Grande Lisboa continua em estado de calamidade. Só são permitidos ajuntamentos de 10 pessoas. Estabelecimentos encerram às 20h00
22 Junho, 2020 1018 visualizações

Grande Lisboa continua em estado de calamidade. Só são permitidos ajuntamentos de 10 pessoas. Estabelecimentos encerram às 20h00

image_pdfimage_print

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou, hoje, que vai manter a área metropolitana de Lisboa em estado de calamidade, com novos horários para estabelecimentos comerciais, …

… regresso ao limite de ajuntamentos de 10 pessoas e papel reforçado das forças de segurança.

Em conferência de imprensa, após reunião com os autarcas de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, António Costa salientou que entrarão em vigor, a partir das 00h00 de terça-feira, medidas reforçadas, para combater o aumento dos números da Covid-19, naquele que é, agora, o epicentro da pandemia em Portugal.

“Serão adotadas um conjunto de medidas mais transversais. O estado de calamidade deve ser mantido relativamente ao conjunto destas freguesias e em alguns destes concelhos. Vamos aprovar um diploma que prevendo contra-ordenações que permitam às forças de segurança reforçar a sua presença na rua e autuação de quem organize ou participe ajuntamentos que não sejam permitidos. Vamos repor o limite de 10 pessoas nos ajuntamentos, de forma a controlar estes eventos que têm acontecido e são um risco para a saúde pública”, enumerou.

O prolongamento do estado de calamidade aplica-se, especificamente, aos concelhos de Amadora e Odivelas e a 15 freguesias dos outros três concelhos da área metropolitana de Lisboa.

O primeiro-ministro comunicou, também, que foi determinado o encerramento de todos os estabelecimentos às 20h00, “com exceção dos restaurantes, para serviços de refeições”: “Serviços de bebidas não há.”

“Todos os outros estabelecimentos de natureza comercial e cafés estão encerrados a partir das 20h00. É proibida a venda de bebidas nas áreas de serviço e reforçada a proibição de consumo de bebidas na via pública, fora esplanadas. Centros comerciais vão ser mais fiscalizados, no controlo do número de entradas e no controlo de circulação”, acrescentou.

António Costa anunciou, ainda, que, no sentido de implementar “uma estratégia que combine medidas transversais com um trabalho localizado e focado, ponto de vista da saúde pública”, haverá também medidas específicas para o setor da construção civil e para bairros.

Tendo em conta a “elevada prevalência de contaminação entre os trabalhadores deste setor de atividade”, o Governo imporá reforçará a fiscalização dos estaleiros de contrução civil e dos circuitos de transporte dos trabalhadores.

Além disso, está previsto o desenvolvimento de um programa, chamado “Bairros Saudáveis”, que “visa desenvolver projetos comunitários de reforço da prevenção nas áreas residenciais” mais afetadas pela Covid-19.

Anterior Perigo de incêndio nas próximas 72 horas no Sul, interior Centro e Norte
Seguinte GAL ADIBER abre novos avisos de concurso do PDR2020 para a Beira Serra

Notícias Relacionadas

Última Hora

Góis com praia de Ouro

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em Góis, ostenta novamente o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água.

Última Hora

Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

O Município de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoios à reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro …

Região

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Região

Nelas: Seis pessoas detidas por tráfico de droga. Traficantes forneciam para concelhos de Nelas, Carregal do Sal e Mangualde

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Mangualde, juntamente com outros destacamentos, deteve seis pessoas, em várias regiões do país, por tráfico de droga com base em Nelas,

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e

Última Hora

Homem sofreu amputação de braço em acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital (com audio)

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou na sexta feira de manhã, cerca das 11h00, …

Última Hora

Tábua de Queijos e Sabores da Beira: “Queremos atingir os 30 mil visitantes”

É já nos próximos dias 6, 7 e 8 de março que realiza a 31ª edição do “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, no Pavilhão Multiusos de Tábua.

Informação

Luís Antero edita “Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias de Xisto”

Foi lançado ontem, dia 18 de julho, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Escuta, o trabalho “Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias do Xisto”, da

Educação

AEOH reabre portas a 300 alunos “de forma consciente” (com vídeo)

A escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) abriu hoje as suas portas para receber os alunos do 11º e 12º anos, no dia em que

Vídeos

Foram entregues 13 casas recuperadas em Oliveira do Hospital (com vídeo)

O Município de Oliveira do Hospital e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) formalizaram, hoje, a entrega de 13 casas recuperadas, …

Informação

Covid-19: Proibida circulação fora do concelho de residência na Páscoa

De acordo com a RTP3, já são conhecidas duas medidas aprovadas pelo Conselho de Ministros, sendo que uma delas diz respeito à proibição …

Informação

Folhadosa Fishing Team é Campeão Regional de Clubes

O Folhadosa Fishing Team, clube de pesca com sede em Folhadosa, no concelho de Seia, sagrou-se, no passado domingo, dia 27 de outubro, Campeão Regional de Clubes – Boia.