Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre
3 Julho, 2019 805 visualizações

Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre

image_pdfimage_print

O Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 7 de julho, uma oportunidade para os apaixonados pelo ciclismo de conquistar os 1.993 metros de altitude do mítico Alto da Torre.

Com passagem por alguns dos locais e paisagens mais emblemáticas do Parque Natural Serra da Estrela, o percurso vai possibilitar aos atletas sentir na primeira pessoa as emoções fortes das etapas de alta montanha – com 154 km e um desnível acumulado de 4.200m.

Este ano com uma novidade no percurso do Granfondo que desafiará os participantes da distância maior com a mais longa e exigente subida de Portugal. Vide – Torre, 30km de subida em que os ciclistas vencerão um desnível total superior a 1.600 m, com passagem no mítico Adamastor e terminando no Alto da Torre.

Na primeira parte da prova os participantes subirão à Penhas Douradas, antes de descer para Seia, onde terão à sua espera o 1º reabastecimento que tem como base a vertente sul da Serra da Estrela, para depois da exigente subida para a Lagoa Comprida (Adamastor), passar para Norte e, a partir da vila de Manteigas, subir o espetacular Vale Glaciar do Zêzere em direção ao Alto da Torre.

O percurso do Mediofondo (102 km) e do Minifondo, embora mais pequenos, são um excelente desafio para quem pretenda fazer a ascensão ao topo da montanha mais alta de Portugal Continental e experimentar a sensação de uma chegada em alto duma verdadeira etapa de montanha.

A ascensão ao Alto da Torre do Minifondo faz-se a partir da vila de Manteigas, subindo o vale Glaciar do Zêzere.

O concelho de Seia recebe parte substancial dos percursos do Granfondo e Mediofondo que, à semelhança do ano passado, atravessa o território desde o Sabugueiro até às freguesias de Teixeira, Alvoco da Serra e Loriga. Cumprindo a rotatividade que está subjacente ao Granfondo Serra da Estrela, depois de Seia, é a vila de Manteigas a acolher esta 6ª edição, onde funcionará todo o quartel-general deste evento.

O projeto, nascido em 2014, de uma parceria entre a Ultra Spirit sports, o Turismo Centro de Portugal e os Municípios de Manteigas e de Seia, visa promover o território como destino de férias também no verão e enquanto destino de eleição para o Ciclismo e Cicloturismo.

Será um desafio épico, proporcionando aos atletas sensações irrepetíveis, ao desfrutar do ambiente e paisagens únicas da maior montanha de Portugal Continental.

Anterior Carla Miranda  é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior
Seguinte EPTOLIVA - Escola Vencedora encerra ano lectivo com olhos postos no amanhã

Notícias Relacionadas

Região

A hora vai mudar. Não se esqueça de acertar o relógio

A hora muda na madrugada deste domingo, dia 25 (sábado para domingo). Passa do regime de inverno para o de verão.

Politica

João Semedo, antigo líder do Bloco de Esquerda, morreu esta terça-feira

O antigo coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo morreu esta terça-feira, vítima de cancro, aos 67 anos. João Semedo morreu na sequência de uma batalha contra o cancro na

Última Hora

Ensinar é Voar: Sessão para pais sobre “O Tempo de Qualidade em Família”

No próximo dia 9 de dezembro, entre as 18h e as 20h, a equipa do projeto Ensinar é Voar dinamiza uma sessão…

Última Hora

‘Guitarra Chillout’ ecoa 45 anos de Liberdade na Pampilhosa da Serra

‘Guitarra Chillout’ é a próxima proposta do ciclo ‘À Volta do Fado’ do programa ‘Coimbra Região de Cultura’ e vai fundir novas tecnologias e formas musicais à Guitarra de Coimbra,…

Região

Pedro Coimbra reconduzido na Federação Distrital de Coimbra do PS

Pedro Coimbra foi reeleito, no sábado, presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista. Coimbra liderava a única lista a sufrágio, depois de…

Informação

O tempo vai mudar. Prepare-se para chuva e frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma mudança do estado do tempo no Continente já a partir do final do dia de hoje,…

Nacional

Mais de 2.200 toneladas de alimentos doados aos Bancos Alimentares

Mais de 2.200 toneladas de alimentos foram doados aos Bancos Alimentares contra a Fome, na campanha que decorreu no fim de semana, anunciou hoje a instituição.

Região

Os Verdes exigem urgente requalificação do IP3 e a sua manutenção sem portagens

Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde exigem ao Governo  a requalificação do Itinerário Principal (IP) 3 e a sua manutenção sem portagens.

Informação

Gala Social com grande brilho na EXPOH

A terceira noite da ExpOH foi dedicada à Gala Social e constituiu um momento de reconhecimento público ao trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Lares privados do concelho,…

Informação

Cáritas de Coimbra participa em encontro europeu sobre Ambientes Amigáveis

A Cáritas Diocesana de Coimbra participa hoje, dia 9 de maio, e manhã, dia 10, no LifeScience Park, na Cracóvia – Polónia, para participar Encontro do Grupo de Ação D4

Sociedade

Mais de 200 operacionais e cinco meios aéreos combatem chamas em Soure

Um incêndio no concelho de Soure, distrito de Coimbra, mobilizava, às 17:00 de hoje, 205 operacionais e cinco meios aéreos, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações

Região

Bombeiros procuram ocupantes de carro que caiu para barragem da Guarda

Mais de 30 bombeiros estão a realizar buscas para localizar os eventuais ocupantes de uma viatura ligeira que hoje foi vista a afundar-se na barragem do Caldeirão, nas proximidades da