Governo admite atrasos nas obras de requalificação do IP3
14 Janeiro, 2020 160 visualizações

Governo admite atrasos nas obras de requalificação do IP3

image_pdfimage_print

As obras de requalificação do IP3 entre a Lagoa Azul, em Mortágua, e Penacova estão atrasadas cerca de dois meses. A situação foi assumida pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação,…

…Pedro Nuno Santos, no debate em especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2020 que decorreu ontem, dia 13 de janeiro, no Parlamento.

Aos deputados, o governante revelou ter pedido ao empreiteiro para acelerar os trabalhos, mas ressalvou que se tratava de um “ligeiro atraso [que] não vai impactar no resto da obra”.

“Se há um atraso no nó entre Penacova e a Lagoa Azul, o Governo e o Estado não têm nenhuma responsabilidade nisso. É nula. Aliás, pedimos um plano de recuperação do atraso, como fazemos em muitas outras obras”, disse.

Questionado pelo deputado do PS eleito por Viseu, José Rui Cruz, Pedro Nuno Santos manteve ainda 2024 como o prazo para o fim das obras no IP3, uma intervenção que vai custar 134 milhões de euros.

“Estão a ser feitos os projetos para os restantes troços. Depois, a obra propriamente dita será feita em diferentes frentes ao mesmo tempo, para nós assegurarmos o menor prazo possível sem encerrarmos a via. É uma ginástica difícil de fazer, porque é uma via muito importante para dois distritos e nós temos consciência disso. Não conseguimos encerrar e, se pudéssemos fechar, seria muito mais fácil e rápido fazer a obra”, explicou o ministro, garantindo ainda que a tutela fará de tudo para evitar mais atrasos nos trabalhos.

O governante também não passou ao lado do corte do IP3 na zona de Penacova, no sentido Coimbra-Viseu, e garantiu aos deputados que a via vai ficar transitável com normalidade já na próxima semana.

“Isto não se resolve em dois dias, mas a informação que tenho é que, no dia 20 [de janeiro], vai poder ser feita a circulação nos dois sentidos. Não é situação resolvida, porque estamos a falar de um troço onde está a acontecer obra, mas temos os dois sentidos livres”, rematou.

Pedro Nuno Santos, que tem a tutela das obras públicas, disse estas palavras na audição conjunta das comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação sobre o debate em especialidade do OE 2020.

Fonte: Jornal do Centro

Anterior Guarda: GNR deteve caçador por posse de munições proibidas
Seguinte Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos inicia semana com programa diversificado

Notícias Relacionadas

Última Hora

Escolas de Oliveira do Hospital sobem no ranking, com exceção de Lagares da Beira

O ranking das escolas divulgado este fim de semana, dá conta de uma melhoria conseguida em 2018 nos exames da Escola Secundária de Oliveira do Hospital. A subida no ranking

Informação

Semana começa nublada com chuva e aguaceiros a marcarem presença

A semana que hoje começa conta com céu nublado e a chuva (ou aguaceiros) que deverão ser uma constante nos próximos dias.

Última Hora

Mário Patrão sagrou-se vice-campeão nacional de TT

Mário Patrão, atual Campeão Nacional TT3, conquistou, no 25º Raid Paraíso TT de Góis, o segundo lugar da classificação absoluta, sagrando-se assim, vice-campeão nacional desta que foi a sétima e

Região

Dez concelhos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Coimbra: Homem identificado por maus tratos a animal de companhia

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Coimbra, no dia 7 de agosto, identificou um homem com 62 anos, pelo crime de

Educação

Politécnico de Coimbra reúne 22 países na semana internacional “Erasmus+ Global Week”

O Politécnico de Coimbra organiza a 3ª edição da “Erasmus+ Global Week” de 20 a 24 de maio, com o objetivo de fortalecer os laços com os atuais parceiros…

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 37.º e último programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do

Destaque

63 acidentes e 613 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de março, o Comando Territorial de Coimbra da GNR, registou 63 acidentes e mais de 613 infrações, no âmbito de um conjunto de operações

Última Hora

Prepare-se para o frio do fim de semana

As mínimas e máximas vão diminuir significativamente este fim de semana. As temperaturas típicas de verão têm os dias contados.

Última Hora

Temperaturas máximas chegam aos 37ºC e mínimas baixam até aos 10ºC

De acordo com as previsões do IPMA, as temperaturas vão manter-se acima do que é habitual para a época, com valores acima dos 30 graus celsius em quase todo o

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne esta sexta-feira em sessão ordinária

Esta sexta feira, 28 de junho, realiza-se a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos…

Última Hora

“15 Memórias do Fogo” em Festivais Internacionais de Cinema

A websérie “15 Memórias do Fogo”, rodada após o incêndio de 15 de outubro de 2017, compete em dois festivais internacionais de cinema, durante esta semana.