Grupo de makers de Tábua voluntariou-se para “Ajudar quem não pode ficar em Casa”
6 Maio, 2020 573 visualizações

Grupo de makers de Tábua voluntariou-se para “Ajudar quem não pode ficar em Casa”

image_pdfimage_print

No momento em que o país e o Mundo atravessam sérios problemas resultantes da pandemia Covid-19, existem grupos de pessoas que,…

… de forma voluntária, tentam ajudar a minimizar impactos. É o caso do Movimento Maker Portugal (um movimento português com milhares de entusiastas) incentivado pelo fundador Bruno Horta, que entende que esta é a altura de usar as impressoras 3d de que dispõem para o bem comum e tentar produzir o máximo possível de viseiras de proteção facial.

Carlos Mesquita, Rafael Alves e Ricardo Saraiva residentes em Tábua, são membros deste movimento, que ao verificar a grande necessidade existente nos profissionais responsáveis por garantir e zelar pela nossa segurança e bem estar estavam desprovidos de proteções faciais, mais propriamente de viseiras.

“Inicialmente cada um de nós iniciou essa mesma produção em casa, mas ao pedirmos um apoio à gráfica Printacor na pessoa do João Ricardo, para a cedência do espaço, dadas as boas condições e boa localização da mesma, conseguimos com a sua resposta positiva conjugar toda a produção e finalização das viseiras protectoras”, partilham com a Rádio Boa Nova.

O grupo definiu estratégias de prioridades de produção/distribuição “para que Hospitais, Ipss´s, Lares, Bombeiros e Forças de intervenção fossem a nossa prioridade máxima inicial e posteriormente os comerciantes que nos fornecem os serviços essenciais, ao qual pedimos apoio ao Município para através da ADI – Associação de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, com a facilidade de acesso à lista de contactos dos diversos comerciantes que fosse a nossa parceira na comunicação com os comerciantes locais”.

“A azáfama de pedidos multiplicou-se e a necessidade de mais produção igualmente era exigida e a produção diária não conseguia acompanhar essa necessidade, pedimos assim o apoio do Município de Tábua que detinha duas impressoras, apoio ao Grupo Aquinos que nos fez chegar uma impressora, à empresa Noesis que para além de adquirir uma impressora também nos fez chegar consumíveis para estas e à Gráfica Printacor que também adquiriu uma para nos apoiar, somando assim às iniciais 3 o total de 8 impressoras, que produziam no máximo duas viseiras por hora. Esta produção só era feita das 17h00m até às 02h00m do dia seguinte durante este tempo todo”, expica o grupo.

As publicações das entregas e agradecimentos eram feitas pelas própias associações, e demais entidades divulgadas nos murais de Facebook que rapidamente criou uma onda de generosidade por parte de várias pessoas, que têm feito chegar material e donativos para a produção destas mesmas viseiras. “Nunca nenhum de nós pensou que este movimento causasse tanto impacto e tanta empatia por parte da comunidade, o que nos sensibilizou e deu força para não parar mas sim a continuar a “Ajudar quem não pode ficar em casa!”

O grupo foi contactado na abertura do Mercado Municipal pelo Município para apoiar com 120 viseiras que iriam ser parte integrante de um kit que iria ser distribuído a todos os vendedores daquele local. “O nosso objetivo é mesmo este dotar o maior número de profissionais que garantem o nosso bem estar das diversas formas protegidos”.

“Temos à atual data já cerca de  2000 viseiras produzidas única e exclusivamente por nós aqui em Tábua. Futuramente vamos poder dar descanso às nossas máquinas com o apoio de uma parceria feita do Movimento Maker com o SOS COVID”, conclui o grupo de makers de Tábua.

Anterior Fronteiras com Espanha vão continuar fechadas depois de 14 de maio
Seguinte Beira Serra e Carélia do Norte, na Finlândia, cooperam na retoma das economias locais no pós-Covid-19

Notícias Relacionadas

Informação

Jovem sofreu traumatismo em atropelamento em Lagares da Beira

Um jovem de 18 anos ficou, ontem, internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra  na sequência de atropelamento ocorrido ontem, …

Informação

Mulher detida quando tentava introduzir haxixe no Estabelecimento Prisional de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Centro, em estreita colaboração com os Serviços Prisionais, deteve uma mulher, desempregada, presumível autora da prática de um crime de tráfico de

Informação

Encontrada menor que estava desaparecida em Viseu desde setembro

Uma  jovem de 15 anos de Viseu que estava desaparecida desde setembro foi encontrada durante a madrugada pela PJ do Centro e será encaminhada para a instituição onde estava a

Desporto

Presidente da autarquia de Arganil faz visita técnica ao centro logístico do Rally de Portugal

A poucas horas do Rally de Portugal chegar a Arganil, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, acompanhado por Luís Almeida, vereador do Desporto, visitou o centro logístico

Informação

Campeonato de Portugal: FCOH e ADN apresentam-se para a próxima época desportiva

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), equipas do concelho oliveirense, a participar na Série C do Campeonato Nacional, apresentam-se para a época

Região

Município de Penacova homenageou alunos que se distinguiram por mérito escolar

A Câmara Municipal de Penacova promoveu a sexta edição da Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito Escolar, que homenageou os 60 alunos dos estabelecimentos de ensino escolar do concelho

Última Hora

GNR deteve homem suspeito de cultivo de cannabis em Vila Nova de Poiares

Militares do Destacamento Territorial de Coimbra detiveram ontem em Vila Nova de Poiares, um homem com 40 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Acidente de trabalho provoca um morto em fábrica de Leiria

Um acidente de trabalho provocou, hoje, a morte a uma pessoa numa fábrica da Touria, na freguesia de Pousos, no concelho de Leiria,…

Informação

Miranda do Corvo: Incêndio em habitação faz um morto e cinco feridos

Um incêndio numa habitação, em Miranda do Corvo, na localidade de Bubau, provocou uma vítima mortal e cinco feridos.

Sociedade

S. Gião: GNR deteve cinco suspeitos de tráfico e apreendeu mais de 200 doses de droga em festival

Militares do Núcleo de Investigação Criminal e do Posto Territorial de Oliveira do Hospital detiveram cinco homens, suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de um festival de música eletrónica

Informação

Mangualde: GNR deteve três suspeitos de tráfico de droga

A GNR anunciou a detenção de dois homens, de 39 e 43 anos, e de uma mulher, de 40 anos, suspeitos de tráfico de droga, no concelho de Mangualde, no

Informação

Praia Fluvial de Avô hasteou Bandeira Azul. Praia de São Sebastião da Feira renova galardão Praia Acessível

A praia fluvial de Avô, conhecida como Ilha do Picoto, hasteou pela primeira vez a Bandeira Azul e foi novamente considerada Praia Acessível. Por sua vez, a praia fluvial de