Governo admite atrasos nas obras de requalificação do IP3
14 Janeiro, 2020 338 visualizações

Governo admite atrasos nas obras de requalificação do IP3

image_pdfimage_print

As obras de requalificação do IP3 entre a Lagoa Azul, em Mortágua, e Penacova estão atrasadas cerca de dois meses. A situação foi assumida pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação,…

…Pedro Nuno Santos, no debate em especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2020 que decorreu ontem, dia 13 de janeiro, no Parlamento.

Aos deputados, o governante revelou ter pedido ao empreiteiro para acelerar os trabalhos, mas ressalvou que se tratava de um “ligeiro atraso [que] não vai impactar no resto da obra”.

“Se há um atraso no nó entre Penacova e a Lagoa Azul, o Governo e o Estado não têm nenhuma responsabilidade nisso. É nula. Aliás, pedimos um plano de recuperação do atraso, como fazemos em muitas outras obras”, disse.

Questionado pelo deputado do PS eleito por Viseu, José Rui Cruz, Pedro Nuno Santos manteve ainda 2024 como o prazo para o fim das obras no IP3, uma intervenção que vai custar 134 milhões de euros.

“Estão a ser feitos os projetos para os restantes troços. Depois, a obra propriamente dita será feita em diferentes frentes ao mesmo tempo, para nós assegurarmos o menor prazo possível sem encerrarmos a via. É uma ginástica difícil de fazer, porque é uma via muito importante para dois distritos e nós temos consciência disso. Não conseguimos encerrar e, se pudéssemos fechar, seria muito mais fácil e rápido fazer a obra”, explicou o ministro, garantindo ainda que a tutela fará de tudo para evitar mais atrasos nos trabalhos.

O governante também não passou ao lado do corte do IP3 na zona de Penacova, no sentido Coimbra-Viseu, e garantiu aos deputados que a via vai ficar transitável com normalidade já na próxima semana.

“Isto não se resolve em dois dias, mas a informação que tenho é que, no dia 20 [de janeiro], vai poder ser feita a circulação nos dois sentidos. Não é situação resolvida, porque estamos a falar de um troço onde está a acontecer obra, mas temos os dois sentidos livres”, rematou.

Pedro Nuno Santos, que tem a tutela das obras públicas, disse estas palavras na audição conjunta das comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação sobre o debate em especialidade do OE 2020.

Fonte: Jornal do Centro

Anterior Guarda: GNR deteve caçador por posse de munições proibidas
Seguinte Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos inicia semana com programa diversificado

Notícias Relacionadas

Região

Marcelo Rebelo de Sousa considerou Festa do Queijo um “certame nacional”

O presidente da República que, no sábado esteve de visita a Oliveira do Hospital, disse que a Festa do Queijo Serra da Estrela “já é um certame nacional”.

Destaque

Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco, no dia 23 de dezembro, de um concerto solidário destinado a ajudar as vítimas do incêndio de 15 de outubro. A iniciativa é organizada…

Última Hora

Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre

O Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 7 de julho, uma oportunidade para os apaixonados pelo ciclismo de conquistar os 1.993 metros de altitude do mítico Alto da

Informação

Festa das Vindimas realiza-se este fim de semana em Lagares da Beira

A vila de Lagares da Beira é palco da Festa das Vindimas, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro. O evento assenta na mostra etnográfica…

Última Hora

Simulacro testou meios de combate aos incêndios florestais em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

No arranque da fase Bravo, a segunda mais crítica em matéria de incêndios florestais, o município de Oliveira do Hospital testou os meios de combate aos fogos com a realização

Região

“Be Queen” é o novo espaço de estética em Tábua

“Personalizado, acolhedor e familiar” assim se apresenta o novo espaço de estética, localizado em Tábua, em frente à Câmara Municipal.

Informação

Coimbra é o distrito com mais municípios distinguidos por apoio à família. Oliveira do Hospital é um deles

O distrito de Coimbra é aquele com mais municípios (12) distinguidos este ano com a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e Oliveira do Hospital é exemplo

Informação

Associação de apoio às vítimas acusa governo de qualificar empresários como “portugueses de terceira”

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) está contra as primeiras ajudas regulamentadas pelo Governo destinadas às empresas afetadas pelo incêndios de 15 e 16

Informação

Aqua Village Health Resort & Spa encerra temporariamente como medida preventiva

O Aqua Village Health Resort & Spa, com base nos interesses superiores de saúde pública, em nome do bem-estar dos clientes, colaboradores e suas famílias e, como medida preventiva…

Última Hora

Eptoliva volta a vencer Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital e em Tábua

A Eptoliva venceu as respetivas finais municipais que decorreram em Oliveira do Hospital e em Tábua, relativas à terceira edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio 2016,…

Região

Assembleia Municipal em Penacova deu o último passo para a saída da APIN

A Assembleia Municipal de Penacova voltou a reunir na última sexta-feira, por videoconferência, a fim de aprovar os termos da saída do Município na APIN, informa o município em comunicado

Nacional

Semana com sol e subida das temperaturas

A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, o sol vai brilhar por entre algumas nuvens, e as temperaturas vão subir.