Governo assegura que área de eucalipto vai reduzir a nível nacional
20 Dezembro, 2018 929 visualizações

Governo assegura que área de eucalipto vai reduzir a nível nacional

image_pdfimage_print

O secretário de Estado das Florestas assegurou hoje, na Mealhada, que a área total de eucalipto no território nacional “é para diminuir e não para aumentar”.

A área total de eucalipto, a nível nacional, “é para diminuir e não para aumentar”, afirmou o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que falava aos jornalistas na reabertura da Mata do Buçaco, após a conclusão da primeira fase das obras de recuperação dos estragos provocados pela tempestade tropical ‘Leslie’.

De acordo com Miguel Freitas, no âmbito da discussão pública do Plano Regional de Ordenamento Florestal do Centro Litoral, que está a ser ultimado, as comunidades intermunicipais apresentaram algumas preocupações com as metas do eucalipto para a região.

Em declarações à Lusa, Miguel Freitas reforçou que nos concelhos onde já há 25% ou mais de área de povoamentos florestais de eucalipto não há possibilidade de aumento, apenas de diminuição.

Já nos concelhos com menos de 25% de área de eucalipto e que tenha vocação elevada para esta espécie, há a possibilidade de “aumentar em 10% da área que existe”, desde que não exceda o limiar de 25% da área florestal do concelho.

O membro do Governo salientou que os atuais planos regionais de ordenamento florestal têm em conta o inventário florestal nacional de 2010, sendo que no início de 2019 vai ser publicado o inventário de 2015, o que vai permitir a correção das metas de povoamentos de eucaliptos, visto que, “certamente, alguns municípios já terão mais área de eucalipto do que teriam em 2010”.

Miguel Freitas frisou ainda que, mesmo nos casos em que é possível aumentar a área de eucaliptal, tal está condicionado ao parecer dos próprios municípios e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Anterior Natal em Oliveira do Hospital: Bobadela recebe Concerto de Natal
Seguinte Coletes Amarelos: PSP alerta para condicionamentos de trânsito em vários distritos do país

Notícias Relacionadas

Última Hora

FCOH: Hóquei Patins realizou Troféu “pré-época” em homenagem a antigo dirigente

A secção de Hóquei Patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) realizou, no passado sábado, o 1º “Troféu Joaquim Caçapo”. O FCOH venceu o 1º lugar no escalão

Última Hora

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

A 24ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ficou marcada por derrotas das duas equipas do concelho oliveirense.

Informação

Estradas na serra da Estrela reabriram esta sexta-feira

As estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela, que estavam encerradas ao trânsito desde terça-feira devido à queda de neve, reabriram hoje.

Última Hora

Feliciano da Silva lançou novo livro de poesia: “O Meu Lindo Jardim Florido” (Com áudio)

Foi mais uma vez rodeado de muitos amigos e familiares que Feliciano da Silva lançou o seu quinto livro de poesia, uma obra editada pelo autor e com a parceria

Informação

ANCOSE repõe efetivo animal e doa 25 mil Euros de ração aos associados

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder, no final do corrente mês, à doação “de cerca de 25 mil Euros de ração” a todos

Informação

Sanjoanense conquista supertaça distrital da INATEL em jogo frente ao Bobadelense

O Sanjoanense venceu, no passado domingo, a final da Supertaça Distrital de Coimbra da Fundação Inatel frente ao Grupo Desportivo Bobadelense, com o resultado de 6-2.

Região

Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto foi assaltada

A Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, no concelho de Arganil, foi assaltada, tendo sido furtados os cofres da porta e do lampadário.

Última Hora

Carlos Carvalheira apela a “esforço redobrado” para que “todos os alunos atinjam os objetivos” (com vídeo)

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, em entrevista no noticiário das 12h00 na Rádio Boa Nova (via skype) adiantou…

Última Hora

Associação Humanitária dos BVOH cancela cerimónias do 98º aniversário por prevenção ao Covid-19

A Direção e o Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH) decidiram cancelar as cerimónias comemorativas do 98º aniversário, agendadas para dia 22 de março,

Cultura

Encontro de Janeiras em São Paio de Gramaços

No próximo domingo, 13 de janeiro, pelas 15h30, realiza-se um Encontro de Janeiras, na Igreja Matriz de São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Informação

Fim-de-semana com subida da temperatura mas chuva regressa no domingo

Apesar da previsão de subida das temperaturas para este fim-de-semana, a chuva estará de regresso no domingo.