Greve em protesto contra amianto fechou escola em Taveiro
28 Novembro, 2019 502 visualizações

Greve em protesto contra amianto fechou escola em Taveiro

image_pdfimage_print

Uma paralisação em protesto contra o amianto existente na escola básica (EB) de 2.º e 3.º ciclos de Taveiro, Coimbra, levou hoje…

… ao encerramento daquele estabelecimento de ensino.

André Pestana, do Sindicato de Todos os Professores (STOP) que convocou o protesto, adiantou que “a adesão à greve foi suficiente para impossibilitar o normal funcionamento da escola”, levando a que a escola fechasse e deixando sem aulas cerca de 300 alunos.

Na ocasião, a estrutura sindical fez uma demonstração de um fato de proteção para quem se expõe ao amianto – um mineral usado ao longo de décadas na construção civil, e concretamente, no caso das escolas em telhados e coberturas – e que pode provocar doenças do foro respiratório a quem inala as fibras de que é feito.

O dirigente do STOP aludiu ainda a uma lista de cerca de 120 escolas portuguesas que ainda contêm amianto, acusando o Governo de não estar a cumprir a lei por alegadamente não divulgar a relação dos edifícios públicos onde ainda existe aquele material.

“O Governo não está a cumprir a lei, tinha de divulgar a lista e o calendário de remoção e não o faz”, afirmou André Pestana.

Designando a lista em causa como “a ponta do iceberg” dos edifícios públicos portugueses que contêm amianto, André Pestana enfatizou que a relação que o sindicato detém decorre de uma “recolha” própria, a nível nacional, iniciada há quase dois anos, em fevereiro de 2018.

O protesto de hoje serviu ainda para evidenciar a falta de assistentes operacionais em Taveiro e o STOP anunciou outra iniciativa similar, igualmente contra a falta de pessoal não-docente, na sexta-feira, na escola Inês de Castro, também em Coimbra, onde promete divulgar “formas de luta inovadoras” para o futuro.

lusa.pt

Anterior Eleição da "Miss Queen" e programa "Aqui Portugal" realizam-se em Oliveira do Hospital (com vídeo)
Seguinte Polícia Judiciária deteve homem suspeito de violar a filha. Os familiares sabiam mas temiam represálias

Notícias Relacionadas

Informação

Calendário desportivo de fim de semana

Este fim de semana joga-se a 24ª jornada, série C, do Campeonato de Portugal. O Nogueirense joga amanhã, enquanto que o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) …

Vídeos

“Gala dos Pequenos Grandes Heróis” alerta para incidência de cancro na infância e idade jovem (com vídeo)

A equipa “Vida com Arte”, do Projeto “Dou Mais tempo à Vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro promove , no dia 18 de junho,

Informação

Incêndio em Góis está dominado

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.

Nacional

Operação PRISEC da GNR: Dois detidos e 39 contraordenações

A Guarda Nacional Republicana, de 5 a 9 de dezembro, realizou uma operação, de âmbito nacional, direcionada para o exercício da atividade de segurança privada e para as medidas de segurança de adoção

Última Hora

Tábua: Autarquia assina auto de consignação para Pista de Atletismo

O Município de Tábua assinou, ontem, o contrato para a execução da empreitada da construção da Pista Multifuncional.

Última Hora

Eutanásia: Pároco de Oliveira do Hospital defende recolha de assinaturas para que se realize referendo

O Pároco de Oliveira do Hospital, António Loureiro, considerou hoje que é importante que os cristãos se manifestem e ajam na “recolha de assinaturas”…

Região

Nove concelhos de três distritos em risco máximo de incêndio

Nove concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre e Coimbra apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação publicada na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

Acidente com duas viaturas causou três feridos em Gavinhos de Cima

Um acidente ocorrido cerca das 12h00 em Gavinhos de Cima, no concelho de Oliveira do Hospital, envolvendo duas viaturas, causou três feridos ligeiros.

Região

Mulher encontrada morta numa charca de água em Nelas

Uma mulher de 82 anos foi, esta quarta-feira, retirada sem vida de “uma charca de água”, em Carvalhal Redondo, no concelho de Nelas.

Informação

Oliveira do Hospital: Oito projetos a concurso para Memorial de homenagem às vítimas do incêndio

São oito os projetos candidatos ao concurso para a criação do Memorial de homenagem às vítimas do grande incêndio de outubro, em Oliveira do Hospital.

Última Hora

Acompanhe aqui, em direto, a conferência EPTO FUTUROS Design & Science “A Sustentabilidade Industrial e a Economia Circular”

A Sustentabilidade Industrial e a Economia Circular são os temas da Conferência EPTO FUTUROS DESIGN&SCIENCE, que se realiza hoje, dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia

Informação

País: Bombeiros voluntários passam a ter bonificações de serviço para a reforma

Os bombeiros voluntários que tenham pelo menos 15 anos de serviço no quadro ativo ou de comando vão ter direito a uma bonificação de 15% …