Gouveia limpa nascente do rio Mondego e fontanários na Serra da Estrela
23 Outubro, 2018 3276 visualizações

Gouveia limpa nascente do rio Mondego e fontanários na Serra da Estrela

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou, ontem, que procedeu à limpeza dos fontanários e dos espaços de lazer que se encontram ao longo da Estrada Nacional (EN) 232, na Serra da Estrela, incluindo a nascente do rio Mondego

A autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, refere em comunicado que os seus técnicos realizaram ações “nas fontes do Lagarto, das Costeiras e do Tio Filipe, apesar da sua manutenção e limpeza não ser da responsabilidade da Câmara Municipal de Gouveia, já que a entidade que tem responsabilidade de manutenção destes espaços é a Infraestruturas de Portugal”.

“No entanto, trata-se de áreas de lazer e de espaços naturais que contribuem fortemente para a atratividade turística da Serra da Estrela, do concelho e do município”, reconhece.

Para além das intervenções realizadas nas fontes existentes ao longo da EN 232, a Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, também realizou trabalhos de limpeza no fontanário do Mondeguinho, o local onde nasce o rio Mondego, e na sua área envolvente.

A intervenção realizada naquele local incluiu o fornecimento e a aplicação das pedras em falta nas mesas e nos bancos, o corte de uma árvore seca, afetada pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, que será substituída em breve por outra mesma espécie, o calcetamento do círculo da mesma árvore e a limpeza e o arranjo da encosta, segundo a nota.

Nos fontanários da EN 232, a autarquia podou árvores, procedeu ao desassoreamento e à desobstrução das bacias, ao desentupimento dos escoamentos e à limpeza de grelhas, à remoção de lixo, lamas e cinzas e à lavagem à pressão das paredes e do chão dos equipamentos.

A degradação do local onde nasce o rio Mondego, na Serra da Estrela, levou, em maio, os deputados socialistas Carlos César, Santinho Pacheco e Maria Antónia Almeida Santos a apresentarem um projeto de resolução na Assembleia da República, a recomendar ao Governo que desenvolva as ações necessárias para a sua recuperação e valorização.

No documento, os deputados sugeriam a elaboração e execução “urgentes” de um projeto de salvaguarda e valorização da nascente do rio Mondego, conhecida na região como Mondeguinho, “nas suas componentes patrimonial, ambiental, florestal, cultural e arquitetónica, devolvendo ao local o simbolismo que justifica e merece, como marca do turismo da Serra da Estrela e identidade de toda a Região Centro”.

No texto do projeto de resolução lembravam que o último arranjo da esplanada da nascente do Mondego “terá ocorrido nos anos 50 do século XX”.

Anterior António Costa desloca-se hoje a Nelas para assinar contrato de investimento na Luso Finsa
Seguinte Sinistralidade: oito detenções, 642 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

Homem de 71 anos encontrado morto dentro de um poço em Castelo Branco

O corpo de um homem de 71 anos foi, ontem, retirado do interior de um poço na localidade de Partida, Castelo Branco, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Nacional

Médicos começaram hoje greve nacional de três dias

Os médicos iniciaram hoje às 00:00 três dias de greve nacional, uma paralisação que os sindicatos consideram ser pela “defesa do Serviço Nacional de Saúde”.

Última Hora

Cheias não impedem semana cultural em Penalva de Alva

A 3ª Semana Cultural de Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital, já arrancou, apesar das adversidades meteorológicas.

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em Sessão Extraordinária por videoconferência

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital (AMOH) reúne hoje em Sessão Extraordinária. A reunião terá início pelas 18h00, em videoconferência. 

Região

Região: Acidente entre duas viaturas e um ciclista na EN17 provocou dois feridos ligeiros

Uma colisão frontal entre duas viaturas e que também envolveu um ciclista causou esta tarde, pelas 15h37, dois feridos ligeiros. O acidente aconteceu na EN17,…

Informação

Resultados desportivos de fim-de-semana

A disputa pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua. O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) permanece em primeiro lugar após

Última Hora

Rally Vila Medieval de Ourém vai para a estrada nos dias 16 e 17 de março

Foi numa sala repleta de jornalistas, pilotos, organizadores e entusiastas do desporto automóvel, que decorreu, na manhã de sábado, a apresentação oficial da edição de 2019, ….

Última Hora

Sinistralidade: 16 detenções, 672 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 18 a 24 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Covid-19: Tábua com 33 casos positivos . 27 são na Unidade de Cuidados Continuados

O presidente da Município de Tábua confirmou hoje à Rádio Boa Nova que existem 33 casos positivos de Covid-19 no concelho tal como consta no boletim da Direção Geral de

Região

Covid-19: Município de Penacova encerra espaços municipais e cancela eventos

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, considerando o desenvolvimento da pandemia do novo Coronavírus COVID-19, garante que se torna urgente a adoção de medidas concretas de prevenção e

Última Hora

ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai proceder amanhã, 2 de fevereiro, pelas 14h30, na sede de Associação, à terceira fase de entrega de Borregas

Região

CDU apresentou a sua candidatura em Oliveira do Hospital para as Autárquica 2017

CDU apresentou ontem a sua candidatura em Oliveira do Hospital A organização da CDU de Oliveira do Hospital, realizou ontem, uma acção pública junto às piscinas e ao Parque dos