bolha nos pés e dores musculares e nas articulações. Seguem caminho, uns por “promessa”, outros por “gosto” e “desporto”, mas move-os a “fé” e a “emoção” de chegarem ao Santuário.

Pela caminhada de peregrinação são vários os perigos, o maior dos quais os da estrada. Maria de Fátima Neves, organizadora do grupo de Mirandela, conta que é preciso ter cuidado: “o meu grupo caminha sempre em fila indiana, com coletes e o mais à berma possível. Para peregrinos não há segurança rigorosamente nenhuma. Temos que ter cuidados redobrados”.

No “Stop Solidário” do Senhor das Almas, os peregrinos encontram apoio e abrigo. José Agostinho Nunes, principal mentor deste grupo de voluntários, faz questão de, ano após ano, se manter fiel ao projeto e ajudar quem ali chega maltratado. “Foram tratados e estão preparados para continuar. Vamos esperar por outros como de costume”, referiu esta manhã o conhecido homem de fé que também já caminhou e sabe como é difícil. “Fazemos a nossa parte. Não vamos nós a pé, mas colaboramos com eles o mais possível”, referiu.

Isidora Lobo é a médica que há vários anos também faz parte deste grupo de apoio. De ano para ano, esta voluntária nota que as situações têm melhorado e que “as pessoas estão mais preparadas” para esta longa caminhada. A registar o contributo dado por todos os que se associam a esta causa e tornam possível a ação do “Stop Solidário”, Isidora Lobo nota a importância deste projeto por onde passam anualmente entre 400 a 500 peregrinos entre os dias 5 e 9 de maio. Este ano a situação não deverá ser muito diferente.

Na rota dos peregrinos, o Stop Solidário integra também as filmagens da longa metragem “Amén” sobre a peregrinação a Fátima de João Canijo, com conhecidos atores, entre os quais, Rita Blanco, e que será – refere José Agostinho Nunes – um “documento histórico que ficará paras as gerações vindouras” e que é demonstrativo de como “é difícil chegar a Fátima”. As filmagens no Senhor das Almas aconteceram no sábado, dia 30 de abril.

Anterior João Brito é candidato à secção do PSD de Oliveira do Hospital
Seguinte Em Oliveira do Hospital, arrombamento com assalto, agressão e suspeita de tentativa de violação a mulher que vivia sozinha no Bairro João Rodrigues Lagos.

Notícias Relacionadas

Última Hora

CCDRC lança formulário para denúncias de eventuais fraudes na recuperação de casas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou um formulário eletrónico para a submissão de denúncias de suspeitas de irregularidades…

Última Hora

Sinistralidade: três detenções, 709 infrações e 79 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Big Band EPSE abre hoje cartaz do Seia Jazz & Blues

No âmbito da programação do XII Seia Jazz & Blues, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município de Seia levou o Jazz às escolas do concelho. A

Última Hora

Temperaturas sobem e podem ultrapassar 30 graus

As temperaturas vão subir hoje entre 05 a 07 graus Celsius em relação aos últimos dias, prevendo-se na quinta-feira máximas acima dos 30 graus…

Região

Sinistralidade: 17 detenções, 754 infrações e 70 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 14 a 20 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Detidos dois homens na Guarda e apreendidas duas mil doses de haxixe

O Comando Territorial da Guarda deteve esta quarta-feira, dia 8, dois homens por tráfico de droga, tendo-lhes apreendido 1.914 doses de haxixe, dá conta a GNR em comunicado.

Região

Seia comemora Dia Municipal do Bombeiro

O Município de Seia, em parceria com as três corporações de bombeiros do concelho (Loriga, São Romão e Seia), celebra no dia 19 de maio o Dia Municipal do Bombeiro,

Informação

Um terço dos habitantes das Beiras vive em “condições indignas”

Cerca de um terço dos habitantes das Beiras e Serra da Estrela “vive em condições indignas” e em situação de “grave carência habitacional”, concluiu um estudo…

Informação

Mais sete pessoas detidas por desobediência ao Estado de Emergência

As autoridades detiveram, nas últimas 24 horas, sete pessoas por desobediência ao Estado de Emergência decretado, no âmbito da pandemia da Covid-19.

Sociedade

Trotinetes elétricas chegam à cidade de Coimbra em março

A Câmara de Coimbra formalizou hoje um acordo com uma empresa para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetes elétricas na cidade, que entrará em serviço

Última Hora

Oliveira do Hospital tem mais 200 desempregados. Alexandrino receia desemprego em “catadupa”

O concelho de Oliveira do Hospital conta com mais 200 pessoas em situação de desemprego devido à pandemia Covid-19, informou ontem o presidente do Município.

Região

Estado investe 560 mil euros na recuperação da Mata da Margaraça

O Estado vai investir 560 mil euros nos próximos três anos na recuperação da Mata da Margaraça, em Arganil, que integra a Paisagem Protegida da Serra do Açor e que